Mundial 2022 | Grupo A: Catar 1-3 Senegal
Foi a primeira vitória para o continente africano no Mundial do Catar. O Senegal venceu a seleção anfitriã por 1-3, numa partida a contar para a segunda jornada do grupo A. Dia, Diedhiou e Dieng fizeram os golos do Senegal, e Muntari marcou o primeiro golo do Catar num Mundial de futebol.
Primeira parte 100% senegalesa
O Catar limitou-se a tentar defender e evitar um golo do Senegal o maior tempo possível. A resistência catari durou 41 minutos, quando Boulaye Dia abriu o marcador para a seleção senegalesa. O Catar não fez qualquer remate na primeira parte e o Senegal podia ter ido para o intervalo com uma vantagem mais confortável
Catar ainda acreditou
O Senegal entrou na segunda parte praticamente como terminou a primeira. Aos 48 minutos, Diedhiou, de cabeça, fez um golaço e dobrou o marcador para a seleção africana. O Catar decidiu arregaçar as mangas e ir à procura de alguma coisa no jogo.
Ao minuto 78, momento histórico. Muntari fez um grande golo e reduziu para o Catar. É o primeiro golo da seleção Catari na fase final de um Campeonato do Mundo de futebol FIFA. Mas depois de um momento de conto de fadas, a realidade voltou a cair em cima do Catar.
Aos 84 minutos, Dieng abafou qualquer esperança da seleção do Catar e fez o 1-3 para o Senegal.
Mundial 2022 | Fase de grupos: Brasil e Suíça fecham "embarque" para os "oitavos"
Gana e Camarões ficam pelo caminho nos grupo G e H.
Grupo G | 3ª jornada: Camarões 1-0 Brasil
Uma despedida pela porta grande! Vincent Aboubakar deu uma vitória épica camaronesa frente ao Brasil. O avançado camaronês fez o 1-0 aos 90+2 e não conteve a felicidade. A vitória sobre os pentacampeões do mundo deixa uma marca positiva, mas nao chega para os oitavos de final. Mas Camarões podia ter feito mais.
Grupo G | 3ª jornada: Sérvia 2-3 Suíça
De loucos! Shaqiri fez o 0-1 para a Suíça aos 20 minutos. Aos 26, Mitrovic fez o empate e aos 35 minutos, Vlahovic fez o 2-1 para a Sérvia. Ainda na primeira parte, Embolo voltou a colocar a Suiça na rota dos oitavos de final. Logo a abrir o segundo tempo, Freuler fez o 2-3 e garantiu o segundo lugar do grupo G.
Grupo H | 3ª jornada: Coreia do Sul 2-1 Portugal
Inacreditável! A Coreia do Sul vence a seleção portuguesa e por ter mais golos marcados que o Uruguai, segue para os oitavos de final. O herói foi Hwang Hee-Chang, que fez o golo aos 90+1 e deu um apuramento dramático!
Grupo H | 3ª jornada: Gana 0-2 Uruguai
Parece mentira, mas não é! Novamente, o Gana é eliminado pelo Uruguai e volta a falhar um penálti no momento decisivo. Andre Ayew podia ter feito o 1-0 aos 21 minutos, mas rematou sem força e retirou toda a esperança à seleção ganesa que estava a um ponto dos "oitavos". Mesmo assim, a vitória do Uruguai com dois golos de De Arrascaeta não chegam devido ao saldo de golos da Coreia do Sul.
Grupo E | 3ª jornada: Costa Rica 2-4 Alemanha
Pela segunda vez consecutiva, a Alemanha cai na fase de grupos do Mundial. A vitória por 2-4 é insuficiente para seguir em frente, devido ao saldo de golos com a Espanha. Aos 70 minutos, Alemanha e Espanham estavam eliminadas! A Alemanha vai certamente reformular e começar a preparar o EURO2024 que vai jogar em casa.
