1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Segurança alimentarÁfrica

20 milhões sofrem fome severa na África Austral - ONU

Lusa
31 de agosto de 2024

Angola e Moçambique estão entre os países de África Austral com pessoas a enfrentar fome severa. Há mais de 20 milhões de vítimas da fome, segundo a ONU. Saiba mais:

Mais de 20 milhões de pessoas enfrentam uma situação de fome severa, alertou hoje a ONU
Mais de 20 milhões de pessoas enfrentam uma situação de fome severa, alertou hoje a ONUFoto: picture-alliance/dpa/ludbrook

Mais de 20 milhões de pessoas enfrentam uma situação de fome severa em Moçambique, Angola, Madagáscar, Malaui, Zimbabué, Zâmbia, Namíbia, Essuatíni, Tanzânia,Lesoto e Botsuana, alertaram hoje as Nações Unidas.

"As Nações Unidas e os nossos parceiros lançaram apelos para ajuda a quatro países afetados pelo El Niño - incluindo Moçambique, Malaui, Zâmbia e Zimbabué - com o objetivo de poder ajudar 14,5 milhões de pessoas", recorda a organização.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), a África Austral a sofrer grave insegurança alimentar devido a uma seca induzida pelo fenómeno meteorológico El Niño. 

Aquicultura sustentável para ajudar na segurança alimentar

05:25

This browser does not support the video element.

Crianças desnutridas

A OCHA refere ainda, em comunicado, que mais de 1,1 milhões de crianças com menos de cinco anos estão a sofrer de desnutrição aguda grave em 12 países.

Esta situação ocorre numa altura em que várias partes da região sul-africana foram afetadas pelo pior período de seca dos últimos 100 anos.

Este ano, o Fundo Central de Resposta de Emergência das Nações Unidas (CERF) atribuiu 29,4 milhões de dólares (cerca de 26,6 milhões de euros) para a resposta à seca na África Austral, que inclui uma atuação em Angola, Madagáscar, Zimbabué, Malaui, Zâmbia e, mais recentemente, Namíbia.

Produzir alimentos suficientes para todos

26:06

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema