1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
FutebolCatar

Mundial 2022: Tunísia vence França, mas é eliminada

António Deus
30 de novembro de 2022

A seleção tunisina venceu a campeã do Mundo por 1-0, mas fica no 3º lugar do grupo D. A Austrália venceu a Dinamarca (1-0) e segue com a França para os oitavos de final do Mundial 2022.

Khazri fez o 1-0 para a seleção da TunísiaFoto: Clive Mason/Getty Images

Uma vitória histórica, mas insuficiente para chegar pela primeira vez aos oitavos de final. Um conto de fadas tunisino que terminou com a vitória da Austrália sobre a Dinamarca (1-0). Fica para a história a vitória da Tunísia sobre a França, campeã do Mundo, por 1-0, com Khazri a entrar para a história do futebol nacional e africano.

Tunísia 1-0 França

A seleção francesa entrou em campo sabendo que estava apurada para os oitavos de final e que apenas uma goleada a tiraria do primeiro lugar do grupo D. Didier Deschamps, selecionador francês, "rodou" a equipa e fez descansar alguns jogadores como Mbappé, Upamecano ou Griezmann.

A Tunísia só jogava com um resultado para ainda sonhar com um apuramento: ganhar. E assim jogou a seleção tunisina, que atacou mais, correu mais. Em resumo, quis mais ganhar que a França, e o golo acabou por surgir na segunda parte.

Ao minuto 58, Wabi Khazri, num lance de inspiração individual, serpenteou pela defesa francesa, a coxear de uma perna, e, de pé esquerdo, fez o golo da Tunísia.

Austrália venceu a Dinamarca por 1-0Foto: Francisco Seco/AP/picture alliance

Austrália 1-0 Dinamarca

Desilusão. No último ano, a Dinamarca deixou água na boca aos adeptos do futebol europeu e mundial. Foi até às meias-finais do Euro 2021, venceu o Grupo 1 da Liga A da Liga das Nações, derrotando seleções como a França e a Croácia. Neste Mundial, somou duas derrotas e um empate frente à Tunísia. Marcou apenas um golo e sai sem brio do Catar.

Surpresa. Era a seleção "outsider" deste grupo, mas os "Cangurus" meteram dois adversários no bolso e pulam para os oitavos de final, pela segunda vez na história do futebol australiano.

Matthew Leckie foi o homem do jogo. Ao minuto 60, médio da Austrália fez um belo golo e deu a vitória à seleção australiana que volta a jogar os oitavos de final de um Mundial, que não acontecia desde 2006.

Saltar a secção Mais sobre este tema