Liga dos Campeões: Manchester City goleia Sporting 0-5
António Deus | com agências
15 de fevereiro de 2022
Nos oitavos de final da Liga dos Campeões, o Manchester City goleou o Sporting Clube de Portugal por 0-5, em Alvalade, e o Paris Saint-Germain (PSG) venceu o Real Madrid, com Mbappé a fazer um golaço aos 90+4.
Publicidade
O Manchester City correu em alvoroço numa goleada de 5-0 sobre o Sporting, com Bernardo Silva a marcar duas vezes pela equipa de Pep Guardiola e praticamente selou um lugar nos quartos de final da Liga dos Campeões.
Os campeões ingleses foram simplesmente imparáveis, uma vez que despedaçaram os seus anfitriões atordoados no Estádio José Alvalade e o empate foi tão bom quanto o intervalo.
Riyad Mahrez abriu o marcador após sete minutos com um golo inicialmente descartado, mas permitido após um cheque VAR, antes de Bernardo Silva quase partir o marcador com um impressionante remate acrobático após 17 minutos para abrir a sua conta.
City avassalou o "leão"
Mahrez armou então um "tap-in" para Phil Foden e Silva fez 0-4 pouco antes do intervalo, depois de ter sido escolhido por Raheem Sterling, com a defesa do Sporting toda a ficar a ver jogar.
Não houve qualquer recuo após o intervalo e o ex-jogador do Benfica, Bernardo Silva, teve um golo que lhe valeria um "hat-trick" para fora-de-jogo antes de Sterling fazer o 0-5 com um excelente remate em "banana" antes da hora.
"É um desempenho muito bom", disse Silva. "Penso sinceramente que na primeira metade não fomos suficientemente bons para estarmos a vencer por 0-4.
"Eu sou português, sou do outro lado da cidade. A minha mãe é na desportiva, o meu pai é benfiquista. Foi especial marcar aqui na minha cidade natal. Ainda temos um trabalho a fazer em Manchester".
O Sporting pretendia dar aos líderes da Premier League pelo menos um teste na capital portuguesa, mas logo desde o início, os anfitriões não estavam à altura dos malabaristas da cidade.
A defesa do Sporting deixou muito a desejar, enquanto Foden empurrava para casa o 0-3, sem qualquer contestação, antes do segundo de Bernardo Silva, causou mais frustração nos terraços de José Alvalade.
Tratava-se de saber quantos mais golos marcaria o City no segundo tempo e Sterling marcou o golo da noite, enrolando-se na rede a 25 metros para o seu 150º golo na carreira do clube.
O golo também garantiu que o City se tornaria a 14ª equipa a marcar 200 golos na Liga dos Campeões - com mais certeza a vir à medida que continuava a atingir o topo da tabela, em casa e no estrangeiro.
"Acho que a equipa não estava nervosa, é apenas o Manchester City que é o melhor do mundo, e eles mataram-nos sempre que entraram na nossa caixa", disse o treinador do Sporting, Ruben Amorim.
Publicidade
PSG 1-0 Real Madrid
Kylian Mbappé marcou no quarto minuto do tempo de compensação para dar ao Paris Saint-Germain uma preciosa vitória por 1-0 sobre o Real Madrid na primeira mão do embte dos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Com Nuno Mendes, que fez grande exibição, e Danilo Pereira no onze, a turma parisiense dominou toda a primeira parte, mas a superioridade ante um Real Madrid pouco agressivo a defender, e pouco ousado a atacar, não foi materializada em muitas chances de golo.
O primeiro aviso foi de Di María, aos 5’, servido por Mbappé, num remate por cima da barra, mas só aos 18’ houve real perigo, com Courtois a impor-se a remate de Mbappé.
Com dificuldades para armar jogo ofensivo, o Real Madrid não enquadrou nenhum remate à baliza até ao intervalo e só aos 45’ ameaçou a baliza de Donnarumma, num cabeceamento de Casemiro que não passou longe do poste direito do guarda-redes italiano.
O PSG aumentou a pressão após o intervalo, mas esbarrou sempre no gigante Courtois, que aos 62’ defendeu uma grande penalidade de Messi a castigar falta de Carvajal sobre Mbappé.
