Eleições na Serra Leoa: Ambos os lados cantam vitória
Reuters | Lusa | AFP | nn
3 de abril de 2018
Ainda não há resultados oficiais da segunda volta das presidenciais na Serra Leoa, mas apoiantes do partido no poder e da oposição já clamam vitória. Candidatos prometem, no entanto, esperar por Comissão Eleitoral.
Publicidade
Os dois candidatos à Presidência da Serra Leoa concordaram esta segunda-feira (02.04) em assinar um pacto para respeitar o sistema de contagem de votos da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), para amenizar a disputa pós-eleitoral.
À saída de um encontro promovido pela CEN, o líder da oposição do Partido Popular da Serra Leoa, Julius Maada Bio, abraçou o oponente Samura Kamara, do Congresso de Todo o Povo, e garantiu que respeitará os resultados finais.
"Eu já aceitei resultados anteriores. Sou democrata e tenho um espírito muito competitivo. Toda a gente sabe o que eu fiz em 2012 e, se é uma eleição livre e justa, e eu acho que é, o processo de contagem deve continuar a ser transparente. Aconteça o que acontecer, vou aceitar os resultados", prometeu Maada Bio.
Na reunião estiveram presentes os chefes das missões da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da Commonwealth e o Representante do Gabinete das Nações Unidas para a África Ocidental e do Sahel.
72 horas até conhecer resultados
Do lado dos apoiantes do Partido Popular da Serra Leoa já se canta vitória. Os resultados provisórios de uma contagem interna deste partido colocam Maada Bio na frente com 54,11% dos votos contra is mais de 42% de Kamara.
Mas do lado do partido no poder, os militantes também se mostram confiantes: "Conseguimos melhorias significativas, fizemos o que o Partido Popular não conseguiu fazer, o que nos dá a convicção de que estamos definitivamente do lado dos vencedores", afirmou um militante.
Eleições na Serra Leoa: Ambos os lados cantam vitória
Albert Massaquoi, porta-voz da CEN, anunciou na segunda-feira que os resultados finais deverão ser divulgados "nas próximas 72 horas".
Cerca de 3,2 milhões de eleitores foram chamados às urnas para escolher o próximo Presidente. Esta segunda volta estava prevista para 27 de março, mas um recurso judicial apresentado por figuras do partido no poder exigiu uma auditoria aos sistemas internos da Comissão Eleitoral por suspeita de fraude.
O novo Chefe de Estado sucederá a Ernest Bai Koroma que, após 11 anos no poder, cumpriu os dois mandatos permitidos pela Constituição.
De acordo com o Banco Mundial, mais de metade da população da Serra Leoa vive com menos 1 euro e 60 cêntimos por dia.
Diamantes: benção e maldição em África
Recentemente o Governo da Serra Leoa recusou uma oferta de 7,7 milhões de dólares para um dos maiores diamantes jamais encontrados no país. Uma ocasião para ver o diamante africano à lupa.
Foto: picture alliance/AP Photo
Uma bênção para a Serra Leoa?
Nos seus tempos livres o padre Emmanuel Momoh explora uma mina. Em Março encontrou um diamante de 709 quilates, que entregou às autoridades para que a receita da venda reverta a favor de todos. Num leilão o diamante obteve a oferta recorde de 7,7 milhões de dólares. Mas o Governo de Freetown achou-a muito baixa e organizou um novo leilão que deverá decorrer na Bélgica nas próximas semanas.
Foto: picture alliance/AP Photo
A estrela da Serra Leoa
Já em 1972 foi encontrado um diamante gigantesco na Serra Leoa. Com um peso bruto de 969 quilates, a “estrela da Serra Leoa” foi dividida em 17 partes. Apesar da riqueza em recursos naturais, o país ocupa um dos últimos lugares no Índice de Desenvolvimento da ONU. Durante décadas, o comércio ilegal de diamantes financiou uma guerra civil na qual morreram dezenas de milhares de pessoas.
Foto: Imago/ZUMA/Keystone
Botswana: o sítio dos maiores diamantes
Quando se trata do tamanho e do valor de diamantes, o Botswana ocupa o primeiro lugar. O segundo maior diamante jamais extraído no mundo tem o nome “Lesedi La Rona”, ou “a nossa luz”. É do tamanho de uma bola de ténis e tem 1.109 quilates. Foi encontrado em 2015 com a ajuda de raios-X. A iniciativa valeu a pena: mais tarde foram extraídos mais dois diamantes de muitos quilates no mesmo local.
Em Abril o “pink star” foi vendido pela soma recorde de 71 milhões de dólares. O diamante com 132,2 quilates foi encontrado na África do Sul. A lapidação levou dois anos, e produziu o maior diamante rosa do mundo, com quase 60 quilates. A "estrela rosa" foi leiloada uma primeira vez em 2013. Mas o comprador não conseguiu reunir a soma de 83 milhões de dólares e teve que devolver a pedra.
Foto: Reuters
Diamonds are a girl's best friend
A atriz Elizabeth Taylor era famosa pelo seu amor aos diamantes. Quando morreu, em 2011, as suas jóias foram leiloadas por quase 140 milhões de dólares. Durante muito tempo, os negociantes de pedras preciosas queixaram-se da queda de preços. Mas desde o ano passado, os preços recomeçaram a subir e a procura pelo diamante bruto cresce, alimentando a esperança de muitos prospectores africanos.
Foto: picture alliance/dpa/C. Melzer
Nem luxo, nem fascínio
Os prospectores no Zimbabué cavam com pás e com as próprias mãos à procura das pedras preciosas, na esperança de encontrarem um diamante que os redima da pobreza. Mas regra geral os grandes diamantes são encontrados em minas de exploração industrial, onde as máquinas têm a capacidade de peneirar grandes quantidades de minério.