1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Morreu o presidente do Parlamento Europeu

Lusa
11 de janeiro de 2022

David Sassoli morreu aos 65 anos. Foi um dos jornalistas mais reconhecidos em Itália. Em 2009, foi eleito eurodeputado e, dez anos depois, tornou-se presidente do Parlamento Europeu.

Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli
Foto: Julien Warnand/Pool/AP/picture alliance

O presidente do Parlamento Europeu encontrava-se hospitalizado desde 26 de dezembro, em Itália, por complicações graves devido a uma disfunção do sistema imunitário, que levou ao cancelamento de todas as suas atividades oficiais.

David Sassoli contraiu, em setembro de 2021, uma pneumonia que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, França, e, embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do Parlamento Europeu (PE), regressando no final do ano.

David-Maria Sassoli nasceu em Itália, a 30 de maio de 1956, e durante a década de 1970 licenciou-se em Ciência Política pela Universidade de Florença, cidade de onde era natural.

Sassoli durante a entrega do Prémio Sakharov a Ilham Tohti, ativista da minoria uigure chinesa, em 2019Foto: Reuters/V. Kessler

Enveredou pelo jornalismo em 1986, quando começou a trabalhar em jornais e agências noticiosas locais até chegar ao jornal nacional Il Giorno, em Roma. Em 1992, passou para a estação de televisão pública italiana, a Rai, e, mais tarde, juntou-se à TG1.

Pelo meio, integrou a associação italiana Articolo 21, liberi di..., fundada em 2001 e que reúne jornalistas, escritores e advogados para a defesa da liberdade de expressão.

Carreira política

Em 2009, David Sassoli deixou a carreira jornalística e filiou-se no Partido Democrático italiano, de centro-esquerda, fundado dois anos antes. Concorreu nesse ano às eleições ao Parlamento Europeu pelo círculo da Itália Central e foi eleito eurodeputado, assumindo também funções de líder da bancada parlamentar do Partido Democrático italiano entre 2009 e 2014.

Em 2014, chegou a vice-presidente da assembleia europeia.

Mais recentemente, nas eleições europeias de 2019, foi reeleito eurodeputado e acabou por ser o candidato dos socialistas para presidente do Parlamento. Conseguiu a liderança da instituição em 03 de julho de 2019, sucedendo no lugar ao também italiano Antonio Tajani.

Foi o sétimo italiano a presidir ao Parlamento Europeu, num mandato que deveria terminar em janeiro próximo.

Veja imagens da visita de Umaro Sissoco Embaló a Bruxelas

01:08

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema

Mais sobre este tema

Ver mais artigos