O guarda-redes belga foi travando as investidas dos parisienses e já era sombra sobre a cidade-Luz quando ao cair do pano, após passe de calcanhar de Neymar (não jogava desde 28 de novembro), Mbappé pegou na bola, driblou Lucas Vásquez e Militão de uma assentada e rematou forte, cruzado e rasteiro, fazendo a bola passar por entre as pernas de Courtois.
Liga dos Campeões: Um Sporting que não se via há 13 anos
Os "leões" apuram-se, pela segunda vez na história, para os oitavos de final da Liga dos Campeões e "atiram" o Borussia Dortmund para a Liga Europa. Confira todos os resultados da 5ª jornada.
Foto: Pedro Fiuza/imago images/NurPhoto
Sporting Clube de Portugal 3-1 Borussia Dortmund
Noite histórica em Alvalade, onde 13 anos depois, o Sporting voltou a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Na primeira parte, o Dortmund dominou, mas o "leão" foi letal no contra-ataque. Dois golos de "Pote" (Pedro Gonçalves) deram vantagem ao Sporting para a 2ª parte. Emre Can, aos 74 minutos, foi expulso e aos 81 minutos, Porro aumentou para 3-0. Malen marcou para o BVB.
Foto: Octavio Passos/Getty Images
Dinamo Kiev 1-2 Bayern Munique
Apesar de já estar apurado e com o 1º lugar no bolso, o Bayern Munique não tira o pé do acelerador, nem mesmo na neve. E claro, mais um golo de Robert Lewandowski (foto). O melhor jogador do mundo, num momento de cortar a respiração, sacou de uma "bicicleta" e fez um golaço em Kiev. Coman aumentou para 0-2 ainda na primeira parte. O melhor que o Kiev fez foi reduzir por Garmash aos 70 minutos.
Foto: Efrem Lukatsky/AP Photo/picture alliance
Liverpool 2-0 FC Porto
Os portistas fizeram uma bela primeira parte e desperdiçaram duas grandes oportunidades para se colocarem em vantagem no marcador. O Liverpool, mesmo a meio gás, resolveu o jogo na 2ª parte. Thiago Alcantara e "Moh" Salah fizeram os golos dos "reds" que continuam 100% vitoriosos no grupo B. FC Porto vai decidir o apuramento na última jornada e depende de si próprio para chegar aos "oitavos".
Foto: Roger Evans/picture-alliance/Action Plus/dpa
Barcelona 0-0 Sport Lisboa e Benfica
Barcelona dominou quase todo o jogo, mas já para lá da hora, Haris Seferovic ajoelhou Jorge Jesus. O avançado suíço do Benfica, com a baliza sem Ter Stegen, na pequena área, não conseguiu fazer o golo que ditaria a qualificação do Benfica para os oitavos de final. Tudo adiado para a última jornada.
Foto: Rafa Huerta/Sport Press Photo via ZUMA Press/picture-alliance/dpa
Sevilha 2-0 Wolfsburg
Grande vitória do Sevilha, que se relança na luta por um lugar nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Logo aos 12 minutos, Jordan (foto) abriu o marcador para a equipa espanhola. Durante a partida, o Wolfsburg fez apenas um remate à baliza, muito pouco para uma equipa que ainda pode chegar à fase a eliminar. Já para lá dos 90, Mir fechou a partida em 2-0.
Foto: Miguel Morenatti/AP/picture alliance
Villarreal 0-2 Manchester United
Quem não marca sofre, e ainda mais quando do outro lado está o “Sr. Liga dos Campeões." O Villarreal fez um grande jogo, encostou o United às cordas, mas não conseguiu marcar. Aos 78 minutos, o Villarreal ofereceu a bola a Fred, que deu a bola a Ronaldo e o português tirou um chapéu a Rulli. Em cima do minuto 90, Sancho selou a qualificação do United para os oitavos de final.
Foto: picture-alliance/Anadolu Agency
LOSC Lille 1-0 RB Salzburg
Grande vitória dos campeões franceses que ficam no 1º lugar do grupo G na entrada para a última jornada da fase de grupos. Jonathan David fez o único golo da partida, aos 31 minutos.
Foto: Michel Spingler/picture-alliance/AP
Chelsea 4-0 Juventus
Banho de bola do campeão europeu em título. Chalobah deu início à goleada aos 25 minutos. Já na 2ª parte, Reece James fez um golo monumental e dobrou o marcador para o Chelsea. Três minutos depois, aos 58, Hudson-Odoi aumentou para 3-0. Werner, já aos 90+5, fechou o resultado em 4-0. Chelsea e Juventus seguem para os oitavos de final e falta apenas definir o 1º lugar.
Foto: Andy Hooper/Daily Mail/dmg media Licensing/picture-alliance/dpa
Club Brugge 0-5 RB Leipzig
Noite europeia épica do RB Leipzig. Ao intervalo, a equipa alemã vencia por 0-4. Nkunku abriu a contagem aos 12 minutos. Cinco minutos depois, Forsberg (foto) dobrou o marcador de grande penalidade. Aos 26 minutos, André Silva, de cabeça, fez um golaço e aumentou para 0-3. Aos 45+1, Forsberg num lance individual bisou e fez o 0-4. Nkunku também bisou e fechou em 0-5 aos 90+3.
Foto: Olivier Matthys/AP/picture-alliance/dpa
Manchester City 2-1 PSG
Jogo de milionários em noite de competição milionária. Entre os "lords" do futebol europeu, o City levou a melhor em casa. O PSG até marcou primeiro, por Kyllian Mbappé, aos 50 minutos. Aos 63, Sterling empatou a partida e aos 76, Gabriel Jesus, assistido por Bernardo Silva, completou a reviravolta no marcador. Os "citizens" seguem para os oitavos de final no 1º lugar do grupo A e o PSG em 2º.
Foto: Constantin Stefan/AA/picture-alliance/dpa
Sheriff Tiraspol 0-3 Real Madrid
Acabou o conto de fadas do Sheriff. O Real Madrid segue com o Inter de Milão para os oitavos de final. Alaba, Kroos e Benzema carimbaram a vitória madrilena na Moldávia. Ainda assim, o Sheriff já tem assegurado um lugar os 16 avos-de-final da Liga Europa.
Foto: Constantin Stefan/Anadolu Agency/picture-alliance/dpa
Young Boys 3-3 Atalanta
A imagem condiz com o resultado. Seis golos numa noite de grande futebol na Suiça. Atalanta marcou primeiro, por Zapata, aos 10 minutos. Aos 39, Siebatcheu empatou para o Young Boys. Já no segundo tempo, Palomino devolveu vantagem aos italianos. Mas num espaço de quatro minutos, o Young Boys virou o jogo, com golos de Sierro e Hefti. A dois minutos dos 90, Muriel salvou um ponto para a Atalanta.
Foto: Peter Klaunzer/Keystone/picture-alliance/dpa
Atlético de Madrid 0-1 AC Milan
Vitória divina do AC Milan em Espanha, ora não fosse um golo solitário do brasileiro, Junior Messias, a gelar os adeptos do Atlético de Madrid. Espanhóis, itlalianos ou portugueses (FC Porto), todos podem passar, ir para a Liga Europa ou sair das competições europeias na última jornada.
O Inter também já está apurado para os oitavos de final. Dois golos de Edin Dzeko na segunda parte resolveram o jogo para a equipa italiana, perante um Shakhtar Donetsk já eliminado das competições europeias, com apenas um ponto em cinco jogos no grupo D.
Foto: Luca Bruno/AP/picture-alliance/dpa
Malmo FF 1-1 Zenit
Foi o adeus do Malmo às competições UEFA. A equipa sueca está no último lugar do grupo H com apenas um ponto. Rieks fez 1-0 para a equipa da casa. Aos 90+2, Kakitsky salvou o ponto para o Zenit e garantiu um lugar na fase a eliminar da Liga Europa.
Foto: Mikhail Japaridze/TASS/picture-alliance/dpa
Besiktas 1-2 Ajax AFC
Histórico! O Ajax continua em pleno na fase de grupos da Liga dos Campeões, mas o grande destaque vai para Sebastien Haller (foto). O avançado costa-marfinense é o primeiro jogador na história da Liga dos Campeões a marcar nove golos nos primeiros cinco jogos. Haller fez os dois golos do Ajax e jogou apenas a 2ª parte. Ghezzal fez o golo do Besiktas, já eliminado das competições europeias.