1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Motorista ruandês é condenado por participação no genocídio

AFP
17 de dezembro de 2021

Claude Muhayimana, de 60 anos, foi considerado culpado por cumplicidade no genocídio e em crimes contra a humanidade. Justiça francesa define pena após quatro semanas de julgamento, que envolveu cerca de 50 testemunhas.

Frankreich | Prozess Claude Muhayimana
Muhayimana é acusado de transportar milicianos hutusFoto: Thomas Coex/AFP/Getty Images

Um tribunal francês condenou esta quinta-feira (16.12) um antigo motorista de hotel a 14 anos de prisão por cumplicidade no genocídio do Ruanda em 1994. Ele teria transportado milicianos hutu que massacraram centenas de tutsis.

O cidadão franco-ruandês Claude Muhayimana, de 60 anos, foi considerado culpado por cumplicidade no genocídio e em crimes contra a humanidade. O veredicto no julgamento foi conhecido após quatro semanas de procedimentos que envolveram cerca de 50 testemunhas, algumas das quais vieram do Ruanda.

Muhayimana fugiu do RuandaFoto: MARION RUSZNIEWSKI/AFP/Getty Images

 Muhayimana, que os investigadores dizem também ter escondido tutsis em risco de morte e ajudado alguns a escapar, fugiu após o genocídio e ganhou nacionalidade francesa em 2010. Durante o julgamento, o promotor tinha pedido 15 anos de prisão, descrevendo Muhayimana como "um oportunista" e acusando-o de contribuir para o genocídio "ao conduzir e transportar os assassinos durante três meses".

Muhayimana, que na altura era casado com uma mulher tutsi, negou as acusações. Cerca de 800 mil pessoas morreram entre abril e julho de 1994, quando o regime extremista hutu tentou exterminar a minoria tutsi do Ruanda, causando um dos maiores massacres do século XX.  O julgamento de Muhayimana é o terceiro em França relacionado com o genocídio.

Nos anteriores, um capitão do exército foi condenado a 25 anos, e dois presidentes de câmara a prisão perpétua.

Sobrevivente do genocídio do Ruanda celebra prisão de Kabuga

01:17

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema