Desde Maradona que os napolitanos não venciam o "Scudetto". Osimhen e Kvaratskhelia foram os grandes protagonistas do terceiro título de campeão na história do Nápoli.
Publicidade
O Nápoli é campeão de Itália! O jejum de 33 anos terminou esta noite em Udinese, após empate 1-1 num jogo a contar para a 33ª jornada da Serie A.
Época quase perfeita
O Nápoli está a terminar aquela que foi uma época história. Para além do terceiro "Scudetto" conquistado na história do clube, os italianos também chegaram longe na Liga dos Campeões, aos quartos de final, pela primeira vez. A equipa comandada por Luciano Spalletti praticou um futebol ofensivo, agressivo e com nota artística.
E os resultados foram impressionantes. Na primeira metade desta época, o Nápoli chegou a somar 17 jogos sem conhecer o sabor da derrota, "caindo" apenas em Liverpool para a fase de grupos da Liga dos Campeões (já estava apurado para os oitavos de final).
No que toca aos rivais diretos na luta pelo título, o Nápoli derrubou todos (Juventus, AC MIlan, Inter Milão) e deixou bem claro em campo que iria ser campeão.
Dupla de sonho
Khvicha Kvaratskhelia e Victor Osimhen formaram uma das duplas mais temidas do futebol europeu. O extremo da Geórgia, de apenas 22 anos, chegou no verão de 2022 proveninente do Dinamo Batumi, por 11,5 milhões de euros.
Passados dez meses e 37 jogos, Kvaratskhelia somou 14 golos e 16 assistências. Hoje, vale 85 milhões de euros e apesar de já ter renovado contrato, a imprensa internacional escreve que o jovem georgiano é cobiçado pelas principais equipas europeias.
Victor Osimhen é homem-golo deste Nápoli histórico. O avançado nigeriano de 24 anos fez uma época assombrosa. Em 34 jogos, soma 27 golos e cinco assistências.
Liga dos Campeões | Quartos de final: As oito melhores equipas da Europa
AC Milan, Benfica, Bayern Munique, Chelsea, Inter Milão, Manchester City, Nápoli e Real Madrid estão apurados para a próxima fase.
Foto: Antonio Calanni/AP/picture alliance
Bayern Munique
Percurso 100% vitorioso esta época na Liga dos Campeões. Mesmo sem Robert Lewandowski, este é um dos planteis mais completos da história do clube alemão.
Foto: Nderim Kaceli/ZUMA/IMAGO
Real Madrid
Os "senhores Liga dos Campeões" são eternos candidatos ao título. Depois de eliminarem o LIverpool, o Real Madrid é sério favortio a revalidar o título.
Foto: Federico Titone/AA/picture alliance
Manchester City
É o título mais desejado pelo Manchester City. Erling Haaland poderá ser o toque que faltava à equipa inglês. Tornou-se o jogador mais jovem de sempre a marcar 30 golos e o mais rápido de sempre a chegar a tal marca na lIga dos campeões.
Foto: Dave Thompson/AP Photo/picture alliance
Nápoli
É uma das equipas mais espetaculares do futebol europeu. Com 18 pontos de vantagem na liderança da Serie A, o Nápoli é um "outsider" muito sério a chegar à final da Liga dos campeões.
Foto: Gribaudi/ImagePhoto/IMAGO
Chelsea
Depois de investir mais de 300 milhões de euros no mercado de Inverno, o Chelsea finalmente encontrou o caminho das vitórias. Eliminou o Borussia Dortmund nos oitavos de final e tem muito talento à solta capaz de fazer estragos na Liga dos Campeões.
Foto: Alastair Grant/AP/picture alliance
Sport Lisboa e Benfica
Grande caminhada do Benfica na Liga dos Campeões. Tudo começou na pré-eliminatória, até passar pela Juventus e PSG. Nos oitavos de final, passeou por cima do Club Brugge.
Foto: Valter Gouveia/NurPhoto/IMAGO
Inter Milão
"Sobreviveu" num grupo onde tinha o Bayern Munique e Barcelona. Nos oitavos de final, voltou a sobreviver ao FC Porto, segurando um resultado de 1-0. Está longe do rendimento que mostrou o ano passado, mas traz consigo o ADN do futebol italiano: defender bem e sinismo a atacar.
Foto: Luca Bruno/AP/picture alliance
AC Milan
Com o veterano Ibrahimovic e a estrela em ascenção, Rafael Leão, o AC Milan não vive um bom momento de forma e lutou muito frente ao Tottenham para chegar aos quartos de final. LOnge de poder renovar o título de campeão italiano, a aposta será chegar longe na prova milionária.