1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Maputo: Violência durante greve na açucareira de Xinavane

tms
23 de fevereiro de 2022

A greve dos trabalhadores da açucareira de Xinavane, em Maputo, foi marcada hoje por episódios de violência, segundo avança a imprensa moçambicana. Funcionários protestam desde janeiro por melhores condições.

Açucareira de Xinavane (Foto de arquivo / 2018)Foto: DW/Romeu da Silva

A paralisação dos trabalhadores da açucareira de Xinavane, na província de Maputo, ficou marcada por detenções e atos de vandalismo, esta quarta-feira (23.02), de acordo com a imprensa moçambicana.

Segundo o jornal O País, "houve confusão" e há relatos de que alguns grevistas foram detidos. A situação terá gerado revolta e, ainda de acordo com relatos, alguns trabalhadores depredaram dependências da açucareira, assim como residências de outros funcionários.

O País também avança que o posto policial de Xinavane foi alvo de ataque e esteve em chamas esta tarde. No incidente, um agente da polícia terá sido ferido.

Greve desde janeiro

A greve dos trabalhadores da açucareira da Xinavane arrasta-se desde o fim de janeiro. Os grevistas reivindicam aumentos salariais e melhores condições laborais, e protestam contra a contração de mão-de-obra estrangeira, segundo a imprensa moçambicana.

O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, deve comparecer, esta quinta-feira (24.02) na empresa alvo de protestos para dialogar com os trabalhadores e acompanhar de perto a situação.

Saltar a secção Mais sobre este tema
Saltar a secção Manchete

Manchete

Saltar a secção Mais artigos e reportagens da DW