France Football: Lionel Messi vence a Ballon d'Or 2021
António Deus
29 de novembro de 2021
Os rumores confirmam-se e o astro argentino bateu Robert Lewandowski na conquista da Bola de Ouro. É a sétima vez que Leo Messi conquista o prémio e iguala o "Rei" Pelé.
Publicidade
Momento histórico! Lionel Messi conquistou a "Ballon d'Or" pela sétima vez na carreira e iguala o "Rei" do futebol, Pelé. O astro argentino bateu a concorrência de Robert Lewandowski e Karim Benzema.
Se Lionel Messi é um nome que está na eternidade do futebol, a sétima Bola de Ouro coloca o argentino à mesa com o "Rei" Pelé. Ambos somam sete Bolas de Ouro e será difícil serem alcançados. O mais próximo é Cristiano Ronaldo, com cinco troféus, mas já com 36 anos de idade. O duelo pela Bola de Ouro entre os dois poderá ter chegado ao fim, com vitória clara para o argentino de 34 anos.
Já teve melhores anos...
2021 foi um ano de mudanças na vida de Messi. A nível coletivo, pelo Barcelona, ganhou apenas a Taça de Espanha, deixou o contrato acabar e bateu com a porta. O melhor que fez foi ser o melhor marcador da "La Liga" com 30 golos e somou ainda 11 assistências em 35 jornadas. Antes da partida para o PSG, no verão deste ano, Messi concretizou um sonho que faltava: ser campeão pela Argentina.
28 anos depois, a Argentina voltou a ganhar a Copa América e Messi foi o melhor marcador da competição, com quatro golos. Foi a primeira grande conquista de Messi pela seleção principal da Argentina. Para adoçar ainda mais a conquista, foi em casa do eterno rival, Brasil.
A 10 de agosto de 2021, Lionel Messi assinou pelo PSG, num contrato milionário, mas dentro de campo, está longe de encher os olhos. Fez apenas 11 jogos pela equipa francesa, somando quatro golos e três assistências. É verdade que o argentino tem falhado alguns jogos devido a lesões, mas as expectativas são as maiores, ainda para mais quando tem uma constelação de estrelas a acompanhá-lo, como Di Maria, Mbappé, Neymar e por ai fora...
FIFA "The Best" 2021: Os finalistas a melhor jogador do mundo
Robert Lewandowski, o atual detentor do troféu, é o principal candidato à reconquista do prémio individual mais cobiçado da FIFA.
Foto: Marco Donato/FC Bayern/Getty Images/picture alliance
Robert Lewandowski
O FIFA "The Best" de 2020 é, para muitos, o principal candidato à conquista do prémio em 2021. Ganhou a Bundesliga, Supertaça da Alemanha e o Mundial de Clubes da FIFA. A nível individual, bateu um recorde com mais de 40 anos na Bundesliga e fixou um novo máximo de golos no campeonato: 41 golos em 29 jornadas. Na Liga dos Campeões, soma 22 jogos consecutivos a ganhar...
Foto: Efrem Lukatsky/AP Photo/picture alliance
Cristiano Ronaldo
A lenda continua viva como nunca. Regressou ao Manchester United e os números não enganam: 14 jogos e 10 golos somados. O "sr. Liga dos Campeões" continua a carregar a equipa na prova milionária, um troféu que escapa ao internacional português desde 2018.
Foto: Phil Noble/REUTERS
Lionel Messi
Ainda continua a dar que falar a saída de Messi de Barcelona, rumo ao Parque dos Príncipes. Mas o novo "rei" da realeza francesa ainda não mostrou tudo aquilo que habitua os adeptos desde 2008. Ainda assim, este ano, ganhou a Copa América pela Argentina, pela primeira vez e foi considerado o MVP da competição. Na época 2020/21, marcou 30 golos pelo Barcelona.
Foto: Matthieu Mirville/Zuma/imago images
Karim Benzema
O "ponta" francês continua demais. Karim Benzema teve um grande ano de 2021 a nível pessoal, com destaque para o tão aguardado regresso à seleção francesa, no EURO 2020. No Real Madrid, na última época, acabou com 30 golos em 46 jogos oficiais. E temos de somar ainda os quatro golos no EURO 2020. Já nesta nova época, Benzema soma 15 golos em 17 jogos...
Foto: Julien Mattia/Le Pictorium Agency via ZUMA Press/picture alliance
N´Golo Kanté
70% do planeta é coberto por água, o resto é coberto por Kanté. Uma frase que realça o jogador que temos na imagem. Qualquer terreno que pise, é difícil que não o controle e domine, seja pelo Chelsea, seja pela França. O médio defensivo é fora de série e foi mesmo o MVP da final da Liga dos Campeões em 2021, que o Chelsea ganhou. Na sua posição, não há melhor...
Foto: Graham Wilson/Action Plus/picture alliance
Kevin De Bruyne
É um dos melhores médios da sua geração. De Bruyne é quase uma presença habitual nos candidatos a estes prémios individuais, mas nunca ganhou, nem da FIFA, nem UEFA. A época de 2020/21 ao serviço do Manchester City correu quase na perfeição. Foi campeão inglês, mas perdeu a final da Liga dos Campeões, partida na qual saiu lesionado com alguma gravidade e deixou a equipa mais frágil.
Foto: Frank Augstein/AP Photo/picture alliance
Jorginho
Ganhou o prémio de Jogador do Ano UEFA 2021 e é um forte candidato a ganhar o prémio da FIFA. A nível coletivo, insuperável. Ganhou a Liga dos Campeões pelo Chelsea e o EURO 2020 pela Itália. Uns defendem que os títulos coletivos são mais importantes que os números individuais, outros defendem o contrário. Jorginho pode não ser vistoso a nível individual, mas é um "camisola 6" como há poucos.
Foto: Claudio Villa/Getty Images/Getty Images
Neymar Jr.
É um talento, que no dia certo, é insuperável. Mas Neymar não vive a melhor fase da carreira. No Verão, perdeu a final da Copa América, em casa, perante o grande rival, Argentina. Em França, nem campeão foi pelo PSG, sendo superado pelo LOSC Lille.
Foto: GONZALO FUENTES/REUTERS
Kylian Mbappé
Afinal, Mbappé vai jogar onde no próximo ano? É a primeira questão que vem à cabeça quando se pensa no prodígio francês. Até lá, vai enchendo a cabeça aos adversários e fuzilando a baliza dos guarda-redes. Pela França, teve um EURO 2020 para esquecer, mas marcou o golo da vitória na final da Liga das Nações frente à Espanha. Em 2020/21, Mbappé somou 42 golos e 11 assitências em 47 jogos...
Foto: Justin Setterfield/REUTERS
Erling Haaland
O "Bubu" do Borussia Dortmund está lesionado e voltará apenas em 2022. No entanto, os números não enganam. Fechou a época 2020/21 com 41 golos em 41 jogos oficiais pelo Borussia Dortmund. Nesta nova época, até parar por lesão, Haaland fez 13 golos em 10 jogos. O Borussia Dortmund ressente muito a ausência do matador norueguês, que poderá sair no final desta época.
Foto: INA FASSBENDER/AFP/Getty Images
Mohamed Salah
Joga muito e parece não parar. Juntamente com Sadio Mané no Liverpool, formam uma das melhores duplas de sempre no futebol europeu. A nível individual, Salah soma 17 golos e sete assistências em 17 jogos esta época. Em 2020/21, fez 31 golos em 51 jogos, mas não ganhou nada pelo Liverpool.