Euro2024: França vence, mas não convence
Foi um grande jogo de futebol, e no fim, valeu a felicidade francesa na pontaria a mais da Áustria. Um autogolo de Wöber garantiu os três pontos à França.
A primeira parte foi de maioria francesa. Mais remates, mais posse de bola, perante uma Áustria mais recuada, a procurar recuperar a bola e depois sair no passe longo para a frente. A estratégia foi derrubada aos 38 minutos, quando Wober fez autogolo e deu vantaem à França.
No segundo tempo, a estratégia mudou. A França baixou as linhas para procurar a velocidade de Mbappé e Dembelé nas costas da defesa austriaca. Mbappé falhou um golo, sozinho, na cara do guarda-redes e a equipa sofreu na defesa. A Áustria rematou muito, mas sem pontaria afinada.
Euro2024: Acompanhe os resultados da fase de grupos
Do grupo A ao grupo F, não perca todos os resultados da fase de grupos do Euro2024.
Grupo B | Croácia 1 – 1 Itália
O suplente italiano Mattia Zaccagni marcou um golo no último minuto do tempo de compensação para a Itália avançar para a fase a eliminar do Euro 2024, depois de ter empatado com a Croácia 1-1. O golo de Modric na segunda parte parecia ter colocado a Croácia nos oitavos, mas Zaccagni rematou de forma brilhante, no oitavo minuto dos acréscimos, para encerrar um final furioso dos atuais campeões.
Grupo B | Albânia 0 – 1 Espanha
A Espanha mudou quase toda a sua equipa e mesmo assim manteve o seu início vitorioso no EURO2024 com uma vitória por 1-0 sobre a Albânia, que foi eliminada da prova. A Espanha venceu os três jogos da fase de grupos pela primeira vez desde 2008, ano em que venceu o torneio. Um golo de Ferran Torres aos 13 minutos e garantiu que a Espanha passe a fase de grupos sem sofrer qualquer golo.
Suíça empata com Alemanha e junta-se aos anfitriões nos 'oitavos'
A Alemanha terminou em primeiro lugar no Grupo A depois de um empate em 1 a 1 com a Suíça, que se classificará como segundo lugar, em encontro da terceira e última jornada do Grupo A. Um golo de Ndoye, aos 28 minutos, adiantou os suíços, mas, aos 90+2, o suplente Niclas Füllkrug restabeleceu a igualdade, permitindo aos alemães vencer o agrupamento, com sete pontos, contra cinco dos helvéticos.
Grupo A: Hungria elimina a Escócia com um golo aos 100 minutos
Kevin Csoboth marcou no 10º minuto dos descontos e a Hungria conseguiu uma vitória por 1-0 sobre a Escócia, mantendo-se na luta por um lugar nos oitavos de final do Euro 2024. Uma colisão repugnante fez com que o avançado húngaro Barnabas Varga fosse retirado de maca em frente aos seus companheiros de equipa, visivelmente chocados, na segunda parte.
Grupo E | Bélgica 2 – 0 Roménia
A Bélgica venceu hoje a Roménia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Campeonato da Europa de futebol de 2024, promovendo uma igualdade a três pontos entre as quatro seleções do agrupamento. Na classificação, lidera a Roménia (3-2 em golos), seguida da Bélgica (2-1), da Eslováquia (2-2) e da Ucrânia (2-4), ficando tudo para decidir na última ronda, na quarta-feira (26.06).
Grupo F | Turquia 0 – 3 Portugal
Portugal garantiu o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund. Após duas jornadas, Portugal soma seis pontos e já ganhou o Grupo F, pois tem mais três pontos e vantagem no confronto direto face à Turquia. Chéquia e Geórgia partilham o 3º posto, com um ponto.
Grupo B| Espanha 1 – 0 Itália
A Espanha juntou-se a Alemanha nos oitavos de final do Euro 2024. Com a vitória, por 1-0, diante dos italianos, a seleção espanhola assume de forma isolada a liderança do Grupo B, com 6 pontos, em 2 jogos.
Grupo C | Dinamarca 1 - 1 Inglaterra
Tudo empatado na segunda jornada do Grupo C. As duas monarquias empataram 1-1 em Frankfurt, no fecho da segunda jornada do Grupo C. Antes, Eslovénia e Sérvia também terminaram o jogo empatados um a um. Nesta senda de empates, a Inglaterra lidera com 4 pontos. Dinamarca e Eslovénia estão a seguir com dois pontos cada, e a Sérvia vai em último, com apenas um ponto somado.
Grupo C | Eslovénia 1 - 1 Sérvia
Na Allianz Arena de Munique, um cabeceamento fulminante do sérvio Jović, ao cair do pano, ditou o empate entre a Eslovénia e a Sérvia, a contar para a segunda jornada do Grupo C. Após um zero a zero durante os primeiros 45 minutos, Karničnik deu a vantagem aos eslovenos aos 69'. Quando tudo se encaminha para o fim, aos 90+5, Jović saltou mais alto que todos para empatar a partida.