Grupo E | 3ª jornada: Japão 2-1 Espanha
O impensável voltou a acontecer. A Espanha foi para o intervalo a vencer por 1-0, com golo de Morata. Mas em três minutos, o Japão virou o jogo e qualificou-se para os oitavos de final. Doan e Tanaka fizeram os golos da seleção nipónica. No entanto, esta foto da asssitência de Mitoma para o 2-1, vai dar que falar...
Grupo F | 3ª jornada: Croácia 0-0 Bélgica
É para esconder, baixar a cara e ir para casa. A Bélgica, 3ª classificada do Mundial 2018, cai na fase de grupos e teve o apuramento nos pés de Lukaku várias vezes. A ineficácia não esconde os problemas no balneário belga. O treinador, Robert Martínez, já bateu com a porta.
Grupo F | 3ª jornada: Canadá 1-2 Marrocos
A seleção marroquina precisava de um ponto para os oitavos de final e resolveu o apuramento em 20 minutos. Zyiech e En Nesyri fizeram os golos de Marrocos. O Canadá ainda assustou com um autogolo de Aguerd, mas o primeiro lugar do grupo F não fugiu a Marrocos que 36 anos depois, volta a jogar os oitavos de final do Mundial.
Grupo C | 3ª jornada: Polónia 0-2 Argentina
Messi falhou um penálti, mas a Argentina segue para os oitavos de final do Mundial 2022. Mac Allister e Alvaréz fizeram os golos da vitória argentina, que vence o Grupo C.
Grupo D | 3ª jornada: Tunísia 1-0 França
Uma vitória histórica e épica, mas insuficiente para a Tunísia se apurar para os oitavos de final. Khazri, nascido em França, fez o golo da vitória tunísina frente ao país que o viu nascer. A França poupou alguns titulares, porque já estava apurada.
Grupo D | 3ª jornada: Austrália 1-0 Dinamarca
Surpresa australiana frente a uma das grandes desilusões do Mundial 2022. Mathew Leckie fez o golo da vitória e qualificou a Austrália pela segunda vez para os oitavos de final do Mundial. A Dinamarca termina no último lugar do grupo D com apenas um ponto em três jogos.
Grupo A | 3ª jornada: Equador 1-2 Senegal
Foi uma autêntica final pelo sonho de jogar os oitavos de final do Mundial do Catar. O Senegal esteve sempre por cima e marcou primeiro. Aos minuto 43, penálti para o Senegal e Sarr não vacilou. No segundo tempo, Caicedo empatou para o Equador ao minuto 67. Mas dois minutos depois, Koulibaly (foto) fez o golo da vitória e qualificação do Senegal. 20 anos depois, vai jogar os "oitavos" do Mundial.
Grupo A | 3ª jornada: Países Baixos 2-0 Catar
Vitória tranquila frente ao anfitrião e primeiro lugar do grupo A. Gakpo (foto) e de Jong fizeram os golos da seleção neerlandesa. O Catar termina a sua primeira participação no Mundial de futebol sem qualquer ponto somado, apenas um golo marcado e sete sofridos.
Grupo H | 2ª jornada: Portugal 2-0 Uruguai
Portugal junta-se a França e Brasil no lote de seleções apuradas para os oitavos de final do Mundial 2022. Dois golos de Bruno Fernandes ditaram a vitória portuguesa, frente a uma seleção do Uruguai que teve oportunidades para marcar, mas que encontrou um muro chamado Diogo Costa.
Brasil 1-0 Suíça
Foi à "lei da bomba" que o Brasil carimbou um bilhete para os oitavos de final do Mundial 2022. Depois de uma exibição irrepreensível de Sommer e de toda a defesa suíça, ais 83 minutos, Casemiro puxou do gatilho e fez um golaço que resolveu o jogo e o apuramento.
Grupo H | 2ª jornada: Coreia do Sul 2-3 Gana
Mais um jogo impróprio para cardíacos e com a vitória a sorrir à seleção do Gana. Kudus foi o homem do jogo. Salisu abriu o marcador aos 24 minutos e dez minutos depois, Kudus dobrou para 0-2. No segundo tempo, Cho Gue-Sung bisou em três minutos e empatou a partida para a Coreia do Sul. Mas aos 68 minutos, Kudus voltou a aparecer e fez o 2.3 final. O Gana precisa de um ponto para os "oitavos."
