Jovane Cabral disponível para representar Cabo Verde
21 de maio de 2021
Apesar de ter dado um não a Cabo Verde em várias ocasiões, o extremo do Sporting poderá representar o seu país nas eliminatórias para o Mundial2022 e na fase final da CAN. Jovane vive o melhor momento da sua carreira.
Publicidade
O extremo esquerdo do Sporting Clube de Portugal, campeão nacional, deverá mesmo representar a seleção cabo-verdiana de futebol nos jogos de preparação dos "tubarões azuis", antes de disputar, entre os meses de setembro próximo e março de 2022, a qualificação para o Mundial de Futebol 2022, com realização prevista no Qatar de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022.
Cabo Verde integra o Grupo C com a Nigéria, República Centro Africana e Libéria. Os cabo-verdianos estão também apurados pela terceira vez na história para a fase final da Taça das Nações Africanas (CAN), que terá lugar em janeiro de 2022, nos Camarões.
Para garantir a presença nas altas competições a nível das seleções, o selecionador cabo-verdiano Pedro "Bubista" Leitão pretende convencer Jovane Cabral, que tem também a nacionalidade portuguesa, a aceitar jogar por Cabo Verde. Jovane não entrou nas escolhas do selecionador português Fernando Santos para o Euro20, a realizar-se no próximo mês, segundo avançaram à DW África fontes próximas do treinador cabo-verdiano.
"Jovane Cabral disse-nos que já está disponível para representar a seleção nacional nos próximos jogos. Diz que estará pronto como qualquer outro cabo-verdiano", garantiu o selecionador em entrevista à Rádio de Cabo Verde (RCV).
De Assomada para o Sporting
Jovane Cabral, natural da cidade de Assomada, no conselho de Santa Catarina, interior da Ilha cabo-verdiana de Santiago, já jogou uma vez pela seleção AA de Cabo Verde, num jogo particular frente ao Luxemburgo, em março de 2017, quando tinha apenas 18 anos. Desde então mostrou-se sempre indisponível para participar em jogos oficiais.
Publicidade
Ao festejar o título de campeão de Portugal, no Estádio Alvalade, em Lisboa, em 11 de maio, Jovane Cabral cobriu-se com a bandeira de Cabo Verde. "Ele é cabo-verdiano como qualquer um de nós. Fiquei feliz com o gesto dele, porque se sente cabo-verdiano", disse "Bubista" citado pelo Inforpress de Cabo Verde.
Há seis anos, Jovane Cabral representava o Desportivo de Nhagar (Assomada), quando foi contratado para representar os juniores do Sporting na época desportiva 2013/14. Na presente temporada, fez uma época excecional, ajudando o Sporting a ganhar o campeonato português pela primeira vez em 19 anos. O jogador de 22 anos marcou cinco golos em 24 jogos, e teve quatro assistências. Jovane, que entrou no onze ideal da época da Liga portuguesa, conquistou também na sua carreira a Taça de Portugal e duas Taças da Liga.
Liga Europa: Villarreal vs. Manchester United será a grande final
É a primeira vez que a equipa espanhola chega à final da competição e vai medir forças com o vencedor da edição de 2016/17. Final joga-se a 26 de maio no Stadion Miejski (Polónia) com até 9.500 adeptos nas bancadas.
Foto: picture alliance/empics/A. Davy
Viagem inesquecível
É a primeira vez que o Villarreal chega à final da Liga Europa e até de uma competição europeia. O condutor e o guia desta grande viagem é Unai Emery. O técnico espanhol, já "batido" nestas andanças, chega à quinta final da carreira. Perdeu apenas uma, em 2018, sob o comando do Arsenal (1-4 vs. Chelsea), equipa que eliminou este ano. Coisas da vida...
Foto: Charlotte Wilson/dpa/picture alliance
Arsenal 0-0 Villarreal (1-2 agg.)
Depois do golo conseguido em Espanha, o Arsenal precisava de apenas marcar um golo e não sofrer para seguir em frente. Mas esse "apenas" nunca chegou. Aubameyang (foto) foi o grande protagonista pelo azar que teve. Duas bolas nos postes da baliza do Villarreal. O "submarino amarelo" afugou o tanque ofensivo dos "gunners" e segue para a final!
Foto: Alastair Grant/AP/picture alliance
Gerard Moreno
É o melhor jogador do Villarreal. O avançado espanhol de 29 anos está a fazer a época mais prolífera da carreira. Em 41 jogos oficiais, Moreno soma 26 golos e nove assistências. Na Liga Europa, são seis golos em onze jogos.
Foto: Adrian Dennis/AFP/Getty Images
AS Roma 3-2 Manchester United (5-8 agg.)
Grande eliminatória! Depois da derrota por 6-2 na primeira mão, o Roma, de Paulo Fonseca, precisava de marcar quatro golos e não sofrer para seguir em frente. Os romanos até ganharam o jogo, mas o United impediu o sonho italiano. Cavani (foto) bisou na partida. Dzeko, Cristante e um autogolo de Alex Telles deram a vitória do Roma, que fica pelo caminho. United segue para a 2ª final na prova.
Desde que entrou no United, em janeiro de 2020, Bruno Fernandes tem sido o jogador mais importante da equipa. Esta época, Bruno soma 26 golos e 17 assistências em 53 jogos. Está cada vez mais completo e é um dos indiscutíveis para Ole Gunnar Solskjær.
Foto: Paolo Bruno/Getty Images
Edison Cavani
Foi uma das maiores novelas no mercado de transferências do verão passado. Cavani foi dado como certo em vários clubes, mas aterrou apenas em Manchester para jogar no United. Pedia-se golos ao uruguaio de 34 anos e Cavani não desiludiu. 14 golos e cinco assistências em 34 jogos oficiais esta época.