Jogadores guineenses sofrem intoxicação em Marrocos
Lusa
6 de outubro de 2021
25 jogadores da seleção da Guiné-Bissau e a equipa técnica tiveram vómitos e diarreia, tendo sido levados para o hospital, disseram à DW fontes oficiais dos "Djurtus". A partida desta quarta-feira pode ser cancelada.
Publicidade
Tudo aconteceu logo após o jantar da comitiva num hotel, em Rabat, Marrocos, onde a Guiné-Bissau deverá defrontar na noite desta quarta-feira (06.10) a seleção marroquina no jogo duplo do Grupo I da fase de qualificação para o Mundial de Qatar2022.
"Após o jantar, começaram a sentir um mal-estar que veio com vómitos e diarreia. Rapidamente a situação piorou ao ponto de alguns elementos da comitiva terem de ser levados a um hospital próximo", tendo alguns inlcusive "vomitado sangue", disse o responsável da comunicação da federação de futebol, Valdumar Tchongo, que está a acompanhar a caravana guineense.
"É tudo muito estranho o que está a acontecer na casa do adversário. Porque nós que não jantamos no mesmo hotel que os jogadores, estamos todos bem. Com esta situação não sei se os jogadores estão em condições de jogar logo à noite", disse à DW Tchongo.
Equipa poderá faltar jogo
O presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Carlos Teixeira, disse hoje à agência de notícias Lusa que a seleção de futebol do país poderá faltar ao jogo desta noite.
"Nestas condições, não vou mandar os jogadores para o campo, seria um ato criminoso da minha parte", afirmou Carlos Teixeira, num contacto telefónico a partir de Marrocos.
"Tirando Alfa Semedo e um ou outro, todos os jogadores estão com diarreia e vómitos. Assim não dá", observou o presidente da Federação guineense de futebol.
Carlos Teixeira disse que estava a tentar contactar o comissário do jogo, de nacionalidade serra-leonesa, o que ainda não conseguira, para lhe comunicar a situação. O presidente da federação guineense de futebol já informou as autoridades do seu país.
A Guiné-Bissau lidera o grupo I com 4 pontos, mais um que os marroquinos.
Qualificações para o Mundial Qatar 2022
As seleções da Alemanha, Portugal, Espanha, Inglaterra e Itália na zona europeia lideram os grupos da fase de qualificação ao Mundial Qatar-2022. Na zona africana, Moçambique, Cabo Verde e Angola estão em “queda livre”.
Foto: Matthias Koch/imago images
Islândia 0 – Alemanha 4
Em partida da sexta jornada, do grupo J, das qualificações para o Mundial de Futebol – FIFA Qatar 2022, a Alemanha foi à Islândia vencer os donos da casa por 0-4. Os golos dos alemães foram marcados por Sergi Gnabry, aos 4 minutos da primeira parte, Antonio Rudiger, aos 24 minutos, Lory Sané aos 56 minutos e Timo Werner aos 89.
Foto: Matthias Koch/imago images
Azerbaijão 0 – Portugal 3
No grupo A Portugal continua imparável. A turma das quinas soma 13 pontos em seis jornadas, fruto de quatro vitórias e um empate. Na última jornada, a equipa portuguesa bateu o Azerbaijão por 3-0. Palhinha (15´), Bernardo Silva (26´) e André (31´), foram os heróis de Portugal no jogo da última terça-feira (07.09).
Foto: Pedro Fiuza/NurPhoto/picture alliance
Itália 5 – Lituânia 0
O campeão europeu em título, a Itália, impôs “uma mão cheia”, nesta quarta-feira (08.09) à Lituânia em partida da sexta jornada do grupo C. Com esta vitória os italianos esticaram a distância pontual para seis (6) com o segundo classificado do grupo – Suíça.
A Inglaterra, que lidera o grupo I para a zona EURO com 16 pontos, empatoum esta quarta-feira (08.09), por uma bola diante da Polónia, do atacante do Bayern de Munique Robert Lewandowski.
Foto: Catherine Ivill/Getty Images
Kosovo 0 – Espanha 2
A Espanha levou de vencida, na quarta-feira (08.09), o Kosovo por duas bolas sem resposta e cimentou a sua liderança do grupo B com 13 pontos, mais quatro do que o segundo classificado, a Suécia.
Foto: Laurence Griffiths/REUTERS
Malawi 1 - Moçambique 0
Depois do empate a zero, na primeira jornada, com seleção costa-marfinense, Moçambique perdeu, na última terça-feira (07.09), contra o Malawi, por 1-0. Com esta derrota, os Mambas caem para o último lugar do grupo D, com apenas um ponto. Agudizam-se as críticas sobre a má prestação do conjunto moçambicano. No mesmo grupo, a Costa de Marfim bateu os Camarões por 2-1.
A seleção da Guiné-Bissau venceu, na última terça-feira (07.09), por 2-4 a turma do Sudão, em partida da segunda jornada do grupo I das qualificativas, zona africana para o Mundial do Qatar 2022. Foi a única seleção lusófona em África a conseguir uma vitória, nesta jornada, sendo que as seleções de Moçambique (grupo D), Angola (grupo F) e Cabo Verde (grupo C) saíram derrotadas.