1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Novas metas globais para o Desenvolvimento

Manuel Ribeiro / Ayeko Curtis29 de setembro de 2015

Só será possível concretizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável se as pessoas os conhecerem. A pensar nisso, o realizador Richard Curtis criou o "Project Everyone". O moçambicano Ell Puto também participa.

Foto: privat

Os 193 Estados-membros das Nações Unidas aprovaram, na semana passada, uma nova agenda de desenvolvimento global, a "Agenda 2030", que preconiza 17 metas. Os três grandes objetivos para os próximos quinze anos são erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça e conter as mudanças climáticas.

Mas será que isso é possível? Afinal, grande parte dos países não cumpriu os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), lançados em 2000.

Richard Curtis está otimista. O realizador britânico está convencido que será possível alcançar os 17 novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) se toda a gente estiver envolvida.

[No title]

This browser does not support the audio element.

"No ano 2000, as Nações Unidas lançaram os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, mas eles não era muito conhecidos. No entanto, se mais pessoas souberem, maior será a responsabilidade que recai sobre os Governos."

"Project Everyone" divulga as novas metas durante uma semana

Curtis resolveu criar uma campanha para divulgar os 17 objetivos em todo o mundo.

O "Projeto para Todos" ("Project Everyone", em inglês), pensado pelo realizador, pretende divulgar as novas metas globais para o Desenvolvimento Sustentável da forma mais ampla possível e apenas em sete dias.

Como? "Temos parceiros online como o Google e o YouTube e temos anúncios em cinemas de 35 países. Há escolas e professores a passarem a mensagem aos seus estudantes, programas de televisão e a 'Radio Everyone'."

Curtis reconhece "que não será possível chegar à população de todo o mundo", mas já será bom "chegar a milhões de pessoas". A ajuda dos média é crucial, diz o realizador.

Produtor moçambicano envolvido no projeto

Produtor moçambicano Ell PutoFoto: privat

Haverá uma música que vai acompanhar toda a campanha, chamada "Tell Everybody" ("Conta a Toda a Gente"). Foi composta por três produtores de três países diferentes – um deles, o moçambicano Etivaldo Victorino, mais conhecido como Ell Puto.

O compositor foi convidado pela GeoBek Records, responsável pela criação da música.

"Na fase inicial era para ser uma música instrumental. Enviámos as nossas propostas e uma das minhas acabou por ser escolhida. Depois fomos à África do Sul para gravar. Não foi possível estarem lá todos os cantores pessoalmente mas apareceram os Mafikizolo (África do Sul), o Diamond (Tanzânia) e a Becca (Gana)", conta o músico de 27 anos.

Ell Puto, com quinze anos de experiência e vários prémios conquistados, considera ser um grande orgulho fazer parte do "Project Everyone".

"Os 17 objetivos foram definidos, de forma geral, para melhorar a vida em África. Nós, como artistas, temos um papel importante: passar a mensagem. Eu, como produtor, arranjei uma forma de o fazer: a música."

DW junta-se a iniciativa para divulgar as novas 17 metas globais

Emissoras de rádio em todo o mundo, entre elas a DW, comprometeram-se a ajudar a divulgar os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A rádio continua a ser o meio mais acessível do mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), 95% da população mundial ouve rádio.

Saltar a secção Mais sobre este tema