1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Jacob Zuma, o favorito nas presidênciais apesar das polémicas

10 de abril de 2009

As atenções do mundo estão viradas para a África do Sul, onde, no dia 22 de Abril, realizam-se eleições legislativas e presidênciais. Afinal quem é Jacob Zuma?

O candidato às presidênciais leva na sua bagagem uma passado bastante manchado apesar de ter sido inocentado pelos tribunais em casos de corrupção e assédio sexual.Foto: picture-alliance/dpa

Tudo indica que Jacob Zuma será o próximo presidente da África do Sul. Mas não existe consenso entre os sul-africanos, os observadores políticos e os economistas, se isso é bom ou mau. Zuma polariza mais do que qualquer um dos seus predecessores. Para os adeptos, trata-se de um «homem do povo», carismático e popular. Os críticos acusam-no de nepotismo e populismo. Zuma pertence à etnia zulu e pretende quebrar o monopólio xhosa na presidência. Será que como presidente dará seguimento ao processo de reconciliação nacional? Numa viagem as origens de Zuma soubemos do sua infância difícil como pastor e mais tarde como combatente do apartheid. Até que ponto isto joga em seu favor?

Saltar a secção Mais sobre este tema