Presidente da FIFA é alvo de processo criminal na Suíça
mjp | com agências
30 de julho de 2020
Em causa estão alegados "encontros secretos" entre Gianni Infantino e o procurador-geral da Suíça, Michael Lauber, durante investigações à corrupção na Federação Internacional de Futebol.
Publicidade
Um procurador especial nomeado para investigar as relações entre o procurador-geral da Suíça, Michael Lauber, e o presidente da FIFA, Gianni Infantino, abriu um processo criminal contra o líder do futebol mundial e requereu aprovação para abrir também os procedimentos contra Lauber.
Na semana passada, o procurador suíço, suspeito de conluio com Infantino após encontros com o presidente da FIFA, apresentou a sua demissão, apenas alguns minutos antes de um tribunal federal confirmar as alegações de que Michael Lauber encobriu uma reunião com Gianni Infantino e mentiu aos seus supervisores enquanto o seu gabinete investigava suspeitas de corrupção em torno da FIFA.
A decisão surgiu na sequência de um recurso apresentado por Lauber contra sanções por má conduta, em março. O processo disciplinar interno do Ministério Público suíço centrou-se num encontro que Lauber teve em junho de 2017 com Infantino num hotel em Berna. Ambos afirmaram não se recordar da discussão que tiveram naquela que era a sua terceira reunião no espaço de 15 meses.
Indícios de crime
As reuniões tiveram lugar em 2016 e 2017, quando as autoridades de justiça investigavam, entre outros casos, a forma como a Rússia e o Qatar tinham conquistado o direito de sediar os Mundiais de 2018 e 2022, respetivamente.
"Com base na experiência de vida geral, um caso como este, de amnésia coletiva, é uma aberração", diz a sentença do tribunal da semana passada.
Esta quinta-feira (30.07), autoridades suíças anunciaram que o procurador especial Stefan Keller, nomeado no início de julho para rever as queixas contra Lauber, Infantino e outros envolvidos, encontrou indícios de conduta criminal relacionadas com os encontros. "Isto diz respeito ao abuso de cargos públicos, violação de sigilo, apoio aos infratores e incitamento a estes atos", disse o grupo de vigilância AB-BA que supervisiona a Procuradoria-Geral suíça, em comunicado.
Tanto o procurador suíço como o presidente da FIFA negaram as acusações. A FIFA ainda não se pronunciou sobre a abertura do processo contra o seu presidente, mas nunca negou os encontros entre os dois homens, afirmando estar "pronta a colaborar com o sistema judicial suíço".
Bundesliga: Os protagonistas de 2019/20
Terminou a 57ª edição do principal campeonato de futebol na Alemanha. O Bayern Munique sagrou-se octacampeão, mas não foi o único destaque desta temporada. Confira quem marcou mais uma época no futebol alemão.
Foto: Reuters/K. Pfaffenbach
Melhor Jogador: Robert Lewandowski
Indíscutivel, irrepreensível, mas não irrepetível. Robert Lewandowski foi nomeado o melhor jogador da Bundesliga 2019/20. 31 jogos, 34 golos e quatro assistências. Nomeação para a conquista da Bola D´Ouro?
Foto: picture-alliance/Preiss/Witters
Melhor Jogador Jovem: Alphonso Davies
Alphonso Davies chegou ao Bayern Munique no dia 1 de janeiro de 2019. Passado época e meia, o jogador canadiano conquistou o lugar no poderoso Bayern Munique. Com três golos, quatro assistências, recorde de pico de velocidade (36.5 km por hora) e 29 jogos realidados, Davies ganhou a corrida a nomes como Erling Haaland ou Marcus Thuram.
Foto: picture-alliance/Newscom/P. Terry
Melhor Treinador: Hansi Flick
De treinador-adjunto de Niko Kovač, a bater recordes na Bundesliga. Que percurso o de Hansi Flick. 27 vitórias em 29 jogos oficiais. Com média superior a 2.7 pontos por jogo, é um novo recorde na Bundesliga.
Foto: Reuters/M. Hangst
Melhor Marcador: Robert Lewandowski
34 golos em 31 jogos. O avançado polaco fez a melhor época de sempre na Bundesliga. Marcou a todos os 17 clubes adversários do Bayern Munique na Bundesliga. O polaco ficou a apenas seis golos do recorde de Gerd Müller (40 golos). Lewandowski é o 3º melhor marcador da história da Bundesliga, com 236 golos em 321 jogos (1º Gerd Müller, 365 golos e 2º Klaus Fischer, 268 golos).
Foto: Getty Images/Bongarts/A. Hassenstein
Mais assistências: Thomas Müller
O novo "rei" das assistências na Bundesliga. Thomas Müller estabeleceu um novo recorde de passes para golo numa só época - 21. Grande temporada de Müller que, no início da época, nem contava para Niko Kovač.
Foto: Reuters/A. Gebert
Maior número de defesas: Yann Sommer
O guarda-redes do Borussia Mönchengladbach é um verdadeiro relógio suíço. Sommer foi um dos principais responsáveis pelos 40 golos sofridos do Mönchengladbach - a 3ª melhor defesa da Bundesliga -, somando 126 defesas. Um média aproximada de quatro defesas por jogo.
Foto: picture-alliance/dpa/M. Becker
Melhor percentagem de passe: Sven Bender e Nico Elvedi
É um dos pilares do Bayer Leverkusen e um dos veteranos da Bundesliga, com 247 jogos na carreira. Sven Bender, defesa polivalente, partilha o prémio com Nico Elvedi, do Gladbach, de melhor percentagem de passes efetuados com sucesso. 95%!
Foto: AFP/I. Fassbender
Posse de bola e distância percorrida: Joshua Kimmich
Figura incontornável do sucesso do Bayern Munique. Kimmich tirou as dúvidas quanto a quem é o melhor médio defensivo da Bundesliga. O jogador alemão, que sempre jogou a defesa-direito, é hoje o responsável pelos equílibrios do Bayern Munique. Quatro golos, nove assistências, maior percentagem posse de bola e mais quilómetros percorridos da Bundesliga. Acha que há melhor? Ficamos à espera...
Foto: picture-alliance/firo Sportphoto/J. Fromme
Defesa menos batida: Bayern Munique
Os octacampeões sofreram 32 golos. Apenas mais um golo consentido em relação à época passada. Manuel Neuer continua em grande forma e apesar do setor defensivo ter sofrido várias lesões de longa duração, o guardião alemão manteve o controlo da defesa dos campeões nacionais, conseguindo 15 jogos sem sofrer golos.
Foto: imago images/opokupix
Ataque mais concretizador: Bayern Munique
100! Três digitos de golos marcados pelo Bayern Munique, apenas na Bundesliga. Robert Lewandowski, com 34 golos marcados, fez 1/3 dos golos dos "bávaros" na Bundesliga. Este registo dá ao Bayern Munique uma média de três golos por jogo. O melhor registo de golos pertence ao próprio Bayern Munique, em 1971/72, com 101 golos marcados.