1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

O "Corredor do Lobito" soa bem à Alemanha

6 de novembro de 2025

O Presidente alemão termina, esta quinta-feira, a sua visita a Angola. Frank-Walter Steinmeier salientou o potencial do país e chamou a atenção para o megaprojeto do Corredor do Lobito.

Angola Luanda 2025 | Presidente Steinmeier encontra Presidente Lourenco
Foto: Bernd von Jutrczenka/dpa/picture alliance

"Corredor do Lobito" – é um nome que soa bem à Alemanha. Esta quinta-feira (06.11), o Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, vai apanhar o comboio e percorrer uma pequena parte do corredor. A linha férrea estende-se por mais de 1.300km e liga a cidade do Lobito, na costa angolana, a regiões ricas em minerais na República Democrática do Congo.

A perspetiva é conseguir transportar pelo corredor, todos os anos, um milhão de tonelada de mercadorias. Em torno do corredor já está também um grupo alemão, a GAUFF, a construir uma fábrica de vacinas para animais que deverá entrar em funcionamento já no primeiro semestre do próximo ano.

É por isso que o nome"Corredor do Lobito" soa bem à Alemanha: é uma oportunidade de negócios e de intensificar a cooperação entre os dois países. O Presidente Frank-Walter Steinmeier disse estar entusiasmado com a viagem pelo corredor: "Estou, naturalmente, interessado no progresso dos trabalhos neste megaprojeto que liga as regiões em redor do Oceano Atlântico com as economias vizinhas".

Corredor do Lobito: A bandeira na relação entre Angola e EUA

00:25

This browser does not support the video element.

Mais emprego? 

O Presidente angolano, João Lourenço, disse depois de um encontro com Steinmeier no palácio presidencial, na quarta-feira (05.11), que os investimentos alemães são bem-vindos, para criar empregos e formar jovens.

"Quanto maior for o nível da cooperação, maior será a oferta de trabalho para os nossos jovens", destacou Lourenço.

E o estadista acrescentou: "A formação técnico-profissional é um tema muito importante, para que a nossa juventude esteja mais capacitada para ocupar as ofertas de emprego que apareçam no país".

O Corredor do Lobito é um projeto emblemático, que abre um leque de oportunidades para investimentos do setor privado – é um "corredor de desenvolvimento económico" para o agronegócio, a indústria e projetos de mineração, especificou o ministro angolano dos Transportes, Ricardo Viegas D'Abreu, em declarações à imprensa alemã.

À lupa: O incentivo tardio de Biden no Corredor do Lobito

01:56

This browser does not support the video element.

"A Alemanha tem sido um forte parceiro para Angola e queremos aumentar a cooperação. Temos vários projetos importantes, inclusive no setor dos transportes, que anunciaremos muito em breve e visam responder aos nossos desafios atuais de mobilidade", disse.

Aproveitar as oportunidades

É com a viagem pelo Corredor do Lobito, esta quinta-feira (06.11) à tarde, que o Presidente alemão termina a visita a Angola – foram dois dias preenchidos com encontros com políticos, empresários e representantes da sociedade civil.

Frank-Walter Steinmeier voltou a repetir nesta viagem o que já tinha dito, em 2014, quando visitou o país como ministro dos Negócios Estrangeiros: Angola tem um grande potencial. O Presidente angolano respondeu que é preciso saber aproveitar as oportunidades, porque se isso acontecer, "Angola e a Alemanha vão sair a ganhar".

"Angola deixou de fazer parte do foco da política alemã"

02:11

This browser does not support the video element.

 

Saltar a secção Mais sobre este tema