A DFL pondera adotar em breve o sistema de "play-offs" para decidir o campeão da Bundesliga. A ideia, segundo a nova CEO da DFL, Donata Hopfen, é criar mais "emoção" e quebrar a "hegemonia" do Bayern Munique.
Publicidade
A recém-eleita presidente da Liga Alemã de Futebol (DFL), Donata Hopfen, defende a necessidade de introduzir o sistema de "play-offs" no campeonato alemão de futebol, a Bundesliga, para decidir quem é o campeão.
"É claro que o campeonato seria mais atraente se tivesse mais competição no topo", afirma a dirigente de 45 anos em entrevista ao jornal alemão "Bild", acrescentando que "se os 'play-offs' nos ajudarem, então vamos falar sobre 'play-offs'".
Com esta proposta, Hopfen tenta encontrar soluções para quebrar a monotonia e "invencibilidade” do Bayern de Munique, campeão alemão com nove títulos consecutivos e que caminha já para o décimo título na presente época (2021-2022).
No entender da nova CEO da DFL, "a Bundesliga seria mais excitante se o Bayern Munique não se tornasse campeão alemão todos os anos. O produto seria, por conseguinte, melhor".
Mesmo assim, clarifica Donata Hopfen, "não nos podemos esquecer de que o Bayern tem feito um grande trabalho nos últimos anos, e o sucesso deles, sobretudo na Liga dos Campeões, trouxe-lhes esta enorme vantagem sobre os restantes a nível financeiro”.
Publicidade
Bayern de Munique aberto
O presidente do clube bávaro, Oliver Kahn, já reagiu favoravelmente à proposta da nova líder da DFL.
"Acho emocionante pensar em novos modelos", afirma Kahn, citado pelo jornal Kicker. "Um formato na Bundesliga com semifinais e finais significaria emoção para os adeptos. Então, faz sentido ponderar essa ideia. Nós, do Bayern Munique, estamos sempre abertos a novas ideias", acrescentou a antiga estrela do clube.
Apesar da abertura do Bayern, outros clubes da Bundesliga e muitos amantes do futebol alemão mostram-se cépticos em relação à proposta da introdução dos "play-offs".
A aliança alemã de adeptos "Unsere Kurve" defende que, ao invés de se discutir a introdução dos 'play-offs', seria melhor "enfrentar os problemas reais que conduzem à falta de concorrência no topo".
"Não necessitamos de novos formatos e concursos que dêem mais dinheiro no futebol, através de ainda mais marketing”, escreveu a associação. Segundo a entidade, para melhorar a competitividade da Bundesliga são necessários regulamentos que "assegurem uma melhor distribuição financeira aos participantes da prova".
As medidas incluiriam uma distribuição mais equitativa dos direitos de radiodifusão, bem como "a introdução de um 'fair-play' financeiro nacional", refere a "Unsere Kurve", para quem é fundamental a definição de um "tecto salarial" no futebol e a prevenção de investimentos múltiplos.
Bundesliga | Jornada 21: Bayern de Munique consolida liderança com vitória maiúscula
Bayern de Munique mostra sua força e mantém o tabu frente ao RB Leipzig na Allianz Arena. Colónia e Frankfurt conquistam vitórias importantes e voltam a sonhar com ligas europeias, enquanto o Estugarda segue na crise.
Foto: Michaela Rehle/AFP/Getty Images
Bayern de Munique 3-2 RB Leipzig
Em jogaço de cinco golos, o Bayern de Munique mostrou sua força ofensiva e consolidou sua liderança no futebol alemão. De quebra, manteve o tabu de nunca ter perdido para o RB Leipzig na Allianz Arena. Os Touros Alados chegaram por duas vezes ao empate, mas os erros na saída de bola custaram caro. Os golos foram marcados por Müller, André Silva, Lewandowski, Nkunku e autogolo de Gvardiol.
