1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Guiné-Bissau: Nuno Nabiam formaliza apoio a Sissoco Embaló

Lusa
4 de dezembro de 2019

Líder do APU-PDGB e terceiro mais votado na primeira volta das presidenciais do país, Nuno Nabiam, assinou um acordo político de apoio ao candidato Umaro Sissoco Embaló.

Photo of the logo of the National Election Commission of Guinea-Bissau
Foto: picture-alliance/Xinhua/X. Jianqiao

O acordo entre o líder da Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Nuno Nabiam, e Umaro Sissoco Embaló - que vai disputar a segunda volta das presidenciais a 29 de dezembro com Domingos Simões Pereira -, foi assinado na terça-feira (03.12), em Dacar.

"Os subscritores do presente acordo assumem o princípio de colaboração ativa no apoio à eleição na segunda volta do candidato Umaro Sissoco Embaló", pode ler-se no documento.

O acordo político refere também que Nuno Nabiam vai trabalhar em conjunto com os partidos que o apoiam para assegurar que o seu eleitorado se mantenha coeso, evite dispersão de votos e se consolide em torno de Umaro Sissoco Embaló".

"Em caso de vitória, as partes comprometem-se a trabalhar juntos para promover a concórdia nacional, a unidade nacional e a criar um clima de paz e estabilidade indispensável ao bom desempenho do cargo de Presidente da República", refere-se também no acordo.

O documento tem também as assinaturas, como testemunhas, de Braima Camará, coordenador nacional do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15), partido que apoia Umaro Sissoco Embaló, Alberto Nambeia, presidente do Partido de Renovação Social (PRS), que apoiou Nuno Nabian na primeira volta, e do próprio Nabiam, enquanto presidente da APU-PDGB.

Já no domingo (01.12), o ex-presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) Carlos Gomes Júnior tinha anunciado o seu apoio ao candidato Umaro Sissoco Embaló, na segunda volta das presidenciais da Guiné-Bissau.

Saltar a secção Mais sobre este tema