1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
FutebolGlobal

FIFA "The Best" 2023: Messi é o Melhor Jogador do Mundo

António Deus
15 de janeiro de 2024

Argentino bateu a concorrência de Erling Haaland e Kylian Mbappé. Aitana Bonmati é a melhor jogadora e Pep Guardiola o melhor treinador do mundo.

Fußball | WM-Qualifikation | Brasilin vs Argentinien
Foto: Wagner Meier/Getty Images

Foi com poucos aplausos e um silêncio constrangedor que os presentes na gala da FIFA ouviram o vencedor do prémio masculino THE BEST, que premeia o melhor jogador do mundo em 2023.

Lionel Messi joga na MLS, EUAFoto: Kareem Elgazzar/The Enquirer/USA TODAY Network/IMAGO

Prémio polémico

Lionel Messi foi eleito pelos votantes o melhor jogador do mundo em 2023. O astro argentino já havia vencido a Bola de Ouro da France Football, em novembro do ano passado. 

Mas o nome mais esperado para o FIFA THE BEST masculino não era de Lionel Messi. Nem o próprio contava ganhar o prémio. Prova disso foi que Messi, que está sem competir há quase três meses nos EUA por a sua equipa não se ter apurado para os playoffs da MLS, não compareceu em Londres, cidade que acolheu a cerimónia, nem enviou um representante e também não gravou o tradicional video com uma mensagem a agradecer o prémio.

Thierry Henry, um dos apresentadores da cerimónia, tentou fintar o silêncio ensurdecedor da gala e brincou com a ausência do astro argentino.

Até ao momento, ainda não houve qualquer reação de Messi a este prémio, que o coloca num pedestal praticamente inalcansável no futebol mundial. Oito Bolas de Ouro e oito FIFA THE BEST.

A votação final foi disponibilizada e mostra que Messi teve o mesmo numero de fotos do suposto favorito ao prémio, Erling Haaland. Ambos somaram 48 pontos, ficando Mbappé para trás com 35 pontos.

Ora para desempatar, a FIFA reccoreu ao artigo 12 do regulamento do prémio e deu vantagem ao atleta que recebeu mais vezes a pontuação máxima de 5 pontos.

Aitana Bonmatí junta a Bola de Ouro ao FIFA The Best em 2023Foto: Michel Euler/AP/picture alliance

Aitana domina futebol feminino

Logo após este momento, foi anunciada a melhor jogadora do mundo. E aqui sem surpresa, a espanhola Aitana Bonmati venceu o prémio, juntando à Bola de Ouro conquistada o ano passado.

Como é habitual, os melhores jogadores foram revelados no fim da gala. Durante a cerimónia, muitos mais progatonistas foram premiados. Pep Guardiola foi eleito o melhor treinador do mundo, batendo Spalleti e Simone Inzaghi.

No feminino, a neerlandesa Sarina Wiegmann, selecionador de Inglaterra, foi a melhor treinadora em 2023.

Já numa das posições menos mediáticas em campo, os guarda-redes, o brasileiro Ederson e a inglesa Mary Earps foram eleitos os melhores do mundo.

No que toca a coletividade, eis o melhor 11 masculino de 2023:

Courtius, Walker, Stones, Ruben Dias, Bernardo Silva, Bellingham, De Bruyne Messi, Vinicius Junior, Mbappé e Haaland.

No feminino, no melhor 11 do ano constam:

Earps, Bronze, Greenwood, Carmona, Toone, Bonmati, Walsh, James, Russo, Morgan e Sam Kerr.

Franz Beckenbauer foi homenageadoFoto: Uwe Anspach/dpa/picture alliance

Lendas eternizadas

O prémio puskas, de melhor golo do ano, foi para o brasileiro Guilherme Madruga, e o prémio de adepto do ano foi para Hugo Miguel Iniguez, do Clube Atlético Colon, da argentina. Destaque ainda para a seleção brasileira masculina que recebeu o prémio fair-play.

Premiados todos os protagonistas em 2023, a FIFA não esqueceu os protagonistas de outros tempos. Sir Bobby Charlton, campeão do mundo pela Inglaterra em 1966, Mario Lobo Zagallo, tetra campeão do mundo pelo Brasil enquanto jogador, treinador e diretor técnico, e o Kaiser Franz Beckenbauer, campeão do mundo pela Alemanha enquanto jogador e treinador, e uma lenda do Bayern Munique, foram homenageados depois de deixar o mundo dos mortais e juntarem-se a nomes como o Rei Pelé, Diego Maradona ou Eusébio no Olimpo do futebol.

Saltar a secção Mais sobre este tema

Mais sobre este tema

Ver mais artigos