1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Naufrágio no Lago Vitória: Número de mortos sobe para 209

DPA | AFP | Reuters | cvt
22 de setembro de 2018

Ministro dos Transportes da Tanzânia informou, este sábado (22.09), que o número de mortos no naufrágio da embarcação de passageiros subiu para 209. Mais uma pessoa foi resgatada com vida. Operações de resgate continuam.

Tansania Unglück
Operação de resgate continua na embarcação submersaFoto: DW/S. Khamis

Mais corpos foram recuperados durante as operações de resgate em andamento, disse o ministro dos Transportes da Tanzânia, Isack Kamwelwe.

Uma pessoa foi encontrada viva dentro da embarcação submersa, dois dias depois do acidente, informou ainda o ministro.

Alphonce Charahani, um engenheiro de balsas, está em estado crítico.

Charahani teria sido encontrado em uma bolha de ar no interior da embarcação, segundo informações do jornal "The Citizen".

O número de sobreviventes é estimado em cerca de 100 pessoas.

O "MV Nyerere" virou na tarde da passada quinta-feira (20.09), a poucos metros do cais - perto da ilha de Ukara, no distrito de Ukerewe, na zona sul do Lago Vitória - segundo a Temesa, a empresa que mantém as balsas da Tanzânia.

"A embarcação virou muito rápido e nos cobriu", disse o sobrevivente Charles Ngarima à agência Reuters. "Tive a sorte de poder nadar debaixo de água," contou Ngarima.

Corpos são resgatados da embarcação "MV Nyerere"Foto: DW/S. Khamis

Sobelotação

Investigações iniciais mostram que a sobrecarga pode ter causado o acidente, informou o secretário-chefe dos Serviços de Informação, John Kijazi.

Estimativas mostraram que a embarcação transportava mais de 300 pessoas, mas o número exato de passageiros permanece desconhecido.

"Juntamente com o número de corpos que foram recuperados, podemos deduzir que a embarcação estava a transportar mais pessoas do que a sua capacidade, que era de 101 passageiros," disse Kijazi.

O Governo da Tanzânia oferecerá cerca de 220 dólares em compensação às famílias de cada vítima, disse a porta-voz do Governo Jenista Mhagama à emissora local.

O Presidente da Tanzânia, John Magufuli, anunciou três dias de luto e pediu a prisão dos responsáveis.

O turístico Lago Vitória, rodeado por Uganda, Tanzânia e Quênia, é palco de múltiplos acidentes e a cada ano centenas de pescadores morrem em naufrágios provocados pelas fortes tempestades, segundo veículos de imprensa.

Neste lago, a Tanzânia viveu um dos piores naufrágios do século XX, em maio de 1996, quando o "MV Bukoba" afundou, deixando um balanço de pelo menos 615 mortos.

Saltar a secção Mais sobre este tema