Grupo A | Alemanha apura-se para os oitavos de final
Festa de futebol na Alemanha. A seleção anfitriã do Euro2024 não tira o pé do acelerador e voltou a vencer. Desta feita, a vítima foi a Hungria, que perdeu por 2-0, em Estugarda. Os alemães somam, assim, 6 pontos e lideram o Grupo A de forma isolada, tornando-se na primeira seleção apurada para os oitavos de final do Euro.
Grupo B | Croácia 2 – 2 Albânia
A cidade de Hamburgo testemunhou hoje o jogo mais emocionante do Europeu até agora. Foram 4 golos repartidos ao meio para as duas seleções, num jogo eletrizante. A Albânia venceu a primeira parte por 1-0. Na segunda parte, a Croácia fez a reviravolta e estava a vencer por 2-1, mas, no último minuto do desconto, a Albânia empatou o jogo. Itália e Espanha, que se defrontam amanhã, lideram o grupo.
Grupo F | Portugal 2 - 1 Chéquia
A seleção portuguesa de futebol estreou-se a ganhar no Euro2024, ao vencer a República Checa por 2-1, com reviravolta selada nos descontos, em encontro da primeira jornada do Grupo F, disputado em Leipzig, na Alemanha.
Grupo F | Turquia 3 -1 Geórgia
A seleção turca entrou com o pé direito no Europeu de futebol, a decorrer na Alemanha. Os turcos bateram por 3-1 a estreante Geórgia. Mert Müldür, aos 25 minutos, Arda Güler, aos 65, e Kerem Aktürkoglu, aos 90+7, apontaram os tentos da formação turca, enquanto Georges Mikautadze marcou, aos 32, o primeiro golo da história dos georgianos em Europeus.
Grupo E | Bélgica 0-1 Eslováquia
A primeira grande surpresa deste Euro2024! A Eslováquia venceu uma das grandes seleções europeias - e mundiais - por 0-1, com golo de Schranz. Lukaku, craque da seleção belga, marcou dois golos, mas ambos foram anulados pelo VAR.
Grupo E | Roménia 3-0 Ucrânia
Grande vitória da Roménia. Stanciu, Marin e Dragus fizeram os golos da goleada romena. Ucrânia com pouca força, vai ter de trabalhar muito para se apurar.
Grupo C | Sérvia 0-1 Inglaterra
Venceu, mas não convenceu. Quem não engana mesmo é Jude Bellingham. De volta à Alemanha, o craque inglês fez o único golo da partida aos 13 minutos. A Sérvia lutou muito, correu, mas não conseguiu ser eficaz.
Grupo C | Dinamarca 1-1 Eslovénia
"Batalha" física e tática terminou em empate. Quis o destino que Eriksen, que quase sucumbiu no Euro2020, traído pelo coração, se enchesse de alma e fizesse o primeiro golo da Dinamarca no Euro2024. Janza empatou para a Eslovénia.
Grupo D | Países Baixos 2-1 Polónia
Um dos grandes jogos desta fase de grupos, com reviravolta nos últimos minutos. A Polónia, com Lewandowski no banco (a recuperar de lesão), esteve a vencer com golo de Buksa. Gakpo empatou para os neerlandeses. Já no segundo tempo, na reta final, Weghorst foi a jogo (foto) e deu os três pontos à seleção dos Países Baixos.
Grupo B | Itália 2-1 Albânia
A seleção da Albânia ainda assustou os campeões da Europa. Bajrmi marcou o golo mais rápido da história do Euro, ao 23 segundos de jogo. Mas a Itália ainda virou na primeira parte, com golos de Bastoni e Barella.
Grupo B | Espanha 3-0 Croácia
Eficácia espanhola destruiu a Croácia. Resultado foi construído na primeira parte, com golos de Morata, Fabian Ruiz e Dani Carvajal. Petrovic falhou uma grande penalidade para a Croácia na segunda parte. Lamine Yamal (foto) entrou para a história como o jogador mais jovem a participar num Euro (16 anos).
Grupo A | Hungria 1-3 Suíça
Grande arranque da Suíça! Duah, Aebischer e Embolo fizeram os golos da seleção helvética. Para a Hungria, foi Vargas a fazer o golo de honra.
Grupo A | Alemanha 5-1 Escócia
Florian Wirtz entra para a história como o primeiro marcador do Euro2024. Noite brilhante da Alemanha, que desmoronou qualquer resiliência escocesa. Ao intervalo, já havia 3-0 (Wirtz, Musiala e Havertz). Porteous foi expulso (Escócia) e facilitou ainda mais a vida à 'Mannschaft'. Fullkrug fez 4-0. Rudiger, num autogolo, reduziu para 4-1 e Can fechou em 5-1.