Clube inglês anunciou que despedimento do treinador José Mourinho tem efeito imediato. Sucessor do "special one" português só deverá ser conhecido mais tarde.
Publicidade
O Manchester United anunciou esta terça-feira (18.12) o afastamento do treinador José Mourinho, de 55 anos, depois de um início de época desastroso.
"O Manchester United anuncia que o treinador José Mourinho deixou o clube com efeito imediato", refere um curto comunicado na página online. "Gostaríamos de agradecer-lhe pelo tempo em que esteve no Manchester United e desejar-lhe sucesso no futuro".
O Manchester United teve o pior início de época em quase três décadas. O clube está em sexto lugar na tabela da Premier League, com 26 pontos em 17 jogos. Está a 19 pontos do líder da tabela, o Liverpool. O anúncio do afastamento de Mourinho segue-se à derrota por 3-1, no domingo (16.12), dos "red devils" frente aos rivais dos "reds", comandados pelo alemão Jürgen Klopp.
Mourinho estava no Manchester United desde 2016. Logo na primeira época venceu a Liga Europa e a Taça da Liga. Na época passada, conquistou a Taça de Inglaterra.
O Manchester United não divulgou o sucessor de Mourinho. Referiu apenas que "será nomeado um treinador provisório até ao final época enquanto o clube conduz um processo de recrutamento para um novo treinador a tempo inteiro."
Liga dos Campeões: os apurados para os oitavos de final
Confira as 16 equipas que seguem para a fase a eliminar da competição mais importante de clubes. Benfica eliminado e FC Porto fez história. Sorteio no dia 17 de dezembro.
Foto: picture-alliance/dpa/A. Gusev
Borussia de Dortmund
Lider invencível na Bundesliga e primeiro lugar no Grupo A na "Champions", o Borussia de Dortmund fez uma primeira metade de época irrepreensível. A única derrota dos alemães foi frente ao Atlético de Madrid, na fase de grupos. A equipa comandada por Lucien Favre irá jogar os oitavos de final com uma das seguintes equipas: A.F.C Ajax, Liverpool, Lyon, Manchester United, Roma ou Tottenham.
Foto: picture-alliance/AP Photo/M. Meissner
Atlético de Madrid
Os atuais campeões da Liga Europa estão de regresso aos oitavos da Liga dos Campeões. Antoine Griezmann (foto), é o melhor marcador da equipa da capital espanhola, com quatro golos marcados na fase de grupos. O Atlético de Madrid ficou em 2º lugar do Grupo A e terá pela frente uma das seguintes equipas: Bayern Munique, Juventus, Manchester City, PSG ou F.C.Porto
Foto: Reuters/J. Medina
Barcelona
Pelo 15º ano consecutivo, o Barcelona apura-se para os oitavos de final da "Champions". Os campeões espanhóis venceram o grupo B, com seis vitórias e dois empates. Messi leva já seis golos e procura rumar à final e conquistar a sexta Liga dos Campeões para o Barcelona, mas o caminho terá um destes obstáculos para chegar aos quartos: Ajax, Liverpool, Lyon, Manchester United, Roma ou Schalke 04.
Foto: picture-alliance/D. Klein
Tottenham
O Tottenham ficou com os mesmos oito pontos que o Inter de Milão. No entanto, os ingleses, no confronto direto, marcaram em casa do Inter na derrota por 2-1, e os italianos ficaram em branco na derrota em Londres. Vantagem para o Tottenham, que segue para os oitavos, onde jogará com um dos segutntes cabeças-de-série: Bayern Munique, Dortmund, Juventus, PSG, FC Porto ou Real Madrid.
Foto: Reuters/D. Klein
Paris Saint-Germain
Os campeões franceses venceram o "grupo da morte". Na entrada para a última jornada da fase de grupos, o PSG tinha 8 pontos, mas só dependia de si próprio para seguir em frente e vencer o grupo C, o que aconteceu com a vitória sobre o Estrela Vermelha. PSG segue para os oitavos e jogará com uma das seguintes equipas: Ajax, Atlético de Madrid, Manchester United, Roma, Schalke ou Tottenham.
Foto: Reuters/B. Tessier
Liverpool
Os vice-campeões europeus jogaram uma vaga para os oitavos de final até ao último suspiro. O Liverpool venceu o Nápoli e relegou os italianos para a Liga Europa, assegurando o segundo lugar do grupo C. Salah (foto) deu a passagem aos oitavos, onde os atuais líderes da Premier League jogarão com um dos seguintes clubes: Barcelona, Bayern Munique, Dortmund, Juventus, FC Porto ou Real Madrid.