Grupo G | 2ª jornada: Camarões 3-3 Sérvia
É candidato ao melhor jogo do Mundial e ao melhor golo também. A seleção camaronesa marcou primeiro por Castelletto. Mas em dois minutos, a Sérvia virou o jogo, com golos de Pavlovic e Milinkovic-Savic. Logo a abrir o segundo tempo, Mitrovic aumentou para 1-3. Aboubakar entrou aos 55 minutos e salvou o ponto para os Camarões. Reduziu 2-3 com este "chapelaço" e assistiu Choupo-Moting para o 3-3.
Grupo E | 2ª jornada: Espanha 1-1 Alemanha
Foi um grande jogo de futebol, mas a Alemanha podia ter "roubado" os três pontos na última jogada da partida. No primeiro tempo, Rudiger teve um golo anulado pelo VAR. Os golos surgiram apenas na segunda parte. Morata marcou para a Espanha aos 62 minutos. O empate da Alemanha chegou apenas aos 83 minutos, por Fullkrug (foto), avançado do Werder Bremen. Tudo por decidir na última jornada.
Grupo F | 2ª jornada: Croácia 4-1 Canadá
De um campo de refugiados para a história do futebol. Davies é o primeiro jogador a marcar pelo Canadá num Mundial de futebol, mas não foi suficiente. A Croácia fez valer maior qualidade e experiencia e venceu por 4-1 com golos de Kramaric (2), Livaja e Majer. O Canadá está eliminado do Mundial 2022.
Grupo F | 2ª jornada: Bélgica 0-2 Marrocos
Grande vitória da seleção marroquina, totalmente superior à Bélgica, terceira classificada do Mundial 2018. Os golos surgiram apenas na segunda metade da 2ª parte. Saiss fez o 1-0 aos 73 minutos e já em cima do apito final, aos 90+2, Abdoukhal fechou o marcador em 2-0. Não fosse Courtois, a Bélgica poderia ter sido goleada.
Grupo E | 2ª jornada: Japão 0-1 Costa Rica
Depois de surpreenderam a Alemanha, foi a vez do Japão ser surpreendido pela Costa Rica. No único remate que fez em dois jogos, a seleção costa-riquenha venceu por 1-0, com golo de Fuller. Tudo por decidir na última jornada.
Grupo C | 2ª jornada: Argentina 2-0 México
Lionel Messi voltou a carregar o sonho argentino. Aos 64 minutos, num lance individual, quebrou a muralha defensiva do México e igualou o número de golos de Maradona em Mundiais (8). Messi assistiu ainda para um grande golo de Enzo Fernandez, que fechou o resultado em 2-0.
Grupo D | 2ª jornada: França 2-1 Dinamarca
A campeã do mundo é a primeira seleção apurada para os oitavos de final. Num momento importante, apareceu Kylian Mbappé. O avançado francês fez os dois golos dos campeões do mundo e garantiu a presença nos oitavos de final. Christensen marcou para a Dinarmaca, que precisa de vencer a Austrália na última jornada para seguir em frente.
Grupo C | 2ª jornada: Polónia 2-0 Arábia Saudita
Depois da vitória épica frente à Argentina, os holofotes estavam todos na Arábia Saudita. Mas não houve nova surpresa. A Polónia precisava de ganhar e fê-lo. Zielisnki fez o 1-0 aos 39 minutos. Aos 45+1, Al Dawsri, o "herói" frente à Argentina, falhou uma grande penalidade. No segundo tempo, Robert Lewandowski (foto) "matou" o jogo (2-0) e marcou o seu primeiro golo num Mundial.
