1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Níger: Ataque a tiro mata turistas franceses

Lusa
9 de agosto de 2020

Entre as vítimas estão seis turistas franceses e dois cidadãos nigerinos. O ataque ocorreu, este domingo (09.08), na região de Kouré, no sudoeste do Níger, e ainda não foi reinvindicado.

Niger 2017 | Barkhane-Mission, französischer Soldat
Foto ilustrativaFoto: Getty Images/AFP/L. Marin

Pelo menos oito pessoas, seis turistas franceses e dois cidadãos nigerinos, foram assassinadas hoje a tiro por um grupo de desconhecidos na região de Kouré, no sudoeste do Níger, anunciaram hoje fontes de segurança. 

"São oito mortos: dois nigerinos, um guia turístico e um motorista, os outros seis são franceses. Estamos a gerir a situação, vamos dar mais informações depois", disse o governador de Tillabéri, Tidjani Ibrahim Katiella, à agência France-Presse.

Os atacantes, que se deslocavam em motas, abriram fogo contra os turistas franceses, o que causou também a morte do guia turístico e do motorista, e queimaram ainda o veículo em que viajavam os cidadãos franceses.

"A maior parte das vítimas foi abatida a tiro e uma mulher, que conseguiu escapar, foi apanhada e degolada. No local, foi encontrada um carregador [de armas de fogo] sem cartuchos. Não sabemos a identidade dos atacantes, mas vieram de mota pelo mato e esperaram a chegada dos turistas. O veículo alugado pelos turistas pertence à organização não-governamental Acted", disse à AFP fonte próxima dos serviços ambientais.

Embora nenhum grupo tenha reivindicado a responsabilidade pelo ataque, o mesmo apresenta muitas semelhanças com atos perpetrados pelos grupos 'jihadistas' em toda a região do Sahel contra cidadãos ocidentais.

Saltar a secção Mais sobre este tema