Foto: picture-alliance/PA Wire/P. Byrne
F.C.Porto
Os campeões nacionais venceram o grupo D, com cinco vitórias e apenas um empate. Percurso irrepreensível dos dragões,que igualaram o próprio recorde de 16 pontos, conseguido em 1996/97. Com quase 70 milhões de euros já acumulados, os "dragões" seguem para os oitavos, onde irá calhar em sorte um dos seguintes clubes: Ajax, Atlético, Liverpool, Lyon, Manchester United, Roma ou Tottenham.
Foto: Reuters/M. Vidal
Schalke 04
Irregularidade é o adjetivo certo para caracterizar a primeira metade da época do Schalke. Os vice-campeões alemães ocupam o 13º lugar da Bundesliga, estão nos oitavos de final da Liga dos Campeões, com um 2º lugar no grupo D. No entanto, o Schalke terá uma missão hercúlea se quiser chegar aos quartos de final. Barcelona, Juventus, Manchester City, PSG ou Real Madrid. Venha o diabo e escolha.
Foto: Reuters/T. Schmuelgen
Bayern de Munique
Os hexacampeões alemães vivem tempos turbulentos na Bundesliga, mas, na Liga dos Campeões, o Bayern não amoleceu e conseguiu vencer o Grupo E. No campeonato, o Bayern está a nove pontos do líder (Dortmund), mas a "Champions" é um alvo há muito prioritário para os homens da Baviera. Nos oitavos, será um dos seguintes clubes: Atlético Madrid, Liverpool, Lyon, Manchester United, Roma ou Tottenham.
Foto: Reuters/T. Kluiters
A.F.C. Ajax
Foi uma das grandes surpresas da fase de grupos da Liga dos Campeões. O Ajax discutiu o primeiro lugar do Grupo E, com o poderoso Bayern de Munique, com jovens valores a "ressuscitarem" a grande escola de formação do Ajax. Quatro vezes vencedor da "Champions", o Ajax vai jogar os oitavos com uma das seguintes equipas: Barcelona, Dortmund, Juventus, Manchester City, PSG, FC Porto ou Real Madrid.
Foto: Reuters/P. van de Wouw
Manchester City
Pelo segundo ano consecutivo, os campeões ingleses venceram o respetivo grupo na Liga dos Campeões. Os homens comandados por Pep Guardiola somaram quatro vitórias, um empate e uma derrota, o suficiente para vencer o Grupo F. O investimento milionário nos último anos "obriga" o City a um titulo europeu. Nos oitavos, segue-se um dos seguintes adversários: Ajax, Atlético de Madrid, Roma ou Schalke
Foto: Reuters/A. Yates
Olympique de Lyon
Qualificação difícil para o Lyon. Os franceses discutiram a segunda e última vaga do grupo F com o Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca. Com muita neve em Kiev, os franceses conseguiram um empate (1-1) e asseguraram um lugar nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Agora, segue-se um dos seguintes tubarões: Barcelona, Bayern Munique, Dortmund, Juventus, FC Porto ou Real Madrid.
Foto: picture-alliance/dpa/U. Anspach
Real Madrid
Os tricampeões europeus em título seguem para os oitavos de final. Agora, sem Ronaldo, mas com o novo melhor jogador do mundo, Modrić, os "galáticos" cumpriram e venceram o grupo G. No entanto, não se livraram de sofrer a maior derrota em casa na "Champions", perante o CSKA, por 0-3. Nos oitavos, segue-se uma das seguintes equipas: Ajax, Liverpool, Lyon, Manchester United, Schalke ou Tottenham.
Foto: picture-alliance/AP Photo/A. Medichini
AS Roma
Depois do fantástico percurso europeu o ano passado, que terminou apenas nas meias-finais da Liga dos Campeões, o Roma cumpriu as expetativas e segue em frente para a fase a eliminar da competição. Os romanos ficaram em 2º lugar do Grupo G, atrás do Real Madrid. Nos oitavos, o adversário será uma das seguintes equipas: Barcelona, Bayern Munique, Dortmund, Manchester City, PSG ou FC Porto.
Foto: Reuters/M. Shemetov
Juventus
Os heptacampeões italianos foram os mais fortes e venceram o grupo H, deixando o Manchester United em 2º lugar. Com Cristiano Ronaldo, o céu é o limite, mas o alarme já soou em Turim duas vezes: derrota com o Manchester United e o modesto Young Boys. Os avisos estão dados e a fase a eliminar não se avizinha fácil: Ajax, Atlético Madrid, Liverpool, Lyon, Schalke ou Tottenham cairão em sorte.
Foto: imago/Insidefoto
Manchester United
Os tempos no Manchester United não têm sido fáceis. Em dezembro, o Manchester está já a 16 pontos do líder (Liverpool) da Premier League e eliminado da Taça da Liga. No entanto, os "red devils" conseguiram fintar a irregularidade nas competições nacionais e seguem em frente na Liga dos Campeões. Nos oitavos, o United jogará com: Barcelona, Bayern Munique, Dortmund, PSG, FC Porto ou Real Madrid.