O Eintracht Frankfurt conquistou no sábado (19.05) a Taça da Alemanha em futebol pela quinta vez na sua história, ao vencer em Berlim o Bayern Munique por 3-1.
Publicidade
O croata Ante Rebic foi a grande figura do jogo, ao inaugurar o marcador, aos 11 minutos, e faturar de novo aos 82, após um arranque demolidor por entre os centrais dos bávaros, depois do polaco Robert Lewandowski ter restabelecido a igualdade, aos 53.
Já nos descontos, aos 90+6 minutos, e depois do árbitro consultar o videoárbitro e não assinalar uma grande penalidade que os bávaros reclamavam, o sérvio Mijat Gacinovic correu quase todo o campo e fez o 3-1 perante uma baliza vazia.
A formação de Frankfurt, que não tinha conseguido vencer nenhum dos 14 encontros anteriores com o Bayern, conquistou pela quinta vez o troféu, após as vitórias de 1973/74, 1974/75, 1980/81 e 1987/88, na oitava final.
Eintracht Frankfurt perdeu na final no ano passado
Na época passada, o Eintracht Frankfurt já tinha estado na final, mas perdeu por 2-1 com o Borussia Dortmund.
Desta vez, a história foi diferente e o treinador croata Niko Kovac terminou, assim, da melhor forma a sua trajetória no conjunto de Frankfurt, rumo, precisamente ao Bayern, no qual vai suceder ao ex-benfiquista Jupp Heynckes.
O Bayern Munique perdeu apenas a sua quarta final, em 22 presenças, continuando destacado na liderança do ‘ranking' de triunfos, com 18, contra seis de Werder Bremen e cinco de Schalke 04 e Eintracht Frankfurt.
Os bávaros também desperdiçaram a oportunidade de selarem a ‘dobradinha', depois da vitória folgada no campeonato.
Na anterior final entre as duas equipas, em 2005/2006, o Bayern tinha triunfado por 1-0, graças a um tento do peruano Claudio Pizarro.
Eis os campeões nacionais das principais ligas europeias
Há sete novos campeões. Veja onde o título mudou de mãos.
Foto: GettyImages/AFP/C. Stache
Bayern de Munique
Hexacampeão! O Bayern de Munique voltou a escrever o nome na história do futebol alemão, sendo a primeira equipa da Bundesliga a vencer seis campeonatos consecutivos. Os "bávaros" deixaram a concorrência a 21 pontos de distância.
Foto: Getty Images/AFP/G. Schiffmann
Barcelona
Regresso às conquistas internas do Barcelona. A equipa de Lionel Messi e companhia destronou o Real Madrid no trono de campeão espanhol. Foi o 25º título dos "blaugrana", o quinto em oito anos. O Real Madrid ficou em terceiro lugar, a 15 pontos do "Barça".
Foto: Reuters/S. Perez
Manchester City
100 pontos! O Manchester City sagrou-se campeão inglês apenas pela quinta vez na história do clube. A equipa de Pep Guardiola bateu o recorde de número de pontos numa só temporada. Grande época dos "citizens", que teve como momento mais baixo a derrota nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, com o Liverpool.
Foto: Reuters/A. Yates
FC Porto
Os dragões quebraram um ciclo de quatro campeonatos consecutivos do Benfica e foram campeões a duas jornadas do fim. Foi o 28º título do Porto, que não vencia o campeonato português desde 2012/13.
Foto: picture alliance/dpa/J. Woitas
Juventus
7! São o número de títulos consecutivos ganhos pela Juventus. Num ano em que o Nápoles pressionou e ameaçou a hegemonia da "Juve", a equipa de Paulo Dybala não se deixou abater e confirmou o sétimo título consecutivo, o 35º da história da Juventus.
Foto: picture-alliance/NurPhoto/M. Bottanelli
Paris Saint-Germain
Depois de uma época passada para esquecer, com o título a ir para o principado do Mónaco, o PSG gastou milhões e voltou a conquisar o título de campeão nacional. A equipa de Neymar e companhia deixou o antigo campeão, Mónaco, a 15 pontos de distância. Boa época dos franceses, que ficaram aquém das expetativas na Liga dos Campeões.
Foto: picture alliance/MAXPPP/Y. Foreix
Lokomotiv de Moscovo
É apenas o terceiro campeonato nacional da história do Lokomotiv. A equipa russa, onde atua o herói português Éder, voltou a conquistar o título de campeão 16 anos depois.
Foto: Getty Images/Epsilon
AEK
Há novo campeão na Grécia! Depois de uma hegemonia de sete títulos consecutivos do Olympiakos, o AEK voltou a ser campeão, 24 anos depois! É o 12º campeonato conquistado pela equipa da capital grega.
Foto: Imago/A. Djorovic
PSV
O PSV voltou a recuperar o título perdido no ano passado para o Feyenoord. A equipa de Eindhoven derrotou o rival, Ajax, para conquistar o 24º título de campeão holandês.