1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Guiné-Bissau: PAIGC adia congresso

Lusa
14 de fevereiro de 2022

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) anunciou, esta segunda-feira (14.02), que decidiu adiar a realização do seu décimo congresso, que deveria arrancar no próximo dia 17.

Guinea-Bissau PAIGC-Anhänger feiern den Sieg bei den Parlamentswahlen
Foto: DW/B. Darame

O anúncio foi feito em comunicado, no qual o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIG) propõe o adiamento do evento para o próximo mês de março.

O congresso deveria decorrer entre 17 e 20 de fevereiro.

A decisão do PAIGC foi tomada na sequência de uma reunião da comissão permanente, realizada no sábado (11.02), sob presidência do líder do partido, Domingos Simões Pereira, para analisar a situação política do país e os preparativos do X congresso.

O comunicado da comissão permanente condena o que "considera ser a intromissão indevida da Presidência da República e do Governo nos assuntos internos do PAIGC, através de manobras encapotadas para dificultar" a realização do congresso.

A comissão permanente refere também que decide "acatar as medidas restritivas impostas pelo estado de alerta contra a pandemia da covid-19 e adiar a data da realização do congresso".

A comissão permanente propõe a convocação do congresso para 10, 11, 12 e 13 de março.

As "escolhas" da Guiné-Bissau, segundo Simões Pereira

02:01

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema