Jogador do Dortmund alvo de racismo em jogo contra Schalke?
mc | AFP | DPA
20 de outubro de 2020
O clube alemão Schalke 04 está a investigar alegados abusos racistas contra Youssoufa Moukoko, do Borussia Dortmund, durante o último jogo entre os rivais. O prodígio de 15 anos está prestes a estrear-se na Bundesliga.
Publicidade
Na Alemanha, o último jogo de futebol de sub-19 entre o Schalke 04 e o Borussia Dortmund terminou envolto em polémica.
O Schalke 04 comunicou esta terça-feira (20.10) que está a fazer uma "investigação exaustiva" para identificar os adeptos que terão proferido ameaças de morte e insultos racistas contra o jovem-prodígio do Dortmund, Youssoufa Moukoko, de 15 anos.
"O Schalke 04 avaliou o material áudio e vídeo do jogo e está agora a trabalhar intensamente na identificação das pessoas responsáveis", afirmou o clube em comunicado. Como foram vendidos apenas 300 bilhetes para o jogo, devido às restrições do coronavírus, o clube espera encontrar os autores.
Moukoko, nascido nos Camarões, marcou um hat-trick para selar uma vitória por 3-2 sobre os rivais do Dortmund no jogo de juniores em Gelsenkirchen, no domingo (18.10).
"Estou orgulhoso de ter nascido com esta cor de pele e estarei sempre orgulhoso", publicou Moukoko numa história da rede social Instagram com a hashtag "Black Lives Matter".
Schalke desculpa-se por atitudes de adeptos
Nas redes sociais, foram vários os futebolistas que mostraram apoio a Moukoko. O avançado do Dortmund Erling Haaland, o defesa central do Bayern de Munique Jérôme Boateng e o defesa do Chelsea Antonio Rüdiger são alguns exemplos.
Também o diretor desportivo do Schalke, Jochen Schneider, contactou o Dortmund para pedir desculpa a Moukoko. "O que aconteceu deve ser condenado nos termos mais fortes possíveis", disse Schneider, acrescentando que a atitude dos adeptos está assente em "crenças que algumas pessoas na sociedade ainda consideram aceitáveis".
Günter Distelrath, vice-presidente da Federação de Futebol alemã, quer que sejam tomadas medidas contra os culpados. "Gostaria de receber um sinal claro", acrescentou, dizendo que "os insultos contra Youssoufa Moukoko são intoleráveis e absolutamente inaceitáveis".
Rumo à equipa B dos seniores
Moukoko tem conquistado recordes de pontuações no futebol juvenil alemão e pode reivindicar outro marco caso se estreie na Bundesliga depois de completar 16 anos no próximo mês. O jogador já treinou com o plantel sénior do Dortmund.
Moukoko poderá ainda tornar-se o jogador mais jovem da história da Liga dos Campeões no final de novembro, uma vez que o Dortmund diz que irá adicionar Moukoko à sua lista 'B' para os jogos.
Do show de Neymar ao isolamento de Cristiano Ronaldo
O futebol viu um pouco de tudo nos jogos das seleções. Neymar supera "Fenómeno" e entra para a história da "canarinha". Ronaldo foi afastado antes do duelo de Portugal com a Suécia. E Moçambique soma a segunda derrota.
Foto: Reuters/M. Dalder
Neymar é o 2º melhor marcador da história da seleção brasileira
Neymar tem vindo a assumir as despesas da seleção canarinha. Na 2.ª jornada do apuramento para o Mundial de 2022, o jogador do PSG marcou 3 golos, na vitória do Brasil frente ao Peru, por 4-2. Neymar passa a ter 64 golos. Ultrapassou Ronaldo "Fenómeno" como o 2º melhor marcador da história do Brasil e está a 13 golos de Pelé. Em 2 jogos, Ney assinou 3 golos e 2 assistências.
Foto: Reuters/C.G. Rawlins
Gnabry fez 14.º golo na seleção alemã com "toque mágico"
Serge Gnabry nasceu em Stuttgart, na Alemanha, mas tem origens da Costa do Marfim. O jogador do Bayern, de 25 anos, marcou 14 golos em 15 jogos pela seleção alemã, que empatou 3-3, na terça-feira, com a Suíça. O "toque mágico" do craque aos 60 minutos para o terceiro golo dos germânicos corre mundo. A Alemanha está no Grupo 4 da Liga das Nações. Gnabry fez 3 golos em 3 jogos da Bundesliga 20/21.
Foto: Markus Gilliar/GES/picture-alliance
Ronaldo em isolamento devido à Covid-19
Portugal enfrenta esta quarta-feira (14.10) a Suécia, no estádio José Alvalade, em Lisboa, em jogo a contar para a quarta jornada da Liga das Nações. A grande novidade é a ausência do capitão luso, Cristiano Ronaldo, infetado com Covid-19. Ronaldo é o terceiro jogador de Portugal infetado com a Covid-19, depois de José Fonte e Anthony Lopes. Os três jogadores estão afastados da seleção das quinas.
Foto: Thibault Camus/AP/picture-alliance
Espanha de Ansu Fati derrotada
A seleção espanhola, com Ansu Fati a titular, perdeu por 1-0 com a Ucrânia na 4ª jornada da Liga das Nações. O jogador do Barcelona, de 17 anos, fez o 4º jogo pela Espanha e conta com um golo na seleção. O jogador de origem guineense foi considerado melhor jogador do mês de setembro em Espanha e é o melhor marcador de LaLiga com 3 golos em três jogos e uma assistência.
Foto: picture-alliance/AP Photo/B. Armangue
Nova Zelândia anula particular com Inglaterra face ao aumento de casos
A Nova Zelândia decidiu não disputar o jogo particular com Inglaterra, previsto para 12 de novembro, em Wembley, devido às "complicações" existentes com a evolução da pandemia de Covid-19. O presidente da Federação de Futebol, Andrew Pragnell, justificou a recusa em viajar para Inglaterra face "às restrições atualmente em vigor", bem como o "crescente aumento de casos de Covid-19 na Europa".
Foto: Reuters/K. Pfaffenbach
Moçambique com dois jogos e duas derrotas
Depois da derrota diante da Guiné-Bissau por 1-0, a seleção moçambicana de futebol voltou a perder contra Angola, por 3-0, com dois golos de Mateus e um de Gelson Dala, em jogo de preparação disputado em Rio Maior, Portugal. As duas seleções preparam a fase de qualificação da CAN2021, que está prevista retomar em novembro, depois de ter sido interrompida em março, devido à pandemia de covid-19.