Benfica e Sporting de Braga em grupos equilibrados
António Deus
2 de outubro de 2020
Vice-campeões nacionais foram sorteados no grupo D, com Liège, Rangers e Lech Poznan. Já os guerreiros do Minho jogarão com o Leicester, AEK e Zorya, no grupo G. Bayer Leverkusen é o único representante alemão.
Publicidade
Realizou-se esta sexta-feira (02.10), em Nyon, Suíça, a cerimónia de sorteio da fase de grupos da Liga Europa 2020/21. O Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Braga são os representantes portugueses no arranque da Liga Europa. Às "águias" calharam em sorte no grupo D, com o Standar Liège, Glasgow Rangers e o Lech Poznan. Já os "arsenalistas" foram sorteados no grupo G, juntamente com o Leicester City, AEK Atenas e o Zorya Luhansk. Da Alemanha, o Bayer Leverkusen é o único representante.
A fase de grupos arranca no dia 22 de outubro e termina a 10 de dezembro. As seis jornadas serão realizadas às quintas-feiras e o sorteio dos 16 avos-de-final será a 26 de fevereiro de 2021. A final da Liga Europa 2020/21 está marcada para o dia 26 de maio de 2021, no Estádio Gdańsk, na Polónia.
Confira aqui os grupos e o calendário da Liga Europa 2020/21.
Fase de grupos Jornada 1: 22 de outubro Jornada 2: 29 de outubro Jornada 3: 05 de novembro Jornada 4: 26 de novembro Jornada 5: 03 de dezembro Jornada 6: 10 de dezembro
Grupo A: Roma / Young Boys / CFR Cluj / CSKA Sofia Grupo B: Arsenal / Rapid Wien / Molde / Dundalk Grupo C: Leverkusen / Slavia Praga / Apoel Beer-Sheva / Nice Grupo D: Benfica / Standard Liège / Rangers / Lech Poznań Grupo E: PSV Eindhoven / PAOK / Granada / Omonoia Grupo F: Napoli / Real Sociedad / AZ Alkmaar / Rijeka Grupo G: Braga / Leicester / AEK Athens / Zorya Luhansk Grupo H: Celtic / Sparta Praha / AC Milan / LOSC Lille Grupo I: Villarreal / Qarabağ / Maccabi / Tel-Aviv / Sivasspor Grupo J: Tottenham / Ludogorets / LASK / Royal Antwerp Grupo K: CSKA Moskva / Dinamo Zagreb / Feyenoord / Wolfsberg Grupo L: Gent / Estrela Vermelha / Hoffenheim / Slovan Liberec
16 avos-de-final: Sorteio: 14 de dezembro Primeira mão: 18 de fevereiro Segunda mão: 25 de fevereiro
Oitavos de final: Sorteio: 26 de fevereiro Primeira mão: 11 de março Segunda mão: 18 de março
Quartos de final: Sorteio: 19 de março Primeira mão: 8 de abril Segunda mão: 15 de abril
Meias-finais: Primeira mão: 29 de abril Segunda mão: 6 de maio
Final:
Estádio Gdańsk, Polónia: 26 de maio
UEFA: Robert Lewandowski é o Jogador do Ano 2019/20
Avançado polaco de 32 anos somou 55 golos e 10 assistências em 47 jogos oficiais. Lewandowski ganhou com um total de 477 pontos, mais que todos os restantes nove jogadores da lista final somados.
Foto: Getty Images/A. Barrientos
Jogador do Ano UEFA 2019/20: Robert Lewandowski
Mais do que voltar a descrever os números de Lewandowski esta temporada, mencionar só este facto: Lewandowski somou 477 pontos dos votantes, mais do que todos os restantes nove jogadores que compuseram a lista final ao prémio de melhor jogador da Europa. Havia necessidade de abrir votação?
Foto: UEFA Pool/Reuters
Jogadora do Ano UEFA 2019/20: Pernille Harder
Pernille Harder tornou-se a primeira jogadora a vencer pela segunda vez o cobiçado prémio. A primeira havia sido em 2017/18. A atacante da Dinamarca, de 27 anos, também foi eleita Avançada do Ano da UEFA Liga dos Campeões na edição inaugural dos prémios.
Foto: picture-alliance/ZUMA Press/D. Porcelli
Treinador do Ano UEFA feminino: Jean-Luc Vasseur
Jean-Luc Vasseur, do Lyon, venceu o primeiro prémio de treinador do ano da UEFA de futebol feminino. Vasseur bateu a concorrência de Stephan Lerch, do Wolfsburgo, e de Lluís Cortés, do Barcelona, para conquistar a edição inaugural do prémio.
Foto: Franck Fife/AFP
Treinador do Ano UEFA: Hansi Flick
Sem surpresa, Hansi Flick foi premiado como o treinador do ano no futebol europeu. O técnico alemão orientou o Bayern Munique em 40 jogos oficiais. Ganhou 36 jogos e conquistou um quíntuplo de títulos: Bundesliga, DFB-Pokal, Liga dos Campeões, Suçertaça Europeia e a Supertaça da Alemanha.
Foto: UEFA Pool/Reuters
Melhor Guarda-Redes - Manuel Neuer
Indiscutivelmente, o melhor guardião da última temporada. Seguramente, o melhor guarda-redes alemão da atualidade. Futuramente, será lembrado como um dos melhores da história do futebol mundial. Aos 34 anos, Manuel Neuer está em ponto rebuçado e é um dos líderes do Bayern Munique.
Foto: Imago Images/kolbert/B. Schreyer
Melhor Defesa - Joshua Kimmich
A posição de formação de Kimmich é de defesa-direito. No entanto, a par do que aconteceu com Philip Lahm, antiga lenda do Bayern Munique e futebol alemão, Kimmich é agora um médio defensivo como há poucos no futebol europeu. Sete golos e 17 assistências para o maestro do Bayern Munique. Que grande época que o consolidou como um dos jogadores mais completos da Europa.
Foto: picture-alliance/firo Sportphoto/J. Fromme
Melhor Médio - Kevin De Bruyne
O médio belga de 29 anos é um dos melhores jogadores do futebol europeu e mundial. Em 48 jogos oficiais, De Bruyne participou com 16 golos e 23 assistências. Os números valeram-lhe também a distinção como Jogador do Ano da Premier League.
Foto: picture-alliance/dpa/empics/M. Rickett
Melhor Avançado - Robert Lewandowski
Havia dúvidas? O melhor avançado da última época e, acima de tudo, o melhor jogador. 55 golos e 10 assistências em 47 jogos oficiais. Foi o melhor marcador de todas as competições em que participou. Acima de todas, a Liga dos Campeões: 15 golos. Ficou a dois golos do recorde de Cristiano Ronaldo...
Foto: picture-alliance/SvenSimon/F. Hoermann
Melhor Guarda-Redes: Sarah Bouhaddi
É a vencedora inaugural do prémio que distingue a Guarda-redes da Época da UEFA Liga dos Campeões Feminina. A guarda-redes francesa de 33 anos ajudou a conquistar o quinto título consecutivo do Lyon e o sétimo no total.
Foto: Reuters/D. Staples
Melhor Defesa: Wendie Renard
A capitã do Lyon, de 30 anos, ergueu a Liga dos Campeões pelo quinto ano consecutivo, elevando o seu próprio recorde pessoal para sete títulos e nove finais, ao lado da guarda-redes e também premiada, Sarah Bouhaddi.
Foto: Imago Images/PanoramiC/G. Le Goff
Melhor Média: Dzsenifer Marozsán
A internacional alemã voltou a ter grande impacto em nova conquista do título europeu por parte do Lyon, com as suas cinco assistências para golo (mais do que qualquer outra jogadora na prova) a comprovarem a sua influência.
Foto: picture-alliance/dpa/Maxppp/P. Renault
Melhor Avançada: Pernille Harder
Harder, finalista vencida da edição 2019/20 da Liga dos Campeões, com a camisola do Wolfsburgo, em agosto. Na última temporada, assinou 38 golos em 33 jogos pelo conjunto germânico, na caminhada para mais uma "dobradinha" na Alemanha.