1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Indústria alemã em busca de quadros estrangeiros

27 de maio de 2011

A Alemanha precisa de mão de obra especializada, mas nem sempre é fácil recrutá-la no estrangeiro, devido a entraves burocráticas. O governo está consciente de que o recrutamento de estrangeiros terá que ser facilitado.

Zhengrong Liu fez carreira na Alemanha. Aos 35 anos já era chefe de recursos humanos da Lanxess, uma empresa com cerca de 15 mil empregados em todo o mundoFoto: Lanxess

Neste Contraste conta-se a história de Zhengrong Liu, um jovem chinês que veio para a Alemanha, para estudar pedagogia, ciências políticas e inglês.

Depois de concluido o curso universitário, Liu fez carreira na indústira alemã: hoje é chefe da seção de recursos humanos duma grande empresa química e é responsável por mais 15 mil funcionários da empresa em todo o mundo.

Porém, nem todos os estrangeiros com cursos universitários conseguem ter sucesso na Alemanha. Apenas cerca de 8% conseguem fazer carreira e ocupar cargos de chefia. A maior parte executa trabalhos que não correspondem à qualificação, segundo dizem os observadores do mercado de trabalho na Alemanha.

Um trabalho de Dennis Stute, adaptado e apresentado por António Cascais.

Jindam Shrikant, da Índia, ingressou numa empresa alemã especializada em técnica de impressãoFoto: picture-alliance/dpa
Saltar a secção Mais sobre este tema

Mais sobre este tema