1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaPortugal

Líderes dos PALOP felicitam nomeação de António Costa

Lusa
28 de junho de 2024

Sissoco Embaló diz que eleição de Costa para presidente do Conselho Europeu é um "momento significativo na política europeia". Também Ulisses Correia e Silva disse achar que Costa "tem o perfil adequado" para o cargo.

António Costa foi eleito presidente do Conselho Europeu
António Costa foi eleito presidente do Conselho EuropeuFoto: Lev Radin/picture alliance

O ex-primeiro-ministro português, o socialista António Costa, foi eleito, esta quinta-feira (27.06), pelos chefes de Estado e de Governo da União Europeia como presidente do Conselho Europeu para um mandato de dois anos e meio a partir de 01 dezembro de 2024.

Em reação, o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse que a eleição representa um "momento significativo na política europeia".

Numa publicação feita na sua página oficial da Presidência da República, Sissoco Embaló felicitou o português, dando conta que manteve uma conversa telefónica com António Costa, na qual o congratulou pela sua eleição.

De acordo com a publicação, "durante a chamada, o chefe de Estado augurou votos de sucesso nas futuras funções, sublinhando a certeza de que o novo presidente representará os valores da Europa com excelência". 

"A eleição de António Costa para a presidência do Conselho Europeu marca um momento significativo na política europeia, reforçando o papel de Portugal no cenário internacional", acrescenta-se na nota da Presidência da Guiné-Bissau.

Costa "tem o perfil adequado"

Também em declarações esta sexta-feira, o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, afirmou que o ex-governante português tem o perfil certo para o cargo.

Num "mundo conturbado" com "os problemas que a Europa" e "o resto do mundo" enfrentam, o líder do Governo cabo-verdiano disse estar "convencido que António Costa "tem o perfil adequado".

"É uma pessoa que faz pontes e tem experiência, perspicaz e que inspira confiança neste momento de relações que precisam de ser facilitadas, mesmo dentro da Europa" e "entre a Europa e África, onde o potencial de desenvolvimento é grande".

Ulisses Correia e Silva e António Costa (Foto de arquivo, 2023)Foto: João Carlos/DW

Costa "irá ter um papel determinante relativamente a esta fase nova de toda a composição da própria União Europeia (UE)", perspetivou Ulisses Correia e Silva.

António Costa substitui Charles Michel

Após a demissão na sequência de investigações judiciais, o ex-primeiro-ministro português António Costa foi escolhido para suceder ao belga Charles Michel (no cargo desde 2019) na liderança do Conselho Europeu, que junta os chefes de Governo e de Estado do bloco europeu.

A eleição de António Costa foi adotada, esta quinta-feira, numa reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas, na qual os líderes da União Europeia propuseram também o nome de Ursula von der Leyen para um segundo mandato à frente da Comissão Europeia, que depende porém do aval final do Parlamento Europeu, e nomearam a primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, para alta representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, sujeita à eleição pelos eurodeputados de todo o colégio de comissários. 

Saltar a secção Mais sobre este tema