A UEFA anuncia que o jogo entre Leipzig-Liverpool terá lugar no Puskas Arena, em Budapeste. Mas, continua uma incógnita se o jogo entre Borussia Mönchengladbach e Manchester City também será na capital húngara.
Publicidade
A decisão foi tomada após a Polícia Federal alemã recusar, na última quinta-feira (04), um pedido do Leipzig solicitando que a equipa inglesa tivesse acesso especial ao território alemão para disputar a partida da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, marcada para o próximo dia 16.
De acordo com uma nota da UEFA, a partida será disputada na mesma data e horário anteriormente marcados. Entretanto, a UEFA agradece as duas equipas pela colaboração para tornar este jogo possível "bem como à Federação de Futebol da Hungria pelo seu apoio e concordância para receber o jogo”.
A mudança do local do jogo ocorreu em virtude das restrições impostas pelo Governo alemão em relação às viagens de passageiros vindos de Reino Unido, Brasil, África do Sul e Portugal, devido à pandemia do novo coronavírus.
A Polícia Federal alemã fundamentou a sua recusa informando que o caso dos 'Reds' não se enquadra em nenhuma das possíveis exceções à regra geral.
Ainda continua uma incógnita se o jogo entre Borussia Mönchengladbach e Manchester City também será transferido para a capital húngara. A partida, igualmente pontuável para a primeira mão dos oitavos de finais da "liga milionária”, está marcada para o dia 24 deste mês.
Refira-se que no contexto da pandemia de Covid-19, a Hungria tem uma proibição geral de entrada, mas são feitas excepções para os desportos profissionais.
Liga dos Campeões: As 16 melhores equipas da Europa
Alemanha e Espanha são os países com mais representantes nos oitavos de final da prova (4). O FC Porto também garantiu a passagem à fase a eliminar. O sorteio dos "oitavos" está marcado para o dia 14 de dezembro.
Foto: Odd Andersen/Reuters
Bayern Munique
Mais um passeio pela fase de grupos do campeão europeu. O Bayern Munique somou 16 pontos em 18 possíveis. A única escorregadela foi em casa do Atlético de Madrid, no empate a uma bola. O Bayern Munique soma 24 jogos consecutivos sem perder na Liga dos Campeões.
Foto: Andreas Gebert/AFP/Getty Images
Atlético de Madrid
O apuramento parecia garantido no papel, mas o carimbo só veio na última jornada. A equipa espanhola onde atua o português João Félix somou apenas nove pontos em seis jornadas. O apuramento para a fase a eliminar foi garantido na Áustria frente ao RB Salzburgo. É o terceiro apuramento consecutivo dos "colchoneros" para os oitavos de final.
Foto: Benjamin Soelzer/Eibner/imago images
Real Madrid
Deverá ter sido uma das qualificações mais fracas da história do Real Madrid. Os recordistas da competição conseguiram apenas o passaporte para aos oitavos de final na última jornada. Duas derrotas com o Shakhtar Donetsk, empate arancado a ferros em Mönchengladbach. Destaque para a dupla vitória sobre o Inter Milão, que está eliminado das competições europeias. O Real nunca falhou os "oitavos".
Foto: Bernat Armangue/AP Photo/pictue alliance
Borussia Mönchengladbach
Grande campanha do Mönchengladbach! Num grupo com "tubarões" como o Real Madrid e Inter Milão, ficou em segundo lugar, com destaque para as duas goleadas aplicadas ao Shakhtar Donetsk, 10-0 no agregado. O Mönchengladbach termina o grupo B com 16 golos marcados, o segundo melhor ataque da prova a par do Barcelona. É a primeira vez que se apura para os "oitavos" da Liga dos Campeões.
Foto: Sergio Perez/REUTERS
Manchester City
Domínio total do grupo C, com 16 pontos conquistados em 18 possíveis. O Manchester City continua à procura do sonho europeu para o qual já investiu mais de mil milhões de euros na última década: ganhar a Liga dos Campeões. Na época passada, não passou dos quartos de final. O passeio pela fase de grupos era previsível.
