1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Gana pede apoio da Alemanha para combater o terrorismo

DPA
31 de outubro de 2023

Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, aproveitou a visita do chanceler alemão Olaf Scholz ao país para pedir o apoio de Berlim na luta contra o terrorismo, "que preocupa toda a região da África Ocidental".

Nana Akufo-AddoFoto: Anthony Anex/KEYSTONE/picture alliance

Em declarações, esta terça-feira (31.10), o Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, admitiu que "o terrorismo é uma causa de grande preocupação para todos os governos da África Ocidental", principalmente na região do Sahel.

Inicialmente, deu conta Akufo-Addo, era sobretudo o Mali que era palco dos ataques das milícias islamistas na África Ocidental mas, nos últimos 10 anos, a ameaça foi-se expandindo para outras partes da região.

Scholz visitou ontem a Nigéria, onde se reuniu com o Presidente Bola TinubuFoto: Nosa Asemota/Nigeria State House/AP/picture alliance

"Atualmente todos os países da África Ocidental, incluindo os que não estão a ser diretamente atacados, como o Gana, devem tomar significativas precauções para combater possíveis ataques terroristas", disse.

Neste sentido, o Gana vê a Alemanha como um parceiro importante e espera conseguir apoio na mobilização de recursos militares, afirmou o Presidente.

O Gana é a última paragem da viagem de três dias de Olaf Scholz à África Ocidental. O chanceler alemão já passou pela Nigéria, com quem disse querer reforçar a cooperação energética.

Saltar a secção Mais sobre este tema