1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Guiné-Bissau: CNE ainda a receber resultados das regiões

Lusa
7 de junho de 2023

Comissão Nacional de Eleições não confirma se os resultados das eleições legislativas serão conhecidos esta quarta-feira. "Só vai ser decidido depois do início dos trabalhos de compilação nacional", afirma.

Foto: Fatima Tchuma/DW

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau ainda está a receber resultados das eleições legislativas de domingo das regiões, disse esta quarta-feira (07.06) aos jornalistas a porta-voz e secretária executiva daquele órgão, Felisberta Moura Vaz.

A responsável falava depois de um encontro com uma delegação da missão de observação eleitoral da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), liderada pelo ex-Presidente de Cabo Verde Jorge Carlos Fonseca, que foi felicitar a CNE pelo seu trabalho.

"Também tentaram saber se vai haver divulgação dos resultados hoje ou não, mas deixamos claro que só vai ser decidido depois do início dos trabalhos de compilação nacional, porque há ainda regiões que não recebemos", precisou Felisberta Moura Vaz.

A CNE tinha previsto divulgar os resultados eleitorais hoje durante a manhã, mas só agora vai iniciar a reunião da plenária para começar a compilar os resultados nacionais, enquanto aguardam pela chegada de resultados das regiões em falta.

Chefe da missão de observação eleitoral da CEDEAO, Jorge Carlos FonsecaFoto: Iancuba Dansó/DW

"Resultados provisórios o mais rapidamente possível"

Antes, em declarações aos jornalistas, o chefe da missão de observação eleitoral da CEDEAO, Jorge Carlos Fonseca, disse que a reunião serviu também para serem informados do estado da situação do apuramento dos resultados.

“Portanto, nós esperamos que, apesar de a lei estabelecer um prazo para os resultados definitivos entre 07 e 10 dias, a CNE está também ciente dessa necessidade e vai proclamar o mais rapidamente possível. Nós não saímos daqui com a certeza de que será hoje ou amanhã (quinta-feira), mas o compromisso de que será o mais rápido possível, dentro dos condicionalismos que tem", afirmou.

O chefe da missão de observação eleitoral da CEDEAO disse que a CNE ainda aguarda do apuramento de uma ou outra região e que irão "trabalhar hoje afincadamente" para ter os “resultados provisórios o mais rapidamente possível”.

"Já sabemos, em todo o lado é assim, como as eleições terminaram no dia 04 de junho, já se passaram alguns dias, e cria-se alguma expectativa, tensão, ansiedade junto das pessoas para saberem os resultados, sobretudo que surgem nas redes sociais e por outros meios", afirmou.

Saltar a secção Mais sobre este tema