Futebol: Aubameyang transferido do Dortmund para o Arsenal
EFE | AFP | DPA | tms
31 de janeiro de 2018
O avançado gabonês Pierre-Emerick Aubameyang sai da equipa alemã para o clube inglês por 63,7 milhões de euros – maior quantia já desembolsada pelo Arsenal pelo passe de um jogador.
Publicidade
De acordo com a diretora do Arsenal, Aubameyang assinou um contrato de "longa duração". O jogador africano de 28 anos vai juntar-se ao mais recente contratado da equipa inglesa, o meia-avançado arménio Henrikh Mkhitaryan, que veio do Manchester United. Ambos vão reforçar a equipa no restante da jornada.
Em 2013, Aubameyang e Mkhitaryan foram companheiros de equipa no Dortmund.
Num comunicado, o Arsenal afirmou que Pierre-Emerick Aubameyang "é um dos melhores avançados do mundo". "Ele marcou 98 golos, em 144 jogos na Bundelisga pelo Dortmund, e um total de 172 golos, em 213 partidas, em todas as competições", ressalta a equipa da Inglaterra.
Na jornada passada, Aubameyang liderou o campeonato alemão de futebol com 31 golos. Na jornada atual, marcou 13 vezes em 16 jogos.
Apesar do desempenho, recentemente o jogador foi criticado por funcionários e companheiros do Dortmund por motivos disciplinares. Ele não foi escalado para o jogo com o Estugarda, no início de janeiro, pela Bundesliga, depois de faltar a uma reunião convocada pelo técnico austríaco Peter Stöger.
À página da equipa inglesa na internet, o gabonês disse que pelo Arsenal passaram grandes jogadores, "como o Thierry Henry". "Ele era rápido e marcou muitos golos. Ele é realmente um exemplo para nós, avançados", destacou Aubameyang.
O valor da contratação do futebolista gabonês é um recorde na história do Arsenal. O montante supera o que foi pago pelo avançado francês Alexandre Lacazette do Lyon para os "Gunners" – 60 milhões de euros.
Em 2016, Pierre-Emerick Aubameyang foi eleito futebolista africano do ano pela Confederação Africana de Futebol (CAF).
Bundesliga: Os melhores momentos da 20ª jornada
Bayern de Munique demolidor. Os três últimos empatam. Corrida aos lugares europeus nunca foi teu renhida. 7ª "chicotada psicológica". Os pontos nunca foram tão caros no principal campeonato de futebol na Alemanha
Foto: Reuters/M. Rehle
Bayern de Munique 5-2 Hoffenheim
Treme mas não cai. O Bayern de Munique venceu goleou o Hoffenheim e somou a 7ª vitória consecutiva na Bundesliga. Os homens de Julian Nagelsmann estiveram a vencer por 0-2 em 12 minutos, mas o Bayern ligou a máquina e só parou nos cinco. Lewandowski, Boateng, Coman, Vidal confirmaram a remontada. Sandro Wagner marcou contra a antiga equipa e fechou o resultado em 5-2.
Foto: Reuters/M. Rehle
Borussia de Dortmund 2-2 Friburgo
Borussia de Dortmund continua sem brilhar. Três jogos em 2018, tudo empates. A equipa de Aubameyang recebeu o Friburgo e começou melhor, com um golo de Shinji "Samurais" Kagawa. O pior veio depois. O alemão Nils Peteren bisou na partida e leva já 10 golos na Bundesliga. O Dortmund só chegou ao empate para lá da hora, ao minuto 90+3, por intermédio do defesa direito, Toljan.
Foto: Reuters/L. Kuegeler
Estugarda 0-2 Schalke 04
Naldo e Amine Harit confirmaram o grande momento que o Sclhalke 04 atravessa esta época. A equipa de Gelsenkirchen foi a um terreno difícil ganhar três pontos, depois de dois jogos sem vencer. O Estugarda continua no 15º lugar, mas viu os três últimos aproximarem-se um ponto. Situação perigosa para o Estugarda, que decidiu dispensar o técnico, Hannes Wolf. 7º treinador demitido esta época.
Foto: Reuters/K. Pfaffenbach
Colónia 1-1 Augsburgo
O Colónia continuar a tentar um verdadeiro milagre alemão. Quando tudo parecia encaminhar para a terceira vitória consecutiva no campeonato, Caiuby deu um ponto ao Augsburgo, a 13 minutos do fim da partida. Um ponto com sabor amargo para a equipa do Colónia, que continua como lantena vermelha da Bundesliga.
Foto: picture-alliance/dpa/F. Gambarini
Eintracht de Frankfurt 2-0 Borussia de Mönchengladbach
Grande vitória do Eintracht de Frankfurt. Os golos de Kevin-Prince Boateng e Luka Jovic valem um sensacional 3º lugar na Bundesliga, na luta por um lugar na Liga dos Campeões da próxima época. O Mönchengladbach caiu para o 7º lugar e terá de recuperar terreno na próxima jornada, na receção ao RB Leipzig.
Foto: picture-alliance/dpa/A. Dedert
RB Leipzig 1-1 Hamburgo
Filip Kostic salvou um ponto merecido para o Hamburgo. Bruma abriu o marcador logo aos 9 minutos mas o Hamburgo não se encolheu e deu uma boa imagem aos mais de 4000 adeptos que se deslocaram à Red Bul Arena. Hamburgo mantém penúltimo lugar, enquanto que o Leipzig desce para o 4º lugar.
Foto: Getty Images/AFP/R. Michael
Werder de Bremen 0-0 Hertha de Berlim
O único jogo sem golos até agora. Partida sem grande fulgor de qualquer uma das equipas, mas mais oportunidades de golo para a equipa do Werder de Bremen que, com este empate, não aproveitou os deslizes do Colónia e Hamburgo, para ganhar terreno na fuga aos lugares de despromoção. A grande oportunidade de golo vai para Ibisevic. Jogador do Hertha de Berlim nem sabe como falhou de baliza aberta.
Foto: Getty Images/Bongarts/S. Franklin
Sport
Bayer de Leverkusen 2-0 Mainz
Vitória categórica do Bayer, com mais um grande golo, do homem do momento em Leverkusen. Leon Bailey abriu o marcador aos 48 minutos, com um remate fantástico, ainda fora da grande área, indefensável para o guardião do Mainz, Zentner. Oito golos e cinco assistências de Bailey, na Bundesliga. Wendell fechou o marcador 20 minutos depois, através da marca de penalti. Leverkusen é agora 2º.
Foto: Reuters/W. Rattay
Hanover 96 0-1 Wolfsburgo
Vitória muito importante do Wolfsburgo, na fuga aos últimos lugares da Bundesliga. O turco Yunus Malli garantiu os três pontos à equipa do Wolfsburgo, a menos de 20 minutos do fim. O Hanover dominou a partida mas não foi eficaz e somou assim a 7ª derrota no campeonato, ocupando no entanto, um confortável 10º lugar. O Wolfsburgo fecha a jornada no 13º lugar, seis pontos acima da linha d´água.