Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, reuniu-se com as autoridades eleitorais, partidos políticos e sociedade civil para o primeiro-ministro explicar as razões do adiamento das legislativas
Publicidade
Nesta terça-feira (30.10) o Presidente guineense José Mário Vaz, convocou um encontro com as autoridades eleitorais, partidos políticos e sociedade civil para o primeiro-ministro, Aristides Gomes, explicar as razões para o adiamento das legislativas, marcadas para 18 de novembro.
"Na semana passada, o primeiro-ministro veio dizer-me que por razões várias - é a ele que compete explicar - não é possível ir às urnas no próximo dia 18 de novembro", afirmou o chefe de Estado, numa intervenção no início do encontro.
O Presidente esclareceu que o primeiro-ministro lhe apresentou um conjunto de documento e que está presente na reunião porque é a "ele que compete explicar os fundamentos para a transferência as eleições que estavam marcadas para dia 18 para outra data".
"Penso que se falarmos direito, na unidade e amizade encontraremos uma saída para a atual situação", afirmou o chefe de Estado guineense.
Solução deve ser encontrada internamente
O Presidente guineense também afirmou que se deve encontrar uma solução interna e não uma que "venha de fora".
"Quando há problemas em outros países não somos convidados para as ir dirimir e eu penso que temos capacidades e determinação como filhos da Guiné para encontrarmos uma solução", afirmou.
No encontro não participam os partidos com assento parlamentar com exceção do Partido de Renovação Social (PRS), segunda maior força política do país.
PAIGC não participaNuma carta, lida por José Mário Vaz, o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) explicou a sua ausência do encontro com o facto de estar no Governo, que já apresentou um relatório sobre o recenseamento eleitoral.
Guiné-Bissau: Reunião de emergência sobre eleições
O processo eleitoral para as legislativas, marcadas para 18 de novembro na Guiné-Bissau, tem sido bastante criticado pelos partidos políticos e pela sociedade civil, principalmente o recenseamento, que começou atrasado a 20 de setembro.
Recentemente, o Governo anunciou o que o recenseamento eleitoral se deveria prolongar até 20 de novembro e terminar dois dias depois da data marcada para a realização das legislativas, que deverão ter de ser adiadas.
A nova data das eleições legislativas ainda não foi confirmada, mas fontes ligadas ao processo admitem dois cenários, nomeadamente eleições em meados de dezembro ou em finais de janeiro de 2019.
No início de outubro, o Presidente da Guiné-Bissau já tinha feito uma reunião idêntica para perceber as críticas ao processo de recenseamento eleitoral em curso no país, tendo pedido para haver mais diálogo.
Bruma, o furacão de Bissau
Marcou, jogou e fez jogar: Bruma foi figura de proa do RB Leipzig no triunfo frente ao Celtic, e um dos nomes da jornada na Liga Europa.
Foto: picture-alliance/Sportphoto24/G. Maffia
Bruma conduz Leipzig à vitória
O luso-guineense Bruma foi uma das figuras do RB Leipzig, marcando o segundo golo do triunfo, na Alemanha, sobre o Celtic (2-0). Com o primeiro tento obtido pelo brasileiro Mateus Cunha, a formação da Bundesliga carimbou três pontos falados em português no grupo B. O Salzburgo (que bateu o Rosenborg, na Áustria, por 3-0), lidera com nove pontos, seguido pelo Leipzig, com seis.
Foto: Reuters/H. Hanschke
Rangnick dividido entre Bundesliga e Europa
Os treinadores têm, muitas vezes, de optar entre competições. Para já, porém, Ral Rangnick consegue levar o RB Leipzig a carreiras equilibradas na Bundesliga (quinto lugar, a cinco pontos do líder Borussia Dortmund e a dois dos "vice" Borussia Mönchengladbach e Werder Bremen) e na Liga Europa. O triunfo desta quinta-feira sobre o Celtic coloca o conjunto alemão em boa posição no grupo B.
Foto: picture-alliance/dpa/J. Woitas
Percam ou ganhem, sempre presentes!
