Ministro do Interior ucraniano morre em queda de helicóptero
18 de janeiro de 2023Um helicóptero caiu hoje perto de um infantário e de um edifício residencial em Brovary, nos arredores da capital ucraniana, Kiev.
O acidente matou pelo menos 18 pessoas, incluindo três crianças, informou a polícia numa declaração aos jornalistas.
O ministro do Interior, Denys Monastyrsky, o seu vice-ministro, Yevhen Yenin, e o secretário de Estado do Ministério dos Assuntos Internos, Yuriy Lubkovych, que se encontravam a bordo do avião também morreram.
Também há registo de 29 feridos, incluindo 15 crianças, tendo as vítimas transportadas para o hospital da zona.
Crianças entre as vítimas
"No momento da tragédia estavam crianças e funcionários no interior do infantário", informou o chefe da Administração Militar de Kiev, Oleksiy Kuleba, numa mensagem difundida pelo sistema digital Telegram.
O helicóptero dos Serviços de Emergência, organismo sob a tutela do Ministério do Interior, transportava nove pessoas. Ainda de acordo com a polícia local, o acidente provocou um incêndio.
Até ao momento não se conhecem as circunstâncias que provocaram a queda do aparelho, que estava a caminho da frente de combate, revelou a presidência ucraniana.
"O objetivo deste voo [era ir] para um dos pontos quentes no nosso país, onde os combates estão a acontecer. O ministro do Interior estava a caminho", afirmou o chefe adjunto do gabinete da presidência, Kyrylo Tymoshenko, na televisão ucraniana.
O procurador-geral da Ucrânia, Andrey Kostyn, admitiu que "se consideram todas as opções" sobre a queda do helicóptero.
O Presidente ucraniano lamentou a "tragédia terrível" e expressou "dor indescritível" após a queda do helicóptero. Volodymyr Zelensky descreveu os membros do Ministério do Interior mortos na queda do helicóptero como "verdadeiros patriotas".
"Juntamo-nos à Ucrânia no luto"
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lamentou a morte do ministro do Interior, "um grande amigo da União Europeia".
"Juntamo-nos à Ucrânia no luto após o trágico acidente de helicóptero em Brovary. Expressamos as nossas mais sinceras condolências às famílias das vítimas, ao Presidente Zelensky, ao primeiro-ministro Denis Shmyhal e ao povo da Ucrânia", escreveu Charles Michel no Twitter.
Em reação ao acidente, também a coordenadora residente das Nações Unidas na Ucrânia, Denise Brown, declarou-se "profundamente triste" e enviou condolências "às famílias, ao Governo e ao povo da Ucrânia".
O ministro do Interior, Denis Monastyrsky, era advogado de profissão e foi nomeado para o cargo em julho de 2021 depois de ter sido deputado no Parlamento da Ucrânia pelo partido que apoia o chefe de Estado Volodymyr Zelensky.