Liga dos Campeões: Ronaldo vs. Messi no grupo G
Realizou-se esta quinta-feira (01.10) o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões 2020/21.
A cerimónia da UEFA teve início às 15 horas (hora universal) em Genebra. O calendário final dos jogos será revelado na sexta-feira (02.10), depois de levados em conta os calendários dos clubes participantes e demais partes interessadas.
O FC Porto é o único representante português na competição deste ano. Os campeões nacionais foram sorteados no grupo C, onde irão medir forças com o Manchester City, Olimpiakos e Marselha. A Alemanha tem quatro representantes: Bayern Munique, Borussia Dortmund, RB Leipzig e o Borussia Mönchengladbach.
A fase de grupos da Liga dos Campeões vai jogar-se entre 20 de outubro e 9 de dezembro. As seis jornadas serão realizadas às terças e quartas-feiras.
Sorteio da Fase de Grupos Liga dos Campeões 2020/21:
Grupo A: Bayern Munique / Atlético Madrid / RB Salzburgo / Lokomotiv Moscovo
Grupo B: Real Madrid / Shakhtar Donetsk / Inter Milão / Borussia Mönchengladbach
Grupo C: FC Porto / Manchester City / Olimpiakos / Marselha
Grupo D: Liverpool / AFC Ajax / Atalanta / Midtjylland
Grupo E: Sevilha / Chelsea / Krasnodar / Stade Rennes
Grupo F: Zenit / Borussia Dortmund / Lazio / Club Brugge
Grupo G: Juventus / Barcelona / Dinamo Kiev / Ferencvárosi
Grupo H: PSG / Manchester United / RB Leipzig / Istanbul Basaksehir
Bem-vindo à Liga dos Campeões 2020/21
Conheça as 32 equipas protagonistas da prova milionária da nova época. O Bayern Munique é o campeão da Europa e há 31 novos pretendentes ao trono do futebol europeu.
Bayern Munique
É o atual rei do futebol europeu. Na inédita final-8 disputada em Lisboa no mês de agosto, o Bayern Munique conquistou a Liga dos Campeões pela sexta vez na história do clube alemão. Tal como havia acontecido em 2013, o Bayern Munique conquistou um "póquer" de títulos: Bundesliga, Taça da Alemanha, Liga dos Campeões e Supertaça Europeia. É a melhor equipa da Europa e será o alvo a abater...
Sevilha
Os campeões da Liga Europa estão de volta à Liga dos Campeões e terminaram a La Liga em 4º lugar. Na Supertaça Europeia, levaram o Bayern Munique a prolongamento, numa final que podia ter caído para qualquer lado. O Sevilha apresenta-se no sorteio da fase de grupos no pote 1. O sr. Liga Europa é de respeito.
Real Madrid
Há dois anos consecutivos que os "reis" da Liga dos Campeões são eliminados nos oitavos de final da "Champions". O Real Madrid, o novo campeão espanhol, não tem conseguido brilhar na Europa desde a saída de Cristiano Ronaldo em 2018. No entanto, é uma equipa sempre a considerar, pois já conquistou a Liga dos Campeões em 13 ocasiões.
Liverpool
Depois da dececionante participação na Liga dos Campeões 2019/20, o Liverpool conseguiu brilhar em Inglaterra e conquistou a Premier League, campeonato que não ganhava há 30 anos. Os campeões ingleses não perderam qualquer pérola do plantel e ainda se reforçaram com Thiago Alcântara e Diogo Jota. Jürgen Klopp continua a fortalecer o plantel e o Liverpool é um dos candidatos ao título.
Juventus
Andrea Pirlo é a grande mudança da Juventus para a nova temporada. No entanto, a estrela continua a ser Cristiano Ronaldo. O jogador português continua a marcar golos em todas as competições e não é por CR7 que a Juventus ainda não regressou ao sucesso na Liga dos Campeões. Nas últimas duas épocas com CR7 no ataque, a Juventus chegou aos quartos e oitavos de final. À terceira é de vez?
PSG
Pela primeira vez na história, o PSG disputou a final da Liga dos Campeões. Perdeu para o Bayern Munique, mas todos perderam para os alemães. Mais uma época para Neymar, Mbappé e companhia mostrarem que têm capacidade para elevar o PSG uns degraus acima no caminho para a eternidade do futebol europeu.
Zenit
Os bicampeões russos vão participar apenas pela nona vez na fase de grupos da Liga dos Campeões. O Zenit nunca passou dos oitavos de final da prova, no entanto, apresenta-se no pote 1 para o sorteio e pode evitar alguns "tubarões" na 1ª fase da competição. Os avançados Malcolm e Azmoun, e o médio Barrios são as principais figuras da equipa russa.
FC Porto
Depois de ter sido eliminado na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões aos pés do Krasnodar na época passada, o FC Porto, campeão nacional, está de regresso à competição. Nas duas últimas participações, foi eliminado pelo Liverpool nos oitavos e quartos de final. Os dragões já conquistaram o troféu em duas ocasiões (1987 e 2004). Esta época será a única equipa portuguesa em prova.
