1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Expulsões forçadas e demolições ilegais em Luanda

18 de janeiro de 2008

Expulsões forçadas e demolições ilegais de casas em bairros pobres na capital angolana de Luanda: um tema que tem vindo a preocupar organizações de defesa dos direitos humanos em Angola, mas também a nível internacional.

Os moradores de muitos bairros pobres de Luanda tem um vida difícil por causa da falta de condições sanitárias. Em vários bairros, a situação é agravada por causa da demolição ilegal das casas para construir condomínios de luxo no mesmo lugar.Foto: AP

Muito se tem falado da demolição de um bairro pobre, pertencente a Kilamba Kiaxi, a que os populares deram o nome de Iraque, uma zona perigosa, a avaliar pelo nome.

Segundo relatos de populares, o bairro do Iraque é palco de uma autêntica guerra civil. Milhares de pessoas já foram despejadas à força das suas casas. Muitas delas vivem ali há gerações e podem prová-lo. Mas mesmo assim são expulsas. Quando se opõem são baleadas, feridas ou mesmo mortas ...

O que está por trás de toda esta violência? Um empreendimento de construção de um condomínio fechado, com uma área total de nada menos de 300 hectares. O nome do projecto foi bem escolhido pelos seus promotores: "Jardins do Eden".

Escute o programa "Contraste" com um feature sobre o tema.
Saltar a secção Mais sobre este tema