Foto: Roger Petzsche/Picture Point LE/imago images
Estugarda 2-3 Eintracht Frankfurt
O Estugarda anda a passos largos rumo à despromoção, após apenas duas épocas na primeira divisão. Dos últimos seis jogos, o Estugarda perdeu cinco e empatou sem golos com o lanterna Greuther Fürth. Muitas lesões no setor ofensivo, mas também problemas nos bastidores têm prejudicado o rendimento em campo. A única boa notícia: o avançado Sasa Kalajdzic voltou a balançar as redes.
Foto: Christian Kaspar-Bartke/Getty Images
Augsburg 2-0 Union Berlim
O Union Berlim perdeu seu principal avançado Max Kruse na janela de transferências e, aparentemente, sua saída gerou um impacto imediato. Após cinco jogos invictos, os berlinenses voltaram a perder um jogo, justamente contra o capengante Augsburg, que vinha de cinco jogos sem vencer. Michael Gregoritsch (foto), o melhor marcador dos bávaros, e Andre Hahn marcaram os golos do jogo.
Foto: Alexandra Beier/Getty Images
Colónia 1-0 Freiburg
Em duelo direto por vagas europeias, o Colónia diminui para um ponto a sua desvantagem para o Freiburg e saltou para uma respeitável sexta colocação. O gol solitário foi marcado por Anthony Modeste (foto), o quarto melhor marcador da Bundesliga com 14 golos, atrás somente de Robert Lewandowski, Patrik Schick e Erling Haaland.
Foto: Ina Fassbender/AFP/Getty Images
Mainz 05 2-0 Hoffenheim
O Mainz 05 segurou o quarto melhor ataque da competição e com dois gols tardios acabou por decretar a terceira derrota consecutiva do Hoffenheim, que começou 2022 a derrapar e perdeu uma grande oportunidade de saltar à zona de classificação para a Liga dos Campeões. Os golos do Mainz 05 foram marcados pelo sul-coreano Lee Jae-sung (foto) e pelo francês Moussa Niakhate, de grande penalidade.
Foto: Joosep Martinson/Getty Images
Arminia Bielefeld 1-1 Borussia Mönchengladbach
Famoso jogo de seis pontos – e acabou sendo um para cada lado. Separados por apenas um ponto e na parte de baixo da tabela de classificação, Arminia Bielefeld e Borussia Mönchengladbach preocuparam-se mais em não perder do que em ganhar. Os dois golos foram marcados no primeiro tempo: Janni Serra, para os donos da casa, e Alassane Pléa, para os Potros.
Foto: Stuart Franklin/Getty Images
Hertha Berlim 1-1 Bochum
Empate justo no Estádio Olímpico de Berlim. O Hertha Berlim dominou o primeiro tempo e abriu o marcador com a cabeçada do argelino Ishak Belfodil (foto), enquanto os visitantes produziram as melhores ações na segunda etapa e alcançaram o empate num contra-ataque concluído por Sebastian Polter. Os berlinenses chegaram ao quarto jogo consecutivo sem vitória e seguem dois pontos atrás do Bochum.
Foto: Stuart Franklin/Getty Images
Borussia Dortmund 2-5 Bayer Leverkusen
O Borussia Dortmund, sem Haaland, lesionado, caiu aos pés do Bayer Leverkusen, com uma pesada derrota caseira por 5-2, que o atrasa ainda mais na Liga alemã de futebol.Com esta vitória também o Bayer Leverkusen reforça o terceiro lugar, face à derrota no sábado do Union Berlin, quarto, na visita ao Augsburgo (2-0), e que fica agora a quatro pontos. Dortmund é o segundo classificado.
Foto: INA FASSBENDER/AFP
VfL Wolfsburgo 4-1 Greuther Fürth
No jogo que fechou a 21.ª jornada, o Wolfsburgo (12.º) goleou em casa o cada vez mais último classificado Greuther Fürth, por 4-1, que já está a 12 pontos do lugar do ‘play-off’ de manutenção, o 16.º.