Grupo D | 2ª jornada: Tunísia 0-1 Austrália
Um "golpe" que pode ser fatal no sonho tunísino. Mitchell Duke (foto) fez o único golo da partida e coloca a Austrália a um ponto de se qualificar para os oitavos de final do Mundial 2022.
Grupo B | 2ª jornada: Inglaterra 0-0 EUA
Empate a nulo num duelo entre o "football" e o "soccer". Inglaterra teve mais oportunidades de marcar, mas não foi capaz de ultrapassar uma defesa norte-americana que se mostra capaz de chegar à próxima fase do Mundial do Catar.
Grupo A | 2ª jornada: Países Baixos 1-1 Equador
Um bom jogo de futebol, mas o Equador pode queixar-se de si próprio por não ter ganho os três pontos e fechado a qualificação. Gakpo marcou logo aos seis minutos para os Países Baixos. Estupinan teve um golo anulado pelo VAR em cima do intervalo. Mas o empate chegou mesmo aos 49 minutos. Enner Valencia (foto) fez o 1-1 e marcou o terceiro golo no Mundial.
Grupo A | 2ª jornada: Catar 1-3 Senegal
Desta vez, o Senegal não pecou na finalização. Foi uma vitória "3D", com Dia, Diedhiou e Dienga fazerem os golos dos campeões africanos. Muntari fez o primeiro golo de sempre do Catar num Mundial de futebol.
Grupo B | 2ª jornada: País de Gales 0-2 Irão
Uma grande vitória da seleção comandada por Carlos Queiroz. Os golos surgiram aos 90+8 e aos 90+11. O País de Gales teve um jogador expulso (Hennessey) e ressentiu na parte final. Chesmi e Razaeian (foto) fizeram os golos da vitória iraniana.
Grupo G | 1ª jornada: Brasil 2-0 Sérvia
Jogo de sentido único. A defensiva sérvia resistiu até aos 62 minutos. Vinicius Junior rematou, Vanja defendeu para a frente e Richarlison empurrou para o 1-0. Ao minuto 73, o momento do jogo. Vinicius cruzou da esquerda, Richarlison dominou com um toque, levantou a bola e de bicicleta, fez um golaço!
Grupo H | 1ª jornada: Portugal 3-2 Gana
Depois de uma primeira parte com pouca chama, o segundo tempo foi de loucos. Ronaldo (foto) abriu o marcador aos 65 minutos, de grande penalidade. Ao minuto 73, o Gana empatou por internédio de André Ayew. Mas cinco minutos depois, João Félix voltou a colocar Portugal em vantagem. Passados uns segundos, Leão, no primeiro toque na bola, fez o 3-1. O Gana ainda reduziu aps 89 minutos, por Bukari.
Grupo H | 1ª jornada: Uruguai 0-0 Coreia do Sul
A seleção sul-coreana comandada pelo português, Paulo Bento, esteve muito perto de vencer o Uruguai. Faltou mesmo eficácia à seleção que tem como principal referência Son, jogador do Tottenham (Premier League). O Uruguai ainda atirou uma bola ao poste da baliza sul-coreana, mas parece distante da qualidade individual que tem.
Grupo G | 1ª jornada: Suíça 1-0 Camarões
Uma história quase irrisória. Breel Embolo, nasceu nos Camarões, optou pela nacionalidade Suíça e fez o golo da vitória frente ao país que o viu nascer. A seleção camaronesa falhou várias oportunidades de golo e compromete o sonho de se apurar para os oitavos de final.
Grupo F | 1ª jornada: Bélgica 1-0 Canadá
O momento do jogo. Aos 11 minutos, Davies teve oportunidade de marcar o primeiro golo de sempre da seleção do Canadá na fase final de um Mundial de futebol. Mas Courtois defendeu o penálti do jogador do Bayern Munique. No entanto, o a seleção canadiana pode-se queixar do árbitro da Zâmbia, Janny Sikazwe. Não marcou dois penáltis. Batshuayi fez o golo da vitória belga.