Os adeptos do Celtic são especiais: estão em qualquer lugar do mundo onde atue a equipa de Glasgow, apoiando incessantemente e fazendo notar a sua presença. Viajam aos milhares, e Leipzig foi "invadida" por uma onda verde e branca. Apesar das tochas (não permitidas, e que devem valer uma multa ao clube escocês) são alegres e disciplinados. Percam ou ganhem, há sempre razões para apoiar...
Foto: picture alliance/dpa
Eintracht soma e segue!
Três jogos, três vitórias. O pleno do Eintracht Frankfurt no grupo H. Depois dos triunfos em Marselha (2-1) e em casa sobre a Lazio (4-1), desta vez foram os cipriotas do Apollon a sentir o poderio do conjunto da Bundesliga: 2-0 na Commerzbank Arena e a liderança isolada do agrupamento. Golos do sérvio Kostic e do francês Haller carimbaram mais uma noite segura do Eintracht na Liga Europa.
Foto: picture-alliance/dpa/A. Dedert
Haller: a afirmação a chegar
Este pode ser o ano de Sébastien Haller. O jovem francês, de apenas 24 anos, está na segunda temporada no Eintracht Frankfurt e apontou já cinco golos na Bundesliga (no ano passado, em 31 jogos, marcou por nove vezes). Formado no Auxerre, passou dois anos e meio nos holandeses do Utrecht antes de rumar a Frankfurt, e ontem voltou a ter um momento feliz, ao apontar o segundo golo frente ao Apollon.
Foto: picture-alliance/dpa/A. Dedert
Lazio categórica em Marselha
Chegou, viu e venceu. A Lazio bateu om Olympique Marselha por 3-1, no estádio Vélodrome, e segue na perseguição ao Eintrancht Frankfurt, no grupo H da Liga Europa. Com este triunfo, a equipa de Roma consegue seis pontos, ficando a três dos alemães e deixando Apollon Limassol e Marselha a cinco pontos de distância. Parece que as contas do grupo se estão a clarificar rapidamente...
Foto: Getty Images/AFP/D. Roland
Leverkusen não passa em Zurique
Mesmo depois de estar em vantagem (2-1) o Bayer Leverkusen permitiu aos suíços do Zurique a reviravolta no marcador, no jogo do grupo A disputado no estádio Letzigrund. A equipa da Bundesliga havia ganho os dois primeiros encontros (na Bulgária, 3-2 ao Ludogorets e, em casa, 4-2 ao AEK Larnaca), mas os helvéticos, igualmente com duas vitórias, foram mais fortes perante o seu público.
Foto: Imago
Nigeriano Odey com pontaria afinada
Com apenas 20 anos, o avançado nigeriano Stephen Odey (na imagem entre três defensores do Bayer Leverkusen) foi o autor do golo da vitória do Zurique. Nascido em Lagos e dono de um imponente porte físico (1,85 de altura), o jogador africano está na sua segunda temporada como profissional em Zurique e já desperta a cobiça de emblemas mais cotados do "velho continente".
Foto: Reuters/A. Wiegmann
Xhaka, o "motor invisível" do Arsenal
É uma das peças mais influentes do meio-campo do Arsenal, embora a sua presença, muitas vezes, não seja notada no relvado. Granit Xhaka, "internacional" suíço de origem kosovar, foi de novo um dos elementos fulcrais dos "gunners" na noite de ontem, em Lisboa. O Arsenal bateu o Sporting, por 1-0 (golo de Welbeck), e está na liderança do grupo E, com nove pontos. Os portugueses seguem-no, com seis.
Foto: picture alliance/empics
Maus tempos para Gattuso...
Não está fácil a vida para Gennaro Gattuso. Surpreendido pelos espanhóis do Betis, em Milão, para a Liga Europa, o AC Milan desceu para o segundo posto do grupo F, e segue no 12º lugar da série A italiana. Um mau início de temporada, que faz soar os alarmes nos "rossoneri" e questiona o trabalho do técnico que, apesar da experiência como jogador, parece não estar a conseguir passar a mensagem.