1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Internacional suiço de origem cabo-verdiana jogará na Bundesliga

8 de julho de 2013

Gelson Fernandes já treina no Friburgo. Elogia a equipa alemã e o campeonato, onde espera conseguir estabilidade na carreira. Viveu até aos cinco anos em Cabo Verde, de onde recorda a alegria das pessoas de viver.

Gelson Fernandes, jogador do Friburgo
Gelson Fernandes, jogador do FriburgoFoto: picture-alliance/dpa/Georgios Keflas

O novo número quatro da equipa do Friburgo espera ter o forte apoio dos adeptos, quando entrar em campo, no arranque da próxima época da Bundesliga, o campeonato principal do futebol alemão.

O médio internacional suíço, de origem cabo-verdiana, já se encontra a treinar com o plantel da equipa, do sul da Alemanha, e participou no primeiro jogo de pré-época. A transferência foi acordada em junho com o Sporting Clube de Portugal.
“Estou feliz por estar aqui, um clube muito sério, muito bom. E vamos fazer muito esforço para fazer uma boa temporada”, promete Gelson que espera no campeonato alemão ter “um pouco de estatibilidade e calma na carreira”.

O Friburgo, que terminou na 5ª posição na época 2012/2013 da Bundelisga, não irá competir para os primeiros lugares do campeonato, segundo Gelson, mas para "conseguir a melhor classificação possível". A equipa espera "dar alegria aos fãs", diz o jogador.

Carreira internacional

Atleta experiente, de 26 anos, Gelson começou a carreira no Sion, na Suiça, em 2004, e já passou por vários campeonatos. Representou o Manchester City, no campeonato inglês, depois o Saint-Étienne, em França, seguindo-se o Chievo Verona e o Udinese, em Itália, e depois o Sporting Clube de Portugal, antes ter sido emprestado ao Sion.
A recente transferência de Gelson Fernandes permitiu o encaixe de 500 mil euros ao Sporting Clube de Portugal. O jogador chegou à equipa portuguesa na temporada 2012/2013, e tinha contrato até 2016.

Gelson considera que “foi bom” jogar no campeonato português, no entanto, admite: “o Sporting estava num momento desportivo e financeiro muito difícil e por isso não fiquei lá muito tempo".

Ao serviço da Suiça

Golo de Gelson ditou a vitória da Suiça frente à Espanha no Mundial de 2010Foto: AP
Pelo Sporting, Gelson Fernandes jogou contra o Basileia, da Suiça, para a Liga Europa, em novembro de 2012 (FC Basel 3 - 0 Sporting CP)Foto: Getty Images/Afp/Fabrice Coffrini

Na seleção suiça desde 2007, o médio já foi 42 vezes internacional pela equipa, em que destaca dois momentos em particular: “já fiz um campeonato europeu com a Suiça e também fiz o Mundial onde marquei um golo contra a Espanha e isso foi um momento importante”.

No Campeonato do Mundo de 2010, depois do golo contra a Espanha, Gelson Fernandes foi visto quase como um heroi na Suiça, no entanto, a seleção helvética não avançaria para os 16 avos de final do Mundial da África do Sul.

Estreia na Bundesliga

Dos campeonatos por onde passou, Gelson admite preferências: "gosto muito do campeonato inglês e acho que o alemão é também feito para mim e agora estou feliz por estar aqui”.

Estreante no futebol alemão, o jogador de origam cabo-verdiana diz que gosta do "ritmo, de jogar rápido, para a frente, de dar tudo no campo", características que lhe encaixam, confessa.

Sem querer divulgar o prazo do contrato, Gelson estará ao serviço do Friburgo, que na época passada terminou em quinto lugar e vai disputar a fase de grupos da Liga Europa.

A primeira partida do Friburgo, na época 2013/2014, será em casa do Bayer Leverkusen, a 10 de agosto.

Saudades de Cabo Verde

Nasceu na Praia, ilha de Santiago, em Cabo Verde, em 1986, mas aos 5 anos Gelson foi para a Suiça com os pais. Agora regressa ao arquipélago sempre que pode, nas férias porque: sente falta “da alegria das pessoas. Tenho os pais lá, a família, então claro que tenho saudes sim”.

Sobre a Alemanha, Gelson diz que conhece ainda pouco, mas admira “a paixão das pessoas pelo futebol”.

Gelson Fernandes comemora golo pelo Chievo (fevereiro de 2011)Foto: Getty Images/Afp/Giuseppe Cacace

Internacional suiço de origem cabo-verdiana jogará na Bundesliga

This browser does not support the audio element.

Saltar a secção Mais sobre este tema

Mais sobre este tema

Ver mais artigos