Grande Museu Egípcio revela tesouros de Tutancamon
3 de novembro de 2025
Frank-Walter Steinmeier começou hoje (03.11) oficialmente a sua visita ao Gana. Em cima da mesa, o reforço dos laços de cooperação com o país - na economia, mas também, por exemplo, no setor da saúde.
Antes, o Pressidente da Alemanha passou pela cidade do Cairo, para a inauguração do Grande Museu Egípcio, no fim de semana. A máscara dourada de que todos falam, que cobria a cabeça de Tutancamon, está agora exposta no Cairo. Faz parte do tesouro encontrado no túmulo do menino rei.
É um tesouro com mais de 5.000 artefactos que estão agora, pela primeira vez, num só museu. A guia Kadigue, que trabalha há muitos anos em egiptologia fica entusiasmada com esta coleção reunida no Grande Museu Egípcio. "Como guia turística, vi aqui coisas que nunca tinha visto na minha vida. Por exemplo, as pequenas peças de joalharia que decoravam as carruagens."
O Grande Museu Egípcio foi inaugurado no fim de semana. Foi um evento para recordar, com fogo de artifício, música, dançarinos e dezenas de chefes de Estado e de governo convidados para a cerimónia de abertura oficial. Cairo inteira está em festa.
O novo museu custou mil milhões de dólares e demorou duas décadas a construir, por causa da instabilidade social e política e da pandemia da Covid-19 – mas o museu é um orgulho nacional.
"Sempre tivemos grandes museus no Egito, mas agora temos um museu muito grande e com tecnologia muito moderna, onde também há um pequeno museu para crianças", destaca Kadigue. "Assim, estamos agora a formar as novas gerações, contando-lhes histórias sobre o Antigo Egito, para que conheçam a história dos seus antepassados desde tenra idade."
Novo cartão-postal egípcio
Para a inauguração, as ruas do Cairo foram engalanadas com bandeiras de todos os cantos do mundo. Famílias vinham à janela e às varandas para ver passar as caravanas diplomáticas na estrada; uma senhora acenava aos carros que passavam.
Em todo o lado havia posters com fotografias do Presidente egípcio. Numa delas, Abdel Fattah Al-Sisi dava as boas-vindas ao país, em inglês "Welcome to Egypt".
O museu é o novo cartão-postal do país - ao todo, tem mais de 100 mil artefactos. A receber os visitantes, no hall de entrada, há um colosso em pedra do faraó Ramsés II.
O Presidente alemão, que esteve na cerimónia de abertura, afirma que a importância do novo Grande Museu Egípcio não deve ser menosprezada.
"Estou convencido de que este museu atrairá muitos visitantes de todo o mundo, e com toda a razão. O que torna este museu tão especial é o facto de, pela primeira vez, se reunir aqui artefactos de centenas de anos de escavações. E num sentido figurado, este é um lugar onde o passado e o futuro se cruzam", disse Frank-Walter Steinmeier.
O Presidente da Alemanha passou pelo Egito antes de se deslocar ao Gana e a Angola, onde se encontrará, esta semana, com os seus homólogos e se reunirá com representantes da economia e da sociedade civil dos dois países.