Robert Lewandowski é (novamente) o Melhor Jogador do Mundo
António Deus
17 de janeiro de 2022
O avançado polaco do Bayern Munique conquista pelo segundo ano consecutivo o prémio mais cobiçado da FIFA. Bateu a concorrência de Mohamed Salah e Lionel Messi, que ganhou a "Ballon D´Or" 2021 da "France Football".
Publicidade
Para a FIFA, órgão que tutela o futebol mundial, não há dúvidas: Robert Lewandowski é o melhor jogador do mundo.
O "predador" teve um grande ano 2021 a nível individual. Terminou a época 2020/21 como o melhor marcador da Bundesliga, pela quarta vez consecutiva, feito inédito no futebol alemão. Outro registo inédito e que parecia inalcançável era o recorde de golos de Gerd Müller, lenda do futebol alemão. Em 1972, o antigo avançado do Bayern Munique havia marcado 40 golos na Bundesliga. Ora, passados 49 anos, Robert Lewandowski, em 29 jornadas, marcou 41 golos!
E porquê "predador"? Lewandowski terminou o ano 2021 com 69 golos marcados, igualando o registo de Cristiano Ronaldo em 2013. A nível coletivo, o avançado polaco conquistou o Mundial de Clubes FIFA, Bundesliga e a Supertaça da Alemanha.
O Melhor Jogador Masculino da FIFA é atribuído ao jogador mais notável do futebol masculino, votado por um júri internacional composto pelos atuais treinadores de todas as equipas nacionais masculinas (um por equipa), capitães (um por equipa) e um jornalista especializado de cada país e adeptos registados no FIFA.com.
Bundesliga | Robert Lewandowski marcou o golo 69 em 2021 e igualou Cristiano Ronaldo
O Bayern Munique fechou a primeira volta com uma goleada (4-0) sobre o Wolfsburg e Lewandowski, o melhor do mundo (FIFA), marcou e bateu mais um recorde no campeonato.
Foto: Matthias Hangst/Getty Images
Colónia 1-0 Stuttgart
Está a viver um grande momento de forma. Anthony Modeste, aos 89 minutos, deu a vitória ao Colónia, que fecha o ano com duas vitórias seguidas. Modeste, avancado de 33 anos, soma 11 golos em 17 jogos.
Foto: Lars Baron/Getty Images
Freiburg 2-1 Bayer Leverkusen
Grande vitória do Freiburg, que salta para um lugar de Liga dos Campeoes! Grifo marcou primeiro aos 33 minutos, de grande penalidade. Ainda na primeira parte, Aranguiz empatou para o Leverkusen aos 45+1. Já na segunda parte, Schade (foto) fez o golo da vitória aos 84 minutos.
Foto: Kaspar-Bartke/Getty Images
Hertha Berlim 3-2 Borussia Dortmund
O título já parece uma miragem para o Dortmund. Brandt até deu vantagem ao Dortmund, ao marcar aos 31 minutos. Belfodil empatou aos 51 e Richter virou o marcador com um bis. Tigges ainda reduziu, mas tarde demais.
Foto: Dennis Ewert/RHR-FOTO/picture alliance
Bayern Munique 4-0 Wolfsburg
Logo aos sete minutos, Thomas Müller abriu o marcador, no jogo número 400 do jogador na Bundesliga. Já na segunda parte, Upamecano dobrou o marcador. Aos 59 minutos, Sané deu contornos de goleada ao resultado, com um belo golo em arco, de pé esquerdo. Aos 87 minutos, Lewandowski fez o 4-0, o golo 69 em 2021 e o golo 43 na Bundesliga no mesmo ano, um novo recorde.
Foto: Christof Stache/AFP/Getty Images
RB Leipzig 0-2 Arminia Bielefeld
Grande vitória do Arminia em casa do Leipzig e jogou 20 minutos com apenas dez unidades, devido à expulsão de Klos aos 70 minutos. Antes, já na segunda parte, Serra (foto) abriu o marcador para o Arminia. Aos 75 minutos, um dos melhores jogadores da equipa, Okugawa, gelou por completo a equipa do RB Leipzig e confirmou a vitória do Arminia. RB Leipzig termina a primeira volta no 9 lugar...
Foto: Ronny Hartmann/AFP/Getty Images
Bochum 0-1 Union Berlin
Regresso do Union Berlin às vitórias, depois de um empate e uma derrota nos últimos dois jogos. O único golo da partida foi marcado aos 16 minutos, por intermédio de Max Kruse.
Foto: Lars Baron/Getty Images
Eintracht Frankfurt 1-0 Mainz 05
O Eintracht fecha 2021 com tres vitórias consecutivas na Bundesliga! Lindstrom, aos 35 minutos, fez o único golo da partida.
Foto: Patrick Scheiber/Jan Huebner/imago images
Hoffenheim 1-1 Borussia Mönchengladbach
Tudo parecia encaminhado para o Mönchengladbach somar a primeira vitória depois de quatro derrotas seguidas. Aos 35 minutos, Breel Embolo abriu o marcador para o Mönchengladbach. Mas, o murro no estomago veio já para lá do minuto 90, com Akpoguma a salvar o ponto para o Hoffenheim, que poderá fechar o ano em lugares de Liga dos Campeoes.
Foto: Thomas Voelker/Jan Huebner/imago images
Greuther Fürth 0-0 Augsburg
Jogo muito pobre de duas equipas que precisam de pontos para se manterem na Bundesliga para a próxima época. O Greuther Fürth continua em último lugar, com apenas 5 pontos em 17 jogos e não depende apenas de si próprio para "sobreviver" na elite do futebol alemão.