1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Microcrédito na Namíbia: Um futuro melhor?

15 de janeiro de 2010

Em muitos países de África, ele é a garantia de um futuro melhor e independente. Na Namíbia não é diferente. Também lá esses empréstimos de baixo valor permitem aos mais pobres dar início ao próprio negócio.

Em praticamente todas as esquinas de Windhoek há quem empresta dinheiro, legalmente ou não. Para esse fim abrem-se pequenos escritórios entalados entre o comércio local, salões de cabeleireiros e supermercados. A agência de controle do sector de crédito, Namfisa, calcula que haja cerca de 300 pequenas agências financeiras em situação legal em toda a Namíbia.Foto: Brian McMorrow

Muitas vezes, 50 euros já bastam para abrir uma padaria ou comprar uma nova máquina de costura e, assim, virar as costas à pobreza. Mas nem todas as histórias são de sucesso. É necessário ter muito cuidado com os agiotas, que emprestam dinheiro de forma ilegal, a juros muito altos, e podem arruinar a vida de quem fez um empréstimo com eles. O empréstimo ilegal de dinheiro a juros exorbitantes é resultado da pobreza e da falta de perspectiva. Um círculo vicioso difícil de ser quebrado. Os bancos que emprestam dinheiro de forma legal não têm agências nas vielas de Katutura, mas nos bairros nobres da capital Windhoek, onde não há barracos de latão, mas edifícios modernos.

O programa de hoje é uma adaptação para o português por Alexandre Schossler de uma reportagem feita por Anja Koch, Desre Christian e Breshneff Katjaimo, numa coprodução da Deutsche Welle e da NBC, Namibian Broadcasting Corporation.