Cristiano Ronaldo vence prémio da Globe Soccer Awards-2018
EFE | Lusa | ar
4 de janeiro de 2019
Atacante português Cristiano Ronaldo, atualmente na Juventus, venceu o prémio de melhor jogador de 2018, no Globe Soccer Awards, organizado pelas associações europeias de clubes e de agentes de jogadores.
Publicidade
O futebolista, que defendeu o Real Madrid na primeira metade do ano (2018), destronou os atacantes franceses Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, e Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, que também estavam indicados como finalistas para receber o troféu.
Esta é a sexta vez que Cristiano Ronaldo leva a melhor no , em que foi eleito o destaque do ano também em 2011, 2013, 2014, 2016 e 2017. Ronaldo ficou de fora apenas em 2010, quando não houve eleição do melhor jogador, em 2012, quando o colombiano Falcão García venceu, e em 2015, quando foi galardoado o argentino Lionel Messi.
Ex-atacante brasileiro Ronaldo também homenageado
A cerimónia de entrega dos troféus aconteceu na quinta-feira (03.01.) no Madinat Jumeirah Resort, em Dubai, nos Emirados Árabes. Uma das estrelas foi o ex-atacante brasileiro Ronaldo, que foi homenageado pela carreira como jogador, com direito a imagens vestindo a camisa de todos os clubes que defendeu.
Além disso, o francês Didier Deschamps foi premiado como o melhor técnico de 2018, ano em que levou a seleção 'bleu' ao segundo título mundial. O ex-volante superou o argentino Diego Simeone, do Atlético de Madrid, o italiano Massimiliano Allegri, da Juventus; o alemão Jürgen Klopp, do Liverpool; e o francês Zinedine Zidane, ex-Real Madrid.O italiano Fabio Capello, por sua vez, também foi lembrado pelo conjunto da obra na direção de equipas.
O Atlético de Madrid superou Real Madrid e Liverpool e conquistou o prémio de melhor clube. O português Jorge Mendes, pela nona vez, em dez anos, foi eleito o melhor agente de jogadores. O italiano Fabio Paratici, da Juventus, foi galardoado com o prémio do melhor diretor- desportivo de clube
Jogador africano 2018?
O vencedor será anunciado na próxima terça-feira (08.01) na gala da Confederação Africana de Futebol (CAF) que vai decorrer em Dakar, no Senegal.
A CAF anunciou na última quarta-feira (02.01.) os três finalistas para o prémio de melhor jogador africano de 2018.
Do trio constituído por Mohamed Salah (Egipto), Sadio Mané (Senegal) e Pierre Emerick Aubameyang (Gabão) sairá o melhor jogador africano de 2018. Salah e Mané, ambos jogam no Liverpool e Aubameyang, no Arsenal.
São os mesmos atletas que discutiram o troféu em 2017, ganho por Salah, tornando-se no primeiro futebolista egípcio a receber o galardão.
Futebol: As 10 transferências mais caras de sempre
Cristiano Ronaldo mudou do Real Madrid para a Juventus por 105 milhões de euros. Mas, em comparação com outras transferências, a compra do internacional português foi quase uma pechincha.
Foto: Imago/Itar-Tass
10 - Virgil van Dijk
O desejo do treinador alemão Jürgen Klopp tornou-se realidade: o defesa holandês Virgil van Dijk, de 1,93m, mudou-se do Southampton para o Liverpool a 1 de janeiro de 2018. A transferência custou 84,5 milhões de euros e Virgil van Dijk passou a ser o defesa mais caro da história do futebol.
Foto: Getty Images/AFP/G. Kirk
9 - Romelo Lukaku
Romelu Lukaku é uma força da natureza. Em campo, não há ninguém que pare o avançado belga de 1,91m. Tanto na Premier League, como na Liga dos Campões, é um dos que marca mais golos com a camisola do Manchester United. O clube comprou-o ao Everton por 84,7 milhões de euros em 2017.
Foto: picture-alliance/empics/N. French
8 - Gonzalo Higuain
Para grande desilusão dos fãs, "El Pipita" deixou o Nápoles em 2016 e mudou-se para a Juventus por 90 milhões de euros - um valor recorde na liga italiana. O investimento compensou: logo na primeira época, o avançado argentino marcou 36 golos em 35 jogos.
Foto: picture-alliance/dpa/A.Di Marco
7 - Gareth Bale
Em 2013, Gareth Bale ultrapassou o colega Cristiano Ronaldo na lista das transferências mais caras de sempre na história do futebol. O seu antigo clube, o Tottenham, recebeu 101 milhões de euros pela transferência de Bale para o Real Madrid. O galês é tido como um dos futebolistas mais rápidos do mundo.
Foto: Getty Images/S. Forster
6 - Paul Pogba
"Ridícula" ou "de loucos" foram palavras usadas para descrever a transferência do jogador francês em 2016, no valor de 105 milhões de euros. Há quem diga que o Manchester United, que foi buscar Pogba à Juventus, entrou num novo patamar. Mas há muito que essa transferência recorde foi ultrapassada.
Foto: Imago/Contrast
5 - Ousmane Dembélé
Era uma jóia na coroa do Dortmund, que despertou rapidamente a atenção dos maiores clubes europeus. O francês mudou em 2017 para o Barcelona. Ao valor da transferência, de 105 milhões de euros, somam-se prémios de até 42 milhões, dependendo da prestação do jogador.
Foto: Reuters/A. Gea
4 - Cristiano Ronaldo
É uma das poucas categorias em que Cristiano Ronaldo não está no topo. Em 2009, a transferência do Manchester United para o Real Madrid custou 94 milhões de euros (um valor recorde, na altura). Agora, a Juventus pagou 105 milhões de euros pelo internacional português. Mas já houve transferências mais caras.
Foto: picture-alliance/SvenSimon/F. Hoermann
3 - Philippe Coutinho
Em 2017, o meio-campo brasileiro mudou-se do Liverpool para o Barcelona por 120 milhões de euros, a que acrescem prémios de 40 milhões de euros, dependendo da prestação do jogador. Coutinho terá sido um bom investimento: No Mundial da Rússia, foi um dos que mais brilhou na seleção brasileira.
Foto: Getty Images/A. Caparros
2 - Kylian Mbappé
O francês Kylian Mbappé é tido como um dos maiores talentos do futebol mundial. O avançado custou ao Paris St. Germain 145 milhões de euros, pela transferência, mais 35 milhões pelo empréstimo (do Mónaco) na época 2017/2018. Muitos acreditam que o jogador de 19 anos é um provável candidato ao trono de estrelas como Messi ou Cristiano Ronaldo.
Foto: Getty Images/AFP/G. Cacace
1 - Neymar
Quem é que compra um jogador por 222 milhões de euros? É o que terá pensado o Barcelona ao definir o valor da transferência no contrato de Neymar. Mas nada parece ser impossível no futebol. O Paris St. Germain, financiado pelo xeque do Qatar Nasser Al-Khelaifi, levou o brasileiro para França em 2017. Neymar assinou por cinco anos.
Foto: picture-alliancedpa/AP/K. Zihnioglu
10 fotos1 | 10
Recorde-se, que na primeira lista publicada pela CAF, em novembro de 2018, o angolano Gelson Dala fazia parte dos 33 nomeados. O atacante atua no Rio Ave, da primeira liga.