1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique avança na exploração do gás natural

Leonel Matias (Maputo)
10 de agosto de 2017

Governo moçambicano e operadoras ENI e Anadarko assinaram contratos de concessão do Terminal Marítimo de Gás Natural Liquefeito nas Áreas 1 e 4 da Bacia do Rovuma, no norte do país.

Foto: ENI East

Os acordos assinados esta quinta-feira permitem que se comece a construir as infraestruturas para extrair o Gás Natural Liquefeito (GNL) na Bacia do Rovuma. Incluem ainda licenças especiais que beneficiam as multinacionais ENI e Anadarko.

O Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Hidrocarbonetos, Omar Mithá, avançou à DW África que a produção do GNL deverá começar em 2022, ao largo da costa moçambicana

Na Área 4, espera-se uma produção da ENI de "3,5 milhões de toneladas por ano apenas no barco flutuante, o offshore; o onshore será 10 milhões de toneladas por ano pela EXIOM, mas na Anadarko [Área 1] são 12 milhões de toneladas por ano", explicou.

A gestão das infraestruturas nas áreas 1 e 4 será feita de forma coordenada, segundo o representante da empresa petrolífera italiana ENI, Fabio Castiglioni: "Esta abordagem visa garantir a eficiência na gestão de custos e, ao mesmo tempo, promover sinergias nas operações", afirmou esta quinta-feira (10.08) durante a cerimónia de assinatura dos contratos.

Governo moçambicano e multinacionais prometem envolver comunidades locaisFoto: ENI East

Benefícios

Para a ministra moçambicana dos Recursos Minerais e Energia, Lectícia Klemens, os acordos assinados são um passo "importante" para o início da produção de gás natural liquefeito e para começar outros projetos que têm o gás como matéria-prima - incluindo a produção de fertilizantes e de eletricidade.

Os moçambicanos deverão beneficiar do gás natural: A ministra afirmou que o Governo se vai esforçar para garantir a "incorporação de um conteúdo local visível em todas as vertentes de desenvolvimento dos empreendimentos associados ao projecto de gás natural do Rovuma."

O vice-presidente da norte-americana Anadarko, John Grant, garantiu, por seu lado, que a empresa vai "trabalhar com o Governo de modo a maximizar as oportunidades que este projeto trará para a industrialização do norte de Moçambique."

Moçambique avança na exploração do gás natural

This browser does not support the audio element.

Reassentamento da população

Um dos problemas que têm sido levantados quando se implementam grandes projetos está relacionado com o reassentamento das populações.

O representante da ENI assegurou que a sua empresa tudo fará para que o projeto de reassentamento na área 4 aconteça "em estrita observância da lei, do plano aprovado e dos padrões internacionais aplicáveis, para esta seja igualmente uma oportunidade para a melhoria das condições sociais e económicas das famílias afetadas."

O processo de reassentamento deverá começar ainda este ano.

Saltar a secção Mais sobre este tema
Saltar a secção Manchete

Manchete

Saltar a secção Mais artigos e reportagens da DW