1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Fome afeta mais de 44 mil famílias em Inhambane

23 de abril de 2019

A insegurança alimentar atinge mais de 44 mil famílias na província de Inhambane, no sul de Moçambique. Autoridades já falam em situação de emergência. Camponeses apostam na agricultura sustentável para mitigar a fome.

Foto: Luciano da Conceição

A insegurança alimentar em Inhambane está relacionada com diferentes motivos, desde enxurradas provocadas por cheias e até falta de chuvas em algumas localidades - fenómenos que prejudicam a agricultura.

Segundo o porta-voz do governo provincial de Inhambane, Castro Namuaca, trata-se de uma situação de emergência e as famílias atingidas por este problema já estão a ser assistidas. "Há cerca de 44.878 agregados familiares que estão em risco de segurança alimentar. Uma das medidas é a assistência que está a ser feita ao nível de emergência", explica.

Na província de Inhambane, os distritos mais afetados são Mabote, Fulhalouro, Panda, Homoine, Maxixe e Massinga.

Aposta na agricultura sustentável

Milhares de famílias perderam as suas culturas por diversos motivos, disse à DW África o presidente da União dos Camponeses em Inhambane, Saide Amélia. Por este motivo, estão a apostar na utilização da agroecologia, uma forma de agricultura mais sustentável, para mitigar a insegurança alimentar na região.

Fome afeta mais de 44 mil famílias em Inhambane

This browser does not support the audio element.

"Tivemos uma baixa nas culturas de milho. Nós defendemos mais agroecologia e temos o projeto de produzir hortícolas dentro das estufas", conta Saide Amélia, adiantando que também serão usadas "sementes nativas resistentes a pragas e doenças, que podem responder à quebra e melhorar a situação".

O executivo de Inhambane ainda não começou a distribuir sementes aos agricultores para ajudar ultrapassar a situação. Segundo Castro Namuaca, porta-voz do governo provincial, já foi tomada uma decisão, mas será apenas de monitoria, envolvendo os membros e administradores distritais.

"Cada administrador do distrito e os membros do Governo que são indicados como padrinhos devem monitorizar periodicamente esta situação", esclareceu.

Saltar a secção Mais sobre este tema