1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
FutebolAlemanha

Alemanha: Jogo de futebol suspenso devido a insulto racista

António Deus
20 de dezembro de 2021

A partida entre o MSV Duisburg e o VfL Osnabrück, da terceira divisão da Bundesliga, foi terminada pelo árbitro após gritos de macaco contra o jogador alemão Aaron Opoku.

MSV Duisburg - VfL Osnabrück Aaron Opoku
Foto: Revierfoto/dpa/picture alliance

Um jogo de futebol da terceira divisão da Alemanha foi abandonado no domingo (19.12), depois de um jogador ter sido vítima de gritos racistas por parte de um adepto. O árbitro Nicolas Winter parou inicialmente o jogo entre MSV Duisburg e VfL Osnabrück, após um dos jogadores visitantes do Osnabrück, Aaron Opoku, ter sofrido abusos racistas das bancadas.

Aos 33 minutos do primeiro tempo, a partida entre MSV Duisburg e VfL Osnabrück foi cancelada pelo árbitro Nicolas Winter, quando o placard estava 0-0. O jogador Aaron Opoku, do VfL Osnabrück, foi vítima de insultos, com gritos de macaco vindos da arquibancada. O suposto autor do ato foi identificado e retirado do estádio.

Estádio do DuisburgFoto: Revierfoto/dpa/picture alliance

"Houve um pontapé de canto para o VfL Osnabrück e depois ouvi sons de macaco vindos das arquibancadas", disse árbitro. 

A equipa de arbitragem reagiu imediatamente. "Vi como o jogador estava abalado", afirmou Winter. Em seguida, todos se dirigiram para o balneário para, segundo Winter, "cuidar do jogador".

"Eu disse que estamos aqui para protegê-lo", afirmou o árbitro. Um relatório especial será elaborado por Winter sobre o incidente

Visitantes sem condições de jogar

Devido ao incidente, a equipa visitante não se sentiu em condições de continuar a partida.

"Não podemos aceitar algo assim. Aaron está de rastos e não pode continuar em campo", disse o diretor administrativo do VfL Osnabrück, Michael Welling. Ao não continuar a partida, o clube também queria reforçar a mensagem de que "não aceitará situações como essa".  

De acordo com o árbitro, o jogador do MSV, Leroy Kwadwo, também foi vítima de insultos racistas.

Jogadores do MSV DuisburgFoto: Revierfoto/dpa/picture alliance

Apoio no estádio

Enquanto as equipas estavam nos balneários, muitos espectadores gritaram "fora nazis!" e a música anti-fascismo "Schrei nach Liebe", da banda Die Ärzte, tocou no estádio. 

"Só tivemos a oportunidade de pedir desculpas. Compreendemos perfeitamente a situação. Este é um ponto baixo na história do nosso clube", disse o porta-voz do MSV, Martin Haltermann. 

"A decisão é compreensível. Espero que esse seja o último aviso para os cabeças-ocas que ainda não entenderam", acrescentou.

As duas equipas pronunciaram-se na rede social Twitter sobre o acontecido.

"Jogo interrompido. Opoku sofreu insultos racistas. Incompreensível. Aaron, estamos contigo!! Fora nazis!", escreveu o VfL Osnabrück.

"A partida termina após o VfL Osnabrück não ter mais condições de competir. Compreendemos isso perfeitamente e encaramos a situação como ela é. Uma tarde amarga para o futebol em #Duisburg!", postou o MSV Duisburg.

"A partida termina após o VfL Osnabrück não ter mais condições de competir. Compreendemos isso perfeitamente e encaramos a situação como ela é. Uma tarde amarga para o futebol em #Duisburg!", justificou o Duisburg.

Saltar a secção Mais sobre este tema

Mais sobre este tema

Ver mais artigos