1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Homoíne pede o quem tem direito com a elevação a município

12 de agosto de 2023

Residentes de Homoíne, na província de Inhambane, estão esperançosos com a elevação da localidade a município. Os bairros têm problemas de iluminação e falta de água potável. Conselho empresarial pede desenvolvimentos.

Foto: Luciano da Conceição/DW

O Conselho de Ministros aprovou em 2022 a criação de doze novos municípios. E em Moçambique, a vila de Homoíne foi escolhida para se tornar um município. Os residentes locais esperam que a edilidade possa melhorar a vida dos cidadãos e dar mais oportunidades de emprego, depois das eleições de 11 de outubro de 2023.

O residente Luís Manjenje disse à DW que a elevação a município poderá ajudar no combate à erosão que condiciona a circulação de peões e viaturas.

"Acho que o município vai ajudar-nos, porque muitos aqui estamos a viver nos buracos e não conseguimos andar, porque aqui é uma zona baixa. Talvez o município vai conseguir fazer melhor", comentou.

Laura Samu Matsinhe, outra residente local, espera mais oportunidades de emprego. Para além disso, aguarda a instalação de serviços de energia elétrica e água nos bairros, duas carências que dificultam a qualidade de vida na região.

"Nós queremos emprego, energia e água, porque ainda não temos", explica. "Os jovens só ficam aqui a beber e a roubar porque não têm emprego. Mas se tiverem emprego ninguém vai roubar. Na nossa zona não temos energia e água", reitera.

Laura Samu Matsinhe, habitante localFoto: Luciano da Conceição/DW

Confiança no desenvolvimento

Milhares de cidadãos estão confiantes no desenvolvimento de Homoíne e esperam uma melhoria significativa das condições de vida locais. Cândido Nicolau, outro habitante, conta à DW as suas expectativas: "Nós todos estamos à espera que venha mudar as nossas vidas. Aqui em Homoíne temos falta de estradas e emprego para empregar os jovens".

Bipin Crasnacumar, presidente do conselho de empresários da vila de Homoíne, quer que o conselho municipal resolva os problemas básicos da região e que são essenciais à sobrevivência da população.

Além disso, pede a construção de novas infra-estruturas que possam trazer mais desenvolvimento ao futuro município.

"Temos muitos problemas por acaso, muitos bairros que estão com problemas de água; temos aqui problema de algumas infra-estruturas que deviam existir", conclui.

Moçambique: Fabrico de panelas dá novo rumo a jovens

01:50

This browser does not support the video element.