Inundações na Alemanha: Antes e depois da catástrofe
19 de julho de 2021Nas primeiras horas de quinta-feira (15.07), o rio Ahr tornou-se numa enorme corrente que dominou a pequena Schuld. Situada num vale estreito na região de Eifel, no estado da Renânia-Palatinado, a aldeia de Schuld foi um dos primeiros locais atingidos pelas cheias. Quase metade das casas da vila foram destruídas.
Antes das cheias, a aldeia de 700 pessoas era um local calmo, frequentado na sua maioria por caminhantes e alguns motociclistas a caminho da vizinha Nürburgring.
Blessem, um bairro da cidade de Erftstadt situada no distrito de Rhein-Erft-Kreis a oeste de Colónia, foi completamente encerrada depois de o rio Erft ter inundado ruas e casas, submergindo carros e transformando árvores em palitos de fósforos flutuantes. A inundação foi tão extensa que uma pedreira de cascalho se rompeu. Edifícios e partes de um castelo desmoronaram.
Uma imagem do Google Earth de Blessem antes das inundações mostra campos, uma rua, e casas onde o solo cedeu.
A cidade de Altenahr, no Vale de Ahr, foi também duramente atingida pelas cheias. Após chuvas torrenciais que provocaram o transbordamento do rio Ahr, normalmente baixo, nada o impediu de inundar as ruas e cidades circundantes.
Uma vista aérea de Altenahr, que fica a sul de Bona, no estado da Renânia-Palatinado, mostra a espantosa extensão das cheias.
Antes das cheias terem atravessado o vale nas primeiras horas do dia 15 de julho, Altenahr era uma cidade idílica ao longo do rio.
Mais além, ainda no rio Ahr, a cidade de Dernau foi também inundada.
Antes das inundações, Dernau era mais conhecida pelo seu cenário pitoresco próximo das vinhas íngremes.
Bad Münstereifel, uma cidade da região do Eifel a sudoeste de Colónia, também foi devastada pelas cheias. A pitoresca zona do centro da cidade atrai normalmente pessoas da região para as compras.
Agora, as águas inundaram os edifícios antigos e invadiram as ruas da cidade.