1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Futebol em África – Muito mais do que um jogo

14 de junho de 2010

Futebol é sinónimo de divertimento. Mas por vezes, nas regiões pobres, representa a única esperança de ter uma vida melhor. E pode ter consequências drásticas quando pessoas mal intencionadas tiram partido destes sonhos.

O futebol atrai muitos africanosFoto: LAIF

Por todo o lado em África encontramos jovens colados ao rádio ou à televisão a ver jogos de futebol. Os campos de futebol estão cheios de jovens jogadores que vestem as camisolas dos seus heróis do Barcelona ou Manchester United. Em vésperas do primeiro Campeonato do Mundo de Futebol a ter lugar em solo africano, África está definitivamente rendida à mania do futebol.

Um pouco por todo o continente africano, os jovens olham para os seus heróis futebolísticos pelo mundo fora e pensam: se o Drogba, o Eto’o e o Essien conseguiram, por que não poderei eu também conseguir?

Tomé, Jonas e Serafina, os jovens protagonistas desta radionovela, vêm de diferentes meios sociais, mas partilham um sonho ambicioso: serem um dia os melhores jogadores de futebol do mundo.

Juntem-se a eles no seu difícil percurso e descubram se eles irão ou não concretizar o seu sonho. Muitos são chamados, mas os escolhidos são só alguns. E nem mesmo o jogo mais bonito está livre de corrupção, conflitos de poder e ganância.

O "Learning by Ear – Aprender de Ouvido” está disponível em seis línguas: Amárico, Francês, Haúça, Inglês, Português e Suaíli e é financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão.

Saltar a secção Mais sobre este tema

Mais sobre este tema

Ver mais artigos
Saltar a secção Manchete

Manchete

Saltar a secção Mais artigos e reportagens da DW