Foto: picture-alliance/dpa/AFP/F. Five
FC Porto
16º apuramento para os oitavos de final. Mais uma bela campanha do FC Porto na prova milionária. Os campeões nacionais garantiram o segundo lugar do grupo C, atrás do City. 13 pontos em 18 possíveis num grupo com Olimpiacos e Marselha. Grande trabalho de Sérgio Conceição com uma equipa que está sob alçada da UEFA, devido ao incumprimento com o "fair-play" financeiro.
Foto: Norbert Scanella/PanoramiC/imago images
Liverpool
Mais um apuramento para o Liverpool. Os campeões ingleses não foram brilhantes e estão longe do futebol de suster a respiração dos últimos anos. A onda de lesões também agudizou a forma da equipa, mas fez o suficiente para ganhar o grupo D com 13 pontos.
Foto: AFLOSPORT/imago images
Atalanta
Segunda passagem consecutiva da Atalanta à fase a eliminar. Depois de ter apaixonado os fãs do futebol com o futebol ofensivo e caminhada na Liga dos Campeões na época passada (2019/20), a equipa italiana está de volta aos oitavos de final, depois de ter "empurrado" o Ajax para a Liga Europa.
Foto: Jonathan Moscrop/empics/picture-alliance
Chelsea
Qualificação tranquila dos "blues" para os oitavos de final. O braço de ferro com o Sevilha pelo 1º lugar do grupo E foi resolvido com uma goleada em Espanha por 0-4, com "póker" de Giroud! É o sexto apuramento consecutivo do Chelsea para os oitavos de final da "Champions".
Foto: Ben Stansall/AFP/Getty Images
Sevilha
Os detentores da Liga Europa regressam à fase a eliminar da "Champions" quatro anos depois. Num grupo com Chelsea e os dois estreantes na prova, Krasnodar e Rennes, o Sevilha tinha apenas a missão de lutar com o Chelsea pelo 1º lugar do grupo. O 2º lugar assenta bem à qualidade da equipa de Lopetegui.
Foto: Reuters/J.Nazca
Borussia Dortmund
O Borussia Dortmund apurou-se pela terceira época consecutiva para a fase final da "Champions". Erling Haaland é a grande figura da equipa. O "Bubu" do Dortmund leva seis golos em quatro jogos e é um dos quatro melhores marcadores da competição. A qualificação no grupo F foi alcançada no 1º lugar com 13 pontos.
Foto: Uwe Kraft/imago images
Lazio
É apenas a segunda vez que a Lazio se qualifica para os oitavos de final da Liga dos Campeões. A primeira havia sido em 1999/00. 19 anos depois, a equipa italiana volta a estar no lote das 16 melhores equipas da Europa.
Foto: Ina Fassbender/AFP
Juventus
15 pontos em 18 possíveis para a Juventus. Mas a derrota em casa perante o Barcelona foi vingada em Camp Nou e valeu o 1º lugar do grupo G. Cristiano Ronaldo leva quatro golos em outros tantos jogos, mas o melhor marcador da equipa e da competição é Álvaro Morata. O avançado espanhol soma seis golos em seis jogos na fase de grupos.
Foto: Massimo Pinca/REUTERS
Barcelona
Qualificação tranquila do Barcelona, mas sem aquele brilho ou até sorriso de Lionel Messi. O astro argentino está em sub-rendimento, tal como o resto da equipa. Na última jornada, bastava não perder com a Juventus para segurar o 1º lugar. Goleada sofrida por 0-3 e uma derrota que não se via em Camp Nou para a "Champions" desde 2013...
Foto: Valerio Pennicino/Getty Images
PSG
O PSG venceu um dos grupos mais renhidos da primeira fase da Liga dos Campeões. Os finalistas vencidos da época passada, ganharam o grupo H com 12 pontos, os mesmos do RB Leipzig. Neymar e Mbappé querem fazer história...
Foto: REUTERS
RB Leipzig
Último na lista, mas não menos meritório. O RB Leipzig está nos oitavos de final da Liga dos Campeões pela segunda vez na história do clube e de forma consecutiva. Para lá chegar, afastou nada mais, nada menos que o Manchester United para a Liga Europa. Coisa pouca, não é?