Grupo E | 1ª jornada: Espanha 7-0 Costa Rica
A maior vitória da seleção espanhola num Mundial de futebol. Dani Olmo, Ferrán Torres (2), Gavi, Soler e Morata fizeram os golos daquele que parecia um jogo treino para a seleção espanhola.
Grupo E | 1ª jornada: Alemanha 1-2 Japão
O resultado é apenas certo quando o árbitro apita para o fim do jogo. A Alemanha jogou sozinha durante 75 minutos e marcou apenas um golo (Gundogan). Num espaço de oito minutos, o Japão acordou e ganhou o jogo! Doan e Asano viraram o resultado e chocaram os alemães e o resto do mundo.
Grupo F | 1ª jornada: Marrocos 0-0 Croácia
Os vice-campeões do mundo passaram por muitas dificuldades frente a uma seleção marroquina com muito talento. Marrocos pode queixar-se de si próprio por não ter marcado um golo. Por outro lado, pode agradecer ao seu guarda-redes, Bono, por ter ganho um ponto.
Grupo D | 1ª jornada: França 4-1 Austrália
O jogo começou com um "susto" da Austrália. Aos nove minutos, Goodwin marcou para a Austrália e colocou a seleção campeã do mundo em sentido. Mas França não deu espaço para surpresas. Ainda no primeiro tempo, Rabiot e Giroud (foto), viraram o resultado. No segundo tempo, Mbappé e Giroud (bis) fizeram os golos da vitória francesa, no arranque da defesa do título.
Grupo C | 1ª jornada: México 0-0 Polónia
Nulo entre duas equipas equilibradas, mas o momento do jogo foi aos 58 minutos. Robert Lewandowski, o melhor avançado do mundo, da marca de grande penalidade, não conseguiu bater a estrela mexicana, Guillermo Ochoa.
Grupo D | 1ª jornada: Dinamarca 0-0 Tunísia
O primeiro jogo sem golos do Mundial 2022. Nulo muito por culpa da ineficácia da seleção tunísina que desperdiçou duas grandes oportunidades de golo. Dinamarca longe da qualidade que encantou a Europa em 2021 quando chegou às meias-finais do EURO.
Grupo C | 1ª jornada: Argentina 1-2 Arábia Saudita
Um salto para a imortalidade. A Arábia Saudita venceu a Argentina por 1-2 e deixou o mundo de boca aberta. A seleção albiceleste até marcou primeiro, com golo de Lionel Messi, o argentino com mais golos em Mundiais (7). Mas na segunda parte, o "tango" mudou. Em cinco minutos, a Arábia Saudita virou o jogo. Al Shehri empatou e num golaço, Al Dawsari (foto) fez o 1-2 final.
Grupo B | 1ª jornada: EUA 1-1 País de Gales
A seleção norte-americana foi mais forte, mas os galeses conseguiram "sacar" um ponto. Weah, filho do único africano a ganhar a Bola de Ouro, marcou para os EUA. No segundo tempo, Gareth Bale (foto) fez o empate de grande penalidade.
Grupo A | 1ª jornada: Senegal 0-2 Países Baixos
Resultado enganador, devido à ineficácia da seleção senegalesa. Gakpo e Klaassen fizeramos os golos do Países Baixos, já na reta final do jogo.
Grupo B | 1ª jornada: Inglaterra 6-2 Irão
O "chá das seis" foi servido em chávena fria ao Irão. Goleada sem piedade da seleção dos "Três Leões". O jogo foi de sentido (praticamente) único. Num espaço de dez minutos, Bellingham, Saka e Sterling deram vantagem de 3-0 ao intervalo. No segundo tempo, Saka (bisou), Rashford e Grealish duplicaram o resultado. Mehdi Taremi fez os golos do Irão.
Grupo A | 1 ª jornada: Catar 0-2 Equador
Vitória categórica da seleção sul-americana, perante um Catar rico em dinheiro, mas pobre em futebol. A seleção anfitriã do Mundial não fez qualquer remate à baliza do Equador. Enner Valencia fez os dois golos da seleção equatoriana.