Barcelona
Começar do zero? A época 2019/20 poderá ter sido uma das piores da história do Barcelona. Em Espanha, ficou em branco a nível de títulos e na Liga dos Campeões, saiu pisado pelo Bayern Munique, por 2-8. O balneário virou um tumulto e Messi quis sair. Devido à clásula de rescisão de 700 milhões de euros, ficou mais um ano. Quem saiu foi Suárez. Koeman entrou para treinador.
Atlético Madrid
É uma das grandes contratações deste mercado de verão. Luis Suárez trocou o Barcelona - onde não era mais desejado - e foi para um dos rivais dos "culés", o Atlético Madrid. A equipa onde atua João Félix ficou-se pelos quartos de final da Liga dos Campeões na época passada. No entanto, as expetativas voltam a aumentar em torno da equipa de Diego Simeone.
Manchester City FC
Pela primeira vez na carreira, Pep Guardiola inicia uma 5ª temporada ao serviço de um clube. O Manchester City ficou aquém das expetativas a época passada e a eliminação perante o Lyon nos quartos de final da Liga dos Campeões foi um rude golpe na liderança de Guardiola, que já foi mais absoluta. Desde a chegada de Guardiola, o City já investiu mais de 900 milhões de euros...
Manchester United FC
Depois de ter ido às meias-finais da Liga Europa a época passada, o Manchester United está de regresso à Liga dos Campeões. Os "red devils" conseguiram terminar em 3º lugar na Premier League, que não vencem desde 2013. Bruno Fernandes e companhia vão tentar ir longe na Liga dos Campeões, mas o fato do Manchester United estar no pote 2 mostra o quão caiu as prestações da equipa nos últimos anos.
Shakahtar Donetsk
Os tetracampeões ucranianos pareciam embalados para chegar à final da Liga Europa na época passada, quando foram atropelados nas meias-finais pelo Inter Milão, sofrendo uma pesada derrota por 5-0. O passado fica para trás e a equipa treinada por Luis Castro pratica um futebol empolgante e muito ofensivo. Nas duas últimas épocas, o Shakhtar não passou da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Borussia Dortmund
Para muitos, pode ser o ano do tudo ou nada do Borussia Dortmund. Pelo menos na Alemanha. A equipa conseguiu manter os principais jogadores como Witsel, Sancho e Haaland, e vai atacar a Bundesliga, que foge há oito anos para o Bayern Munique. Na Liga dos Campeões, o Dortmund não tem feito grandes participações, exceto em 2013, ano em que viria a perder a final com o Bayern Munique.
Chelsea
Para já, o principal cliente do mercado de verão do futebol europeu. Havertz, Werner, Chilwell e Ziyech foram as principais contratações para esta temporada do Chelsea. Mais de 200 milhões de euros gastos e a fatura poderá cair em Frank Lampard se não fizer render o "produto". No ano passado, 4º lugar na Premier League e oitavos de final da Liga dos Campeões, onde foram eliminados pelo Bayern.
AFC Ajax
Já lá vão dois anos desde o percurso do Ajax na Liga dos campeões que deixou o mundo do futebol rendido aos talentos que emergiram nesse ano. Nomes como De Ligt, Ziyech, de Jong e van de Beek rumaram a tubarões do futebol mundial, mas deixaram nos cofres do clube holandês. Restam Onana, Tadic ou David Neres para tentarem repetir o feito este ano.
RB Leipzig
Eis o treinador mais jovem de sempre e o primeiro a levar o RB Leipzig às meias-finais da Liga dos Campeões. Julian Nagelsmann já tem o nome inscrito na história do futebol alemão e europeu, mas falta o mais importante: títulos. Não se exige que o RB Leipzig ganhe a Bundesliga ou a "Champions", mas com este senhor, o céu é o limite.
Inter Milão
Os finalistas vencidos da Liga Eur voltaram aos grandes palcos do futebol europeu. Antonio Conte voltou a montar uma equipa competitiva e tem em Lukaku a grande referência da equipa. Na época passada, Lukaku chegou à marca dos 30 golos, pela primeira vez na carreira do avançado belga de 27 anos. A nível de plantel, o Inter não perdeu nenhuma "estrela" e pode ser um caso sério na "Champions".
Atalanta
2019/20 foi um ano de 8 e 80 para a região de Bérgamo. Uma das áreas mais atingidas pela Covid-19 em Itália. Os poucos motivos para sorrir vieram da equipa da região. A Atalanta brilhou na série A, ficando no 3º lugar. Na Liga dos Campeões, fez história, ao quartos de final, em ano de estreia. Foi eliminado pelo PSG nos últimos quatro minutos da partida. Irrepetível?
Marselha
Os vice-campeões franceses são comandados por André Villas-Boas, que voltou a colocar o Marselha na Liga dos Campeões sete anos depois. Para os mais desatentos, o Marselha é a única equipa francesa com uma "Champions" conquistada (1992/93).
Borussia Mönchengladbach
Três anos depois, o Mönchengladbach está de regresso à Liga dos Campeões. A vaga foi conquistada na última jornada da Bundesliga, ficando dois pontos à frente do Bayer Leverkusen e conqusitando assim o 4º lugar no campeonato. É apenas a oitava vez que o Mönchengladbach vai jogar a principal competição europeia. A melhor prestação culminou na final de 1976/77, perdida para o Liverpool (2-4)
Club Brugge
Os campeões belgas são, na teoria, das equipas menos fortes da Liga dos Campeões. A história diz que o Brugge nunca passou da fase de grupos da "Champions" e estando atualmente no pote 4, será difícil fazer frente aos maiores clubes do futebol europeu. Já lá vão os anos 70, quando o Brugge chegou à final da Taça dos Clubes Campeões Europeus frente ao Liverpool, onde perdeu por 0-1.
Olimpiakos
A equipa comandada por Pedro Martins vai jogar a Liga dos Campeões pela segunda época consecutiva. No play-off de acesso à "Champions", os campeões gregos eliminaram o Omonia, do Chipre. Ruben Semedo e José Sá são duas das principais figuras da equipa. Destaque para a saída de Daniel Podence para o Wolves, de Inglaterra, a troco de quase 20 milhões de euros.
Lazio
Ciro Immobile é o principal cartão de visita da equipa italiana. O avançado italiano de 30 anos conquistou a Bota de Ouro, prémio para o melhor marcador dos principais campeonatos na Europa. Immobile marcou 36 golos em 37 jornadas. Ciro Immobile foi um dos grandes responsáveis pelo regresso da Lazio à Liga dos Campeões, doze anos depois.
Istanbul Başakşehir
Os inéditos campeões turcos estreiam-se na Liga dos Campeões. A equipa comandada por Okan Buruk tem um plantel composto por nomes bem conhecidos do futebol europeu, como Robinho (ex-Real Madrid), Martin Skrtel (ex-Liverpool), Rafel (ex-Manchester United) ou Demba Ba (ex-Chelsea). Os "novatos" deverão lutar pelo 3º lugar do grupo, que dá acesso à Liga Europa. Tudo mais que isso, é bónus...
Dinamo Kiev
A equipa ucraniana está de regresso à Liga dos Campeões três anos depois. O Dinamo Kiev é o principal rival do Shakhtar Donetsk na Ucrânia. A história do Kiev conta que a equipa já chegou às meias-finais da "Champions" em três ocasiões (1976/77, 1987/87 e 1998/99). Nas últimas dez participações, apenas passou por uma vez a fase de grupos. Jogar na Ucrânia é sempre difícil...
RB Salzburgo
Os heptacampeões austríacos dominam o futebol interno. Agora, só resta brilhar nas competições europeias. É apenas a 3ª vez que o RB Salzburgo participa na Liga dos Campeões. No ano passado, esteve num grupo com Liverpool e Napoli. Ficou-se pelo 3º lugar, mas impressinou nos confrontos diretos, vendedo muito caro as derrotas com Liverpool. Conseguiu empatar em casa do Napoli...
Lokomotiv Moscovo
Os vice-campeões russos chegam à fase de grupos da "Champions" pela sexta vez na história do clube. A Rússia é sempre um país de cansativa deslocação e o Lokomotiv pode aproveitar isso para pontuar. Apenas por uma vez passou a fase de grupos (2003/04).
Stade Rennes
Quando o campeonato francês foi dado como terminado em março, o Rennes estava em 3º lugar. E assim terminou, numa qualificação história para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Eduardo Camavinga, de 17 anos, nascido em Angola, é a grande figura da equipa francesa.
Krasnodar
Para muitos, ficou conhecido como o "carrasco" do FC Porto na pré-eliminatória da Liga dos Campeões de 2019/20. Se no ano passado foi eliminado pelo Olympiakos no play-off, desta vez, eliminou os gregos do PAOK (que eliminaram o Benfica) e vai jogar pela primeira vez na Liga dos Campeões. A equipa russa tem como estrelas o angolano Tonny Vilhena e o brasileiro Wanderson.
FC Midtjylland
Mais uma estreia na Liga dos Campeões. O Midtjylland, campeão da Dinamarca, passou pela pré-eliminatória e conseguiu uma vaga entre as 32 melhores equipas da Europa. O clube foi fundado em 1999 e vai agora viver um momento único.
Ferencvárosi TC
Os bicampeões húngaros regressam ao maior palco do futebol europeu 25 anos depois. A última participação havia sido em 1995/96. A melhor fase do Ferencvárosi na UEFA foi nos anos 60, altura em que a equipa húngara chegou a disputar os quartos de final da antiga Taça dos Clubes Campeões Europeus.