Proeza já não acontecia desde 1989, quando 6 equipas alemãs da Bundesliga ganharam os jogos da primeira mão nas jornadas europeias. Lewandowski, do Bayern, é o melhor marcador e Haaland, do Dortmund, o jogador da semana.
Publicidade
As três equipas alemães presentes na Liga Europa de futebol procuram nesta quinta-feira (27.02) garantir um lugar nos oitavos de final da competição, após triunfos nos jogos da primeira mão.
O Bayer Leverkusen vai ao Porto tentar assegurar a vantagem na eliminatória fruto da vitória em casa, na BayArena, por 2-1. O Eintracht Frankfurt joga na Áustria com o Red Bull Salzburg com a eliminatória no bolso, depois de ganhar na Alemanha por expressivo 4-1, na partida da primeira mão dos jogos da primeira mão dos 16 avos.
A terceira equipa germânica na Liga Europa e também com um pé nos oitavos de final é o Wolfsburgo, que venceu na Alemanha, por 2-1, o Malmö, da Suécia. Ao todo foram três triunfos das equipas da Bundesliga na Liga Europa nas partidas disputada há uma semana, mas que nesta quinta-feira vão tentar selar à passagem na eliminatória.
Liga dos Campeões
Na Liga milionária os resultados foram também positivos para o Borussia Dortmund e o RB Leipzig.
Com os dois golos do prodígio norueguês, Erling Haaland, o Dortmund bateu o PSG, por 2-1, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.
O único golo da equipa de Paris foi apontado por Neymar. Haaland foi eleito homem do jogo e jogador da semana na Europa de futebol.
O fenómeno do Dortmund é o segundo melhor marcador da prova com 10 golos, menos um que o melhor, Robert Lewandowski do rival Bayern de Munique.
Resultados positivos dos alemães em Inglaterra
O campeão alemão em título e atual líder da Bundesliga foi a Inglaterra bater por 3-0 a equipa do Chelsea e quase está apurada para a fase seguinte da Champions. Um bis de Serge Gnabry e um golo do inevitável Lewandowski colocaram os alemães na frente da eliminatória.
As equipas alemãs não só dominam a Europa de futebol com as respetivas vitórias, mas também convenceram em dados estatísticos o poderio. Bayern tem mais golos que ninguém, são 27, mais remates enquadrados com a baliza, um total de 70, 20 quais foram do melhor marcador da Liga dos Campeões, Lewandowski.
O RB Leipzig também venceu, por 0-1, o Tottenham treinado por José Mourinho. O golo do vice-líder da Bundesliga foi apontado por Timo Werner aos 58 minutos.
Noutras partidas desta quarta-feira (26.02), o destaque vai para a derrota do Real Madrid, por 1-2, no Santiago Bernabéu, na receção a Manchester City. O Lyon recebeu e venceu a Juventus pela margem mínima, por 1-0. Na terça-feira, o Napolis empatou com o Barcelona 1 a 1.
Lewandowski agarra liderança "bávara" da Bundesliga
Heptacampeões passaram por muitas dificuldades para vencer o último classificado do campeonato, o Paderborn. O RB Leipzig ganhou em casa do Schalke por 0-5 e continua a um ponto do Bayern Munique.
Foto: Reuters/M. Dalder
Bayer Leverkusen 2-0 Augsburgo
Quarta vitória consecutiva do Leverkusen a contar para a Bundesliga. Na primeira parte, Moussa Diaby (foto), abriu o marcador, com o 4º golo marcado no campeonato. Já na 2ª parte, aos 59 minutos, Amiri fez o 2-0 e fechou o resultado da partida. Leverkusen é 5º, enquanto que o Augsburgo está no 11º lugar.
Foto: Getty Images/Bongarts/L. Baron
Wolfsburgo 4-0 Mainz
Goleada na Volkswagen Arena. Aos 21 minutos, Brekalo fez o 1-0 para o Wolfsburgo. Em cima do intervalo, Steffen dobrou o marcador. Já na 2ª parte, logo aos 49 minutos, Gerhardt fez o 3-0 foto). Por fim, Steffen bisou e fez o 4-0 final. Wolfsburgo é 7º e o Mainz é 15º, apenas dois pontos acima da linha d´água.
Foto: Getty Images/Bongarts/S. Franklin
Schalke 04 0-5 RB Leipzig
O Leipzig "pisou" o Schalke, em plena Veltins Arena. Logo no primeiro minuto de jogo, Sabitzer fez o 0-1. Já na 2ª parte, Werner, aos 61 minutos, fez o 0-2. Sete minutos depois, Halstenberg deu contornos de goleada ao resultado. Aos 80 minutos, Angelino fez o 0-4. Por fim, aos 89 minutos, Emil Forsbger (foto), fez o 0-5 final. RB Leipzig é 2º e Schalke é 6º.
Foto: Getty Images/Bongarts/A. Grimm
Werder Bremen 0-2 Borussia Dortmund
Mais uma vitória do Dortmund e mais um golo de Erling Haaland. Os golos surgiram apenas na segunda parte. Minuto 52, Zagadou abriu o marcador para o Dortmund. Aos 66 minutos, Haaland (foto), fez o 0-2. O avançado norueguês de 19 anos leva agora nove golos em apenas seis jogos. Bremen é penúltimo, enquanto que o Dortmund é 3º.
Foto: Getty Images/Bongarts/J. Pollex
Borussia Mönchengladbach 1-1 Hoffenheim
Hoffenheim "roubou" um ponto nos últimos momentos do jogo. Matthias Ginter, aos 11 minutos, abriou o marcador para o Mönchengladbach. Quando parecia tudo decidido, Lucas Ribeiro, defesa brasileiro de 21 anos, empatou a partida em 1-1 (foto). Mönchengladbach é 4º e o hoffenheim é 7º da Bundesliga.
Foto: Reuters/T. Schmuelgen
Hertha Berlim 0-5 Colónia
Humilhação na capital alemã. Córdoba, aos quatro minutos, fez o 0-1. Aos 22 minutos, o avançado colombiano bisou e dobrou o marcador. Aos 37 minutos, Kainz fez o 0-3. Na 2ª parte, Kainz bisou e fez o 0-4. Mark Uth, aos 69 minutos, fechou o marcador em 0-5. Colónia subiu ao 13º lugar (menos um jogo). O Hertha fica no 14º lugar.
Foto: Imago Images/Contrast/O. Behrendt
Friburgo 0-2 Fortuna Düsseldorf
O Friburgo, uma das equipas que mais surpreendeu pela positiva, na primeira volta da Bundesliga, está em queda de rendimento. Nos últimos cinco jogos, venceu apenas uma partida. Em casa, perante o Düsseldorf, mais uma derrota. Aos 37 minutos, Hoffamnn abriu o marcador para o Düsseldorf. Já na 2ª parte, Erik Thommy fez o 0-2 final. Friburgo é 9º e Düsseldorf continua no 16º lugar da Bundesliga.
Foto: picture-alliance/dpa/T. Weller
Bayern Munique 3-2 Paderborn
Vitória pela margem mínima dos heptacampeões perante o último classificado da Bundesliga. O Bayern Munique marcou primeiro, por intermédio de Gnabry, aos 25 minutos. Aos 44 minutos, Srbeny empatou para o Padeborn. Já na 2ª parte, Lewandowski (foto), fez o 2-1 para a equipa da Baviera. Michel empatou para o Paderborn, aos 75 minutos. A dois minutos dos 90, Lewandowski deu a vitória aos líderes.