1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Membro do comité central do PAIGC detido em Bissau

20 de junho de 2020

Armando Correia Dias foi detido este sábado (20.06) em Bissau, disse à Lusa fonte daquela formação política da Guiné-Bissau. LGDH exige "libertação imediata" do empresário.

PAIGC National Headquarters
Sede do PAIGC em BissauFoto: DW/B. Darame

Armando Correia Dias, membro do comité central do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e empresário guineense, foi detido este sábado em Bissau - quando circulava numa viatura, como passageiro, onde seguiam mais duas pessoas, explicou à agência Lusa fonte do PAIGC.

Segundo a fonte, Armando Correia Dias está detido na segunda esquadra em Bissau.

Nas redes sociais, circula um vídeo do deputado do PAIGC Wasna Papai Danfa também a fazer a denúncia.

Numa mensagem divulgada na rede social Facebook, o PAIGC questiona se a "comunidade internacional é cúmplice ou patrocinadora de sequestros e torturas".

 "O empresário Armando Correia Dias pode ser assassinado se algo não for feito para impedir uma tragédia anunciada. Estejamos todos vigilantes", acrescenta a mensagem do PAIGC.

Detenção "ilegal e arbitrária"

A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) exigiu a "libertação imediata" do membro do Armando Correia Dias, também conhecido por N'Dinho, considerando a sua detenção como "ilegal".

"A LGDH condena a forma ilegal e arbitrária como foi efetuada esta detenção e exige a sua libertação imediata", refere, em comunicado divulgado na rede social Facebook.

No comunicado, a organização de direitos humanos sublinha que a deteção de Armando Correia Dias foi feita "sem nenhum mandado" e "sem notificação prévia para o efeito".

"A organização exorta o Ministério do Interior, no sentido de abster-se de prática de atos ilegais e abusivos, adequando a conduta dos seus agentes no estrito cumprimento da lei", acrescenta na mensagem.

Idriça Djaló: "Ameaças? Se me quiserem matar, não falhem"

02:22

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema
Saltar a secção Manchete

Manchete

Saltar a secção Mais artigos